Meu bisavô, que morava em uma remota região costeira, contou que quando era pequeno, ouviu uma forte explosão, à noite, vinda do mar. Uma semana depois, seu pai, que era pescador, disse que uma nova ilha havia aparecido no meio do nada. Muitos anos depois, quando meu avô começou a pescar sozinho, ele foi até a ilha. Totalmente deserta, exceto por pequenos tufos de grama espalhados. Não tinha árvores em animais. Minha mãe, quando tinha uns 10 anos, também fez uma visita na tal ilha. Era maior do que seu avô tinha contado e, diferente do pai, ela encontrou pequenas árvores e caranguejos. Pelo visto, tinha se tornado uma tradição familiar, já que também fui explorá-la, quando passei uns dias na casa da minha avó. A ilha era grande, com árvores e pássaros. Até vi uma tartaruga por perto. Infelizmente me mudei para muito longe quando casei e quando minhã mãe morreu, a casa foi vendida. Realmente achava que meus filhos não conseguiriam continuar nossa tradição, mas para minha felicidade, acabei de receber um e-mail do meu filho, que está concluindo doutorado em oceanografia e foi estudar nossa ilha. E que grandes mudanças nas fotos. Uma vasta flora, vários tipos de crustáceos. O local virou um berçário para as tartarugas e até focas são vistas na região. E outras ilhotas estão aparecendo. Inda desabitadas. Mas sei que isso vai mudar e em poucas gerações. Emerge Tá na Mesa!

Emerge é um jogo criado por Adam DeYoung em 2023. De dois a quatro jogadores, com duração média de 60 minutos, em Emerge os jogadores criam ilhas e as habitam com vários tipos de animais.
- Mentira. Ilhas não surgem do nada. Elas estão onde sempre estiveram.
Falou o Jacques Cousteau da Fenda do Biquíni. Especialista em ilhas, orientado por Patrick Étoile de Mer em pessoa. Emerge tem duração de oito rodadas, cada uma dividida em três fases: Barco, Modificações e Descobertas. Na primeira, o barco de pesquisa se movimenta pelo tabuleiro, abrindo novos Tiles de Pesquisa e liberando novos dados. Na segunda os jogadores escolhem Tiles de Modificação e lançam seus dados. E por fim, usam os dados para realizar suas ações.

Cada valor do Dado está ligada a um tipo de ação de descoberta: Árvores, Caranguejos, Tartarugas, Focas, Tectônico e Aves. Então para criar uma nova ilha, precisa gastar dois dados 5. Para colocar uma Foca, três dados 4. Porém isso pode (Nota do Sr. Slovic: E será) alterado cm os
Tiles de Modificação, que cobrem um dos tipos de ação, acrescentando um número para a nova ação. Exemplo, cobrindo a Ação de Árvores com uma de Caranguejo, todos os dados com valores 1 e 3 podem ser usados para colocar caranguejos nas ilhas do jogador. Além disso cada tipo de Tile de Modificação tem uma habilidade de manipulação dos dados, que pode ser usado uma vez por rodada.
- Parece complicado e a arte parece boba. Não curti.
Lógico que vai ser complicado para você, cágado sem acento. Você tem dificuldade com Jogo da Velha, imagina com esse. As regras são bem simples e estão descritas no tabuleiro do jogador (Nota da Sra. Slovic: Não tem como errar). O jogador precisa criar ilhas, aumentar seu tamanho, colocar árvores, caranguejo, tartaruga, foca e, se possível, um pássaro, usando de seis (Nota do Sr. Slovic: No começo do jogo) até dez dados (Nota da Sra. Slovic: No fim da partida).
No início do jogo são sorteados quatro Objetivos gerais, que todos podem cumprir, mas quem fizer mais rápido consegue maior pontuação. Cada ilha pode chegar a ter tamanho Grande (Nota do Sr. Slovic: Ou seja, ser formada por três tiles de ilha), até quatro árvores, um de cada animal, sendo que eles tem uma ordem para serem colocados: caranguejo – tartaruga – foca (Nota da Sra. Slovic: As aves podem ser colocadas a qualquer momento e sempre que chegam em uma ilha, fazem crescer uma árvore). No fim do jogo, cada ilha pontua multiplicando seu tamanho pela quantidade de miniaturas que tem nela. Uma ilha que tiver todos os tipos de tiles (Nota do Sr. Slovic: Menos a ave), ganha 3 PV.

Durante a partida os jogadores conseguem pegar Tiles de Pesquisa, que podem ser usado uma única vez, alterando naquele momento alguma regra, como colocar uma Tartaruga usando apenas 2 dados, ou fazendo a ilha crescer quando uma Foca é colocada nela. No fim da partida, cada Tile não usado dá 1 PV. No fim das oito rodadas, soma-se a pontuação das ilhas, dos objetivos e dos tiles. Quem tiver maios pontos, vence.

No geral, Emerge é um ótimo jogo. Bem jogo da badalação dos hypes de 2023 e do mainstream geral, conhecê-lo foi uma grata surpresa. Grande chance de ficar no Top 5 de melhores jogos que conhecemos nesse ano. A arte é simpática, os componentes são de qualidade (Nota do Sr. Slovic: Principalmente as miniaturas), a regra é fácil de explicar e rápido. O jogo é tudo de bom (Nota da Sra. Slovic: Mas com certeza não vai agradar a todos, principalmente pela simplicidade das regras. Fazer o que? Tem gente que acha que jogo simples é jogo ruim). Já imaginou construir uma ilha do nada? É sua chance!
E é isso, Shishô!