Sim, talvez você já tenha visto esse texto antes. Como ele é bom e, principalmente, é nosso, resolvemos dar uma requentada para apresentar esse jogo muito bom aqui. Fantasma Blitz Tá na Mesa!
Fantasma Blitz é um jogo criado em 2010 por Jacques Zeimet. De dois a oito jogadores, com duração média de vinte minutos, em Fantasma Blitz os jogadores devem ser o mais rápido a reconhecer certos padrões.
- Tem cara de jogo educacional. Não gostei.
Faz muito bem de não gostar de jogos educacionais. Eles realmente são chatos e repetitivos, como você Mas é não por isso que não se deve usar jogos na educação. Mas isso é um papo para outro dia (Nota da Sra. Slovic: Para saber mais, procure nosso outro canal. Instituto Jedai). Fantasma Blitz é um jogo não educacional muito divertido.
Cinco objetos, cinco cores. Nada muito difícil de memorizar, certo? Mas quando pressão e tempo entram na equação (Nota do Sr. Slovic: Não estamos falando de nenhuma fórmula de termodinâmica) as coisas ficam um tanto mais complicadas. Esse é a essência de Fantasma Blitz.
- Ei, realmente já li esse texto. Vocês não tem vergonha de copiar na cara dura?

Bom, quem tem que ter vergonha na cara é você, rascunho do mapa do inferno. Não é plágio (Nota da Sra. Slovic: Que, no caso, seria auto plágio), é um remake.
Os cinco objetos em questão são miniaturas de Cadeira, Rato, Livro, Garrafa e Fantasma (Nota da Sr. Slovic: É um dos motivos do nome do jogo), cada um pintado de Vermelho, Cinza, Verde, Azul e Branco, respectivamente.
O objetivo do jogo consiste em olhar uma carta, reconhecer os padrões desenhados nela, determinar se algo está correto e se algo está faltando, seja objeto ou cor, e pegá-lo (ou simplesmente dizer qual é) antes dos demais jogadores. Vamos a dois exemplos: A carta temos rato azul, poltrona verde, garrafa cinza. O que está faltando? Pode ser Fantasma ou Livro e a resposta é a primeira, porque a cor azul, que está relacionada ao Livro, está na carta. Na segunda carta temos fantasma branco, poltrona cinza, garrafa vermelha e livro azul. Quem disse Rato, pois não está na carta, errou, pois o cinza está. Nesse exemplo temos uma figura com a cor correta, o Fantasma Branco, que é a resposta.
No geral, Fantasma Blitz é um jogo descontraído que, apesar de ter todo o jeito de um jogo infantil e bobo, ajuda no reconhecimento de padrões e na tomada rápida de decisão, seja com crianças ou adultos. Ele é um belo exemplo que jogos também podem ser usados em sala de aula sem estar relacionados diretamente a nenhum conteúdo programático, mas, mesmo assim, ajudar a desenvolver uma competência importante sem os jogadores perceberem. Há várias versões e com certeza você vai achar uma que combina com seu perfil.
E é isso, Shishô!