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E Jogamos Battlelore

BattleLore
  • avatar
    MuCiLoN06/08/24 09:38
    avatar
    MuCiLoN
    06/08/24 09:38
    499 mensagens MD

    Ontem jogamos BattleLore, que é um jogo clássico de 2006 feito pela editora Days of Wonder, a mesma de títulos como Ticket to Ride.

    Jogamos também com a expansão BattleLore: Call to Arms, que permite que você configure de forma mais personalizada suas unidades, bem como a posição, e que ainda chame os especialistas para dar um toque ainda mais específico no teu exército.

    https://storage.googleapis.com/ludopedia-imagens-jogo/16cc7_110661_m.jpg

    Sobre o que é BattleLore?

    Trata-se de um jogo que se passa na Guerrra dos Cem Anos, que "foi uma série de conflitos travados entre os reinos da Inglaterra e da França durante o final da Idade Média."

    BattleLore foi o quarto jogo a utilizar o sistema Commands & Colors, que basicamente "é um sistema de jogo histórico único que permite os jogadores efetivamente interpretar batalhas estilizadas neste período histórico."

    Antes de Battlelore tivemos Battle Cry, Memoir ‘44 e talvez o mais famoso e consolidado jogo desse sistema, o Commands & Colors: Ancients.

    Richard Borg é o nome do designer que criou essa estrutura que hoje possuí inúmeros jogos e em diferentes editoras, principalmente a GMT.

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/1410b_m3j7px.jpg
    fonte: Wikipedia


    Conceito do jogo

    BattleLore utiliza a expressão "aventura" para definir uma "sessão de jogo". Seriam 3 tipos de aventuras:

    a) aventuras medievais, de natureza histórica

    b) "lore adventures" (algo como aventuras de fantasia), que são baseadas em  fantasia

    c) aventuras épicas, que permite aos jogadores conduzir aventuras em larga escala utilizando um segundo tabuleiro


    Objetivo do cenário

    Jogamos o cenário 1 do manual que se chama Agincourt. Trata-se de um aventura medieval  baseada na batalha decisiva ocorrida na Guerra dos Cem Anos e que resultou em uma das maiores vitórias inglesas durante a guerra contra um exército francês numericamente superior,  marcando um período sombrio para os franceses.

    É um cenário difícil para os ingleses, que dispõem basicamente de muitos arqueiros e alguma infantaria, enquanto os franceses possuem mais unidades, mais infantaria e até mesmo unidades montadas.

    Optamos para essa aventura utilizar a expansão Call To Arms e também transformar essa aventura medieval em uma lore adventure, para que pudéssemos formar o conselho de guerra e utilizar as cartas de lore.

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/7d678_m3j7px.jpg
    fonte: wikipedia

    Sentimentos durante a aventura

    No início nos perguntamos se tínhamos adotado a melhor opção ao jogar battlelore com tudo o que ele tinha a oferecer e mais um pouco (Call to Arms).

    Havia muito aprender em torno de características de terreno, unidades, regras de combate, recuo, lore, etc.

    Entretanto, aos poucos as regras foram se consolidando.

    A França, como o cenário propunha, tinha no conselho de guerra um mestre comandante de nível 1, o que lhe dava apenas 4 cartas de comando por turno. Em compensação havia  um mestre mago nível 3 que em determinado momento utilizou uma Healing Pool para restaurar a saúde de uma de suas unidades, assim como a criação de uma tropa ilusória na linha de frente. Os franceses ainda contavam com uma criatura, o Gigante da Colina, e anões, naturalmente valentes (ou seja, reagem a ataques e resistem à recuos). 

    Por outro lado os ingleses possuíam um mestre comandante nível 3 que lhe dava uma Fortaleza que, entre outras coisas, mantinha as unidades  próximas à ela valentes. Também os britânicos utilizaram arcos longos e paliçadas para tentar dificultar o avanço francês.

    Em geral os franceses fizeram melhor uso das cartas de lore durante a partida e o lado deles parecia mais divertido, com anões, um comandante mago nível 3 e um gigante da colina. Os ingleses eram todos humanos sem mercenários e criaturas de fantasia ao seu lado.

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/d22b6_m3j7px.jpg


    Considerações finais

    A aventura terminou 4x3 para os ingleses, assim como "na vida real". Senti que os franceses tiveram mais dificuldade em distribuir suas ordens de comando, talvez um pouco mais emocionados com a Lore a seu favor. 

    BattleLore correspondeu plenamente às minhas expectativas de um jogo com tempo acessível, "dudes on a map", com temática histórica e com uma fantasia mais clássica e familiar. A configuração das unidades, dos especialistas e do conselho de guerra, respeitando premissas mínimas do cenário como no caso de Agincourt, podem permitir uma longa rejogabilidade.

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/23a89_m3j7px.jpg

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    21
  • DrGrayrock
    2251 mensagens MD
    avatar
    DrGrayrock08/08/24 10:13
    DrGrayrock » 08/08/24 10:13

    Pra mim ele só perde pro Memoir no sistema "commands & colours" do Borg... Gosto muito dos cenários de fantasia com os monstrinhos e magias... JOGARAÇO!

    2
  • MuCiLoN
    499 mensagens MD
    avatar
    MuCiLoN08/08/24 10:27
    MuCiLoN » 08/08/24 10:27

    DrGrayrock::Pra mim ele só perde pro Memoir no sistema "commands & colours" do Borg... Gosto muito dos cenários de fantasia com os monstrinhos e magias... JOGARAÇO!


    Pois é, o que em parte me fez tomar coragem para adquirir foram os teus relatos juntamente com os de Groo e Romir.
    Um aspecto bom é que o sistema do modo como é feito (com as bandeiras) permite a utilização de proxies (utilizando outras miniaturas com as bandeiras existentes), inclusive já providenciei alguns reforços para os anões e goblins.

    1
  • DrGrayrock
    2251 mensagens MD
    avatar
    DrGrayrock08/08/24 11:08
    DrGrayrock » 08/08/24 11:08

    MuCiLoN::
    DrGrayrock::Pra mim ele só perde pro Memoir no sistema "commands & colours" do Borg... Gosto muito dos cenários de fantasia com os monstrinhos e magias... JOGARAÇO!


    Pois é, o que em parte me fez tomar coragem para adquirir foram os teus relatos juntamente com os de Groo e Romir.
    Um aspecto bom é que o sistema do modo como é feito (com as bandeiras) permite a utilização de proxies (utilizando outras miniaturas com as bandeiras existentes), inclusive já providenciei alguns reforços para os anões e goblins.

    Opa... Se eu tô na prateleira do Groo e do Romir eu já tô honrado... HAHaHhahAHhahA...
    Pegue os reforços sim, quando eu tive o Battlelore eu cheguei a ter MUUUUUITA coisa, tem uns reforços bem legais... Os goblins de tambor e montados são IRADOS...

    Abraços!

    1
  • jmapu
    49 mensagens MD
    avatar
    jmapu09/08/24 08:21
    jmapu » 09/08/24 08:21

    Recomendo o Battles of Westeros que é basicamente Battlelore no mundo de A Song of Ice and Fire (Game of Thrones)

    1
  • Clauber
    476 mensagens MD
    avatar
    Clauber09/08/24 13:58
    Clauber » 09/08/24 13:58

    Peguei o meu, também com essa expansão (e mais algumas) já fazem alguns anos, a ideia era começar a jogar após "zerar" o Memoir com meu filho, justamente por ser ligeiramente mais complexo...

    Acontece que zeramos o Memoir, mas ele cansou do sistema e não teve vontade de jogar Battlelore até hoje... 

    Continua aqui esperando pra ir pra mesa... meu "receio" é que daqui a pouco meu filho vai ter idade/maturidade pra jogar Tide of Iron e o Battlelore vai continuar encostado sem nem mesmo uma partida. 

    Abraço!

    1
  • MuCiLoN
    499 mensagens MD
    avatar
    MuCiLoN09/08/24 14:22
    MuCiLoN » 09/08/24 14:22

    jmapu::Recomendo o Battles of Westeros que é basicamente Battlelore no mundo de A Song of Ice and Fire (Game of Thrones)

    Li um pouco sobre ele,  mecanicamente ele está mais próximo do battlelore segunda edição,  adotando alguns mecanismos que a ffg adora (pv's por objetivos específicos) assim como alguns conceitos mais básicos de jogos de guerra (ataques em flanco, redução de unidades etc)!

    1
  • MuCiLoN
    499 mensagens MD
    avatar
    MuCiLoN09/08/24 14:31
    MuCiLoN » 09/08/24 14:31

    Clauber::Peguei o meu, também com essa expansão (e mais algumas) já fazem alguns anos, a ideia era começar a jogar após "zerar" o Memoir com meu filho, justamente por ser ligeiramente mais complexo...

    Acontece que zeramos o Memoir, mas ele cansou do sistema e não teve vontade de jogar Battlelore até hoje... 

    Continua aqui esperando pra ir pra mesa... meu "receio" é que daqui a pouco meu filho vai ter idade/maturidade pra jogar Tide of Iron e o Battlelore vai continuar encostado sem nem mesmo uma partida. 

    Abraço!

    Isso é verdade,  existem jogadores que cansam do sistema C&C (commands & colors) e parte da comunidade se pergunta se são necessários tantos jogos utilizando ele.  
    Acho que a primeira edição de BattleLore ela fisga mais o fã de fantasia mais clássica,  com algum toque medieval, e alguns conceitos de rpg. 
    Ontem mesmo jogando Scythe (que é um jogo que amo) fiquei pensando no BattleLore e como seria legal poder usar algumas cartas de Lore contra meus rivais naquele tabuleiro lindo e cheio de miniaturas. 
    Sobre o Memoir, eu joguei uma vez fazem muitos anos,  mas não me fisgou.  Acho que o tema militar contemporâneo em jogos táticos não me atrai muito,  embora goste dele em escalas mais táticas e estratégicas.

    1
  • jmapu
    49 mensagens MD
    avatar
    jmapu10/08/24 10:55
    jmapu » 10/08/24 10:55

    Eu acredito que o melhor jogo que utiliza o sistema C&C é o Command & Colors: Napoleonics. É uma excelente introdução a wargames mais complexos e você precisa usar as mesma táticas da época para derrotar o adversário (por exemplo forçar a infantaria a defender em quadrados ameaçando uma carga de cavalaria e depois trazer a artilharia para dizimar o quadrado) 

    0
  • MuCiLoN
    499 mensagens MD
    avatar
    MuCiLoN12/08/24 08:16
    MuCiLoN » 12/08/24 08:16

    jmapu::Eu acredito que o melhor jogo que utiliza o sistema C&C é o Command & Colors: Napoleonics. É uma excelente introdução a wargames mais complexos e você precisa usar as mesma táticas da época para derrotar o adversário (por exemplo forçar a infantaria a defender em quadrados ameaçando uma carga de cavalaria e depois trazer a artilharia para dizimar o quadrado) 

    Parece que é isso mesmo. Cada versão foi introduzindo um ou alguns conceitos que foram sendo mantidos pelos posteriores.

    Dentro dessa linha "divergente" do C&C, o BattleLore acho que conseguiu contribuir com a introdução da lore, que foi adotava com outro nome no Samurai Battles bem como  Commands & Colors: Samurai Battles.

    Uma divagação:

    O sucessor espiritual,  Battles of Westeros, que não é um jogo do sistema mas mercadologicamente a FFG o denominou como um "jogo battlelore", ele adotou o mesmo princípio de "redução de unidades" observável e muito elogiado em  Commands & Colors: Napoleonics - ou seja, uma unidade com menos tropas ela possui uma força diferente de uma unidade "completa" - e ambos foram lançados no mesmo ano, em 2010.

    Então não sei quem copiou quem (embora, ressalte-se, oficialmente Battles of Westeros não é um jogo C&C).

    Essa regra também foi adotada no BattleLore (Second Edition), ou seja, uma unidade com apenas 1 tropa ela acerta apenas com o símbolo duplo de espada, e não com o símbolo simples de espada.

    Eu vejo que em ambos os jogos esse é um avanço interessante (a redução de unidades), pois é característico de parete dos jogos de guerra que utilizam contadores.

    Por exemplo em  Paths of Glory a diferença entre unidades full e reduzidas não é apenas quantitativa, mas qualitativa, ou seja, as características mudam - e não apenas seu poder de combate, como é o caso do C&C e do battle os westeros.





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