Nesse último fim de semana, de quinta à domingo, rolou a Gen Con 2024, um dos maiores eventos de jogos analógicos do mundo.
E eu estava muito empolgado com esse evento, pois ele marcou o pré-lançamento do O Bom do Videogame pela Arcane Wonders, que disponibilizou algumas centenas de unidades para a ocasião.

"O Bom do Videogame saiu em destaque nas prateleira da Arcane Wonders."
E o bacana é que essa empolgação não foi exclusivamente minha, como autor publicando seu primeiro título internacional (o Patrick já é macaco velho nisso), mas também foi compartilhada por algumas personalidades americanas.
O Alex do BoardGameCo, que tem quase 60 mil inscritos, colocou o jogo em sua lista dos 20 que mais estava empolgado para ver no evento.

"Além da arte, e além de estar no The Dice Tower Essentials, o jogo parece ter elementos interessantes..."
Outros dois que também ficaram muito empolgados foram o Carl e o Jason do Ezeekat. O Carl revelou que era uma dessas crianças que vivia o estilo de vida dos videogames , e pelo visto o Jason não fica muito atrás em seu relato:

"Esse parece ser muito divertido, porque amamos video games, e boardgames, então achamos que vamos gostar de algo que cruze esses dois mundos."
Agora, o vídeo mais inusitado foi o do Game Stack, que inaugurou o canal e só tinha 1 inscrito quando o vídeo foi ao ar. Esse sim ficou tão empolgado que nos colocou no topo de sua lista.

"O tema parece ser tão tão forte, por tudo que vi e li, e esse é o Video Game Champion."
Já o Clay, do Beer City Board Games, não apenas marcou o "Video Game Champion" na sua lista de jogos mais antecipados, como efetivamente encarou a fila para compra-lo, já garantindo a jogatina.

"Estou muito interessado em ver como é a jogabilidade, enquanto você tenta equilibrar entre ganhar dinheiro para alugar e comprar os cartuchos, versus o tempo para efetivamente jogar esses games."
- Perae, você disse fila?
Pois é.
As filas na Gen Com estavam imensas.
Nosso amigo Robert Coelho, que também estava lá com o Comic Hunters, conseguiu registrar o tamanho colossal de uma dessas filas em uma postagem nos eu Instagram (que misteriosamente, não consegui linkar aqui.)

O Bom do Videogame e World Wonders estavam bem ali pra dar aquela conferida enquanto seguia em direção à fila de compras.
E o resultado não podia ser outro... vendeu tudo rapidinho.

Após 90 minutos de fila frenética, isso era só o que restava do O Bom do Videogame à venda.
Maneiro, né?
Fico muito feliz em ver como o jogo está sendo bem recebido lá fora, e confesso que já imaginava que seria assim, pois o americano também viveu essa época do videogame intensamente, até mesmo um pouco antes da gente, graças à grande popularidade que o Nintendinho tinha nos anos 80.

Repara só como tem criança grande nessa mesa.
E essa recepção já tendo um reflexo no Board Game Geek, com algumas notas pipocando por lá.

Parece que, no geral, o americano está curtindo o jogo tanto quanto os brasileiros.
Enquanto isso aqui no Brasil, pra coroar o sucesso dos jogos nacionais no exterior está rolando até uma invejinha aqui na Ludopedia, com os melhores jogos do ranking, que saíram lá fora, recebendo notas baixas por um perfil criado nos últimos dias.

Parece que o usuário era falso mesmo, e já até foi excluído.
Enfim, um final de semana bem movimentado para O Bom do Videogame.
Agora é aguardar a Essen, onde O Bom do Videogame terá seu pré lançamento em outras línguas, e também o lançamento oficial da Arcane Wonders, que pelo visto, será quente... ou gelado, porque deve ser quase no Natal.
Será que os americanos vão resgatar a nostalgia de zerar um punhado um cartuchos após abrir seu presente debaixo da árvore?
Só Papai Noel sabe.
Essas fotos incríveis da Gen Con foram cortesia do Leo Ramos, Eurico Cunha e Robert Geistlinger.
Tamo junto. 