Eu tenho os dois, gosto de ambos, porém, considero Marco Polo muito mais jogo que Euphoria. Disparado! 
Euphoria é muito divertido, simples, bonito e tematicamente é muito interessante e original, inclusive na forma como o tema se relaciona com a mecânica, embora, para aqueles que não dão importância, você pode jogá-lo de forma bem abstrata, o que não recomendo.
Contundo, Marco Polo oferece muito mais possibilidades, tem mecânicas mais elaboradas, a rejogabilidade é absurda, inúmeras estratégias possíveis, os dados são melhor explorados, seus resultados são mais importantes na partida e o jogo também oferece mais formas de maniupular seus resultados. Além disso, cada personagem joga tão diferente um do outro, que não tem como uma partida ser igual à outra. 
Resumindo, Marco Polo é mais complexo, difícil e comporta até 4 jogadores, e o considero uma experiência mais completa de jogo, enquanto que Euphoria é bem original no tema, bonito, relativamente simples, aceita até 6 jogadores e vai te oferecer uma experiência mais rápida, com menos rejogabilidade e mais objetiva de jogo. No final, tudo depende do que você espera e do perfil do seu grupo. Como vi que seu jogo favortio é Alquimistas (um dos meus favoritos também!), acredito que Marco Polo seja uma decisão mais acertada nesse caso, além de jogar relativamente bem até de dois, embora, como em todo worker placement, quanto mais gente, mais apertado e melhor. 
No final, ambos são bons jogos e, seja qual for a sua escolha, acredito que você será feliz.