Eu tive esta mesma dúvida que você a algumas semanas atrás e acabei resolvendo-a de outra forma: o Marco Polo estava disponível numa loja aqui perto, enquanto o Euphoria eu teria que comprar fora e pagar frete, então optei pelo primeiro.
Maaas, se ambos estivessem disponíveis aqui eu teria optado pelo Euphoria, pelos seguintes motivos:
1. O Euphoria é "mais leve". Se você já jogou ambos, deve ter percebido que a mecânica no Euphoria é mais simples, já o Marco Polo requer bem mais estratégia e conhecimento da mecânica para que o jogo "ande". Isso também torna os turnos mais rápidos no Euphoria, especialmente com jogadores menos habituados aos euros. Para alguns, a variedade de opções e diversidade e complexidade de mecânicas é exatamente o ponto forte do Marco Polo, e eu também penso um pouco assim, mas prefiro um jogo "mais família".
2. O Euphoria cabe 6 jogadores. É muito bom ter jogos que cabem mais que 4 jogadores, especialmente quando não são muitos assim e por vezes alguém teria que "sobrar" sem um desses.
3. O tema. Eu simplesmente ADOREI o tema do Euphoria. O do Marco Polo acho um pouco mais "batido", mas está bem mais presente no jogo, de fato. No entanto eu realmente adorei o tema do Euphoria e me encanto cada vez mais a cada Recruta novo que vejo.
4. Os dados. Na minha opinião, TODO dice placement deveria ter dados bem trabalhados, afinal, eles são a "peça principal" para o jogador. Os do Euphoria são lindos (os demais componentes também, mas isso é algo onde "empata" com o Marco Polo), já os do Marco Polo são apenas dados comuns coloridos...
5. A "vontade de rejogar". Não sei como explicar isso, mas o Euphoria me atraiu realmente: sempre que tenho a possibilidade, tento jogá-lo (apesar do meu amigo que o possui não gostar de repetir jogos). Já o Marco Polo é bem "cansativo" e nunca tenho vontade de jogar uma segunda partida depois de terminar a primeira.
Como também tenho o Robinson Crusoé (vi que você também) e ele só cabe 4 jogadores, além de ser bem "pesado", preferia ter um mais simples, mas como também gostei muito do Marco Polo (e ele estava mais acessível e sem frete), acabei comprando-o, mas ainda pretendo adquirir o Euphoria, assim que puder.
Bom, sei que já escrevi o bastante, mas gostaria de deixar também algumas considerações onde acredito que o Marco Polo seja superior ao Euphoria, já que, talvez, sejam pontos mais relevantes para você que os que são para mim os que motivam a preferir o Euphoria:
1. A rejogabilidade a longo prazo. Nenhuma partida de Marco Polo é igual à outra, seja porque cada personagem exige uma técnica diferente, seja pelas cidades "mudarem" (as cartas das cidades grandes e efeitos de cidades pequenas). No Euphoria tudo o que muda são os Recrutas e as construções, mas no fundo o jogo é o mesmo.
2. No Marco Polo não dá pra simplesmente dizer que há uma "forma melhor" de jogar. Já venci o jogo tanto realizando pouquíssimas viagens, mas focando em realizar mais contratos, como também focando em posicionar todos os meus postos, viajando o máximo possível, mas sendo o jogador que menos realizou contratos. Como no Euphoria a única forma de vencer é aumentando sua influência nos locais (a.k.a. colocando as "estrelinhas"), cada jogador só tem que definir onde vai fazer isso, ou seja, em que lugar ele vai pegar os artefatos e onde vai pôr as estrelinhas. Por isso que para quem não se atrair pelo tema do jogo o Euphoria pode ficar sem graça.
Espero que tenha paciência para ler isso tudo (e, obviamente, que isto tenha lhe sido útil). Se puder, também deixe suas considerações ao tomar sua decisão. 