kleber::rafapaz::kleber::O jogo preferído da minha família. Não é meu preferido mas não gosto de negar quando eles me pedem por porque eles jogam os meus preferidos como Hansa Teutonica, Dominant Species ou El Grande quando eu peço.
Testei variantes que tentam deixar o jogo mais estratégico, ou "jogável", ou mais sério, etc. Mas acabo voltando pras regras oficiais.
Já tive todas as expansões: comerciantes, navegantes, cavaleiros e exploradores. Também mini expansões como ajudantes e freeenemies.
Vendi tudo e preferimos continuar com o base porque tem a preparação mais rápidas e duração boa para um jogo como Catan. Com 4 jogadores a maioria é 1 hora e com 3 jogadores a maioria dura 45 min.
Temos o nosso jeito de se divertir. No comércio trocamos 3:1 4:1 e até 5:1 quando o cara não abre mão de um recurso. Porra louquice mesmo.
Sobre a variante 2:1 no lugar do 4:1 nunca tentei e me interessei agora. Mas tive outra ideia agora: 3:1 com o banco, 2:1 com o banco tendo um porto genérico e 1:1 tendo um porto de recurso específico. Prometo tentar essas duas e falar aqui o que achamos.
Também acho que vou usar depois os 2 Pontos do Marinheiro pra ver se fica bom com essas variantes.
Trocar 4:1 por 2:1 transforma Catan num jogo de pura otimização de recursos e bloqueios do mapa. O efeito dos portos são inúteis, assim o centro do mapa fica bem disputado.
Mas se usar os 2 Pontos do Marinheiro (faz com uma cartolina) aí os portos poderiam servir para os jogadores terem mais algo pra disputarem.
O jogo acaba com 11 pontos.
Mas, como disse, vou tentar todas essas variantes do comércio. OBRIGADO.
Testei as variantes que mudam a troca de cartas com o banco.
Então jogamos assim:
2:1 sem porto.
1:1 com um porto genérico,
uma vez por turno,
por porto. Não pode trocar por uma carta igual a que você entregar ao banco.
Por exemplo: o jogador tem 2 portos genéricos, então ele pode trocar até 2 recursos quaisquer por outros 2 quaisquer, usando os dois portos, no mesmo turno.
1:2 com um porto especial,
uma vez por turno,
por porto. Não pode trocar por uma carta igual a que você entregar ao banco.
Por exemplo: o jogador tem o porto especial de madeira e o de trigo, então ele pode trocar uma vez por turno 1 madeira por 2 outros recursos diferentes de madeira e 1 trigo por 2 outros recursos diferentes de trigo.
Lembre-se: um porto genérico só pode ser usado duas vezes por turno e um porto especial só pode ser usado uma vez por turno.
Jogamos com a Carta de 2 Pontos de Porto
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Um jogador vence com 11 pontos. Num jogo com 3 jogadores, se quiser uma partida mais longa, você pode exigir 12 pontos de vitória.