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Rejogabilidade

Arkham Horror: The Card Game (Revised Edition)
  • SenhorEscavadeira
    150 mensagens MD
    avatar
    SenhorEscavadeira23/07/24 01:49
    SenhorEscavadeira » 23/07/24 01:49

    iuribuscacio::acho o AHCG caro demais para um jogo de cartas. 

    Esse comentário está certo, o preço do jogo pelos componentes não é adequado. É o motivo pelo qual não recomendo muito, apesar de ser um dos meus jogos favoritos 

    1
  • Fillip
    57 mensagens MD
    avatar
    Fillip23/07/24 07:49
    Fillip » 23/07/24 07:49

    Dica fora do tema: quando for jogar, coloca uma trilha sonora de filmes de terror pra tocar. Fica bem mais legal a partida. 

    0
  • iuribuscacio
    3120 mensagens MD
    avatar
    iuribuscacio23/07/24 10:16
    iuribuscacio » 23/07/24 10:16

    SenhorEscavadeira::
    HPGAMER::Pessoal, eu vi num comentário que vem 3 cenarios no jogo base e cada cenário pode ter 3 resoluçoes diferentes, nesse caso, poderia haver até 9 partidas diferentes apenas com o conteudo da caixa base?

    Jogo é excelente. Melhor narrativa em boardgames de longe pra mim. Montagem de baralhos me lembra de montar baralhos de Magic quando criança. 

    ISSO DITO
    Caixa base é um demo e só isso. Não compre se não possível comprar campanhas extras. Cada ciclo multiplica a jogabilidade consideravelmente (combinações de cenários e investigadores explode de forma combinatória). 

    Eu joguei a campanha Dunwitch umas 8 vezes (cada vez com 4 a 8 cenários), mas só fiz isso pq tenho muitos investigadores e joguei com grupos diferentes, que torna a experiência bem variada. Se tiver somente a caixa base não existe rejogabilidade. Se pegar um ciclo (investigador e campanha), já melhora muito. Depois de alguns ciclos dá pra jogar por literalmente décadas.

    Minha dica: se você pode eventualmente comprar outras caixas compra só o base e testa. Se gostar começa pegar outros ciclos, senão vende.

    Caro SenhorEscavadeira

    Talvez eu não seja a pessoa mais indicada para falar sobre o AHCG, porque não escondo de ninguém o fato de que eu não gostei do jogo, o que obviamente não impede que eu reconheça os seus pontos positivos. Justamente porque eu fiquei impressionado com o preço, resolvi pesquisar a respeito dele, até por uma questão de aumentar meu conhecimento sobre o board game enquanto fenômeno, e não apenas conhecer o jogos da minha preferência. Além disso, é forçoso reconhecer que o AHCG não é para mim, mas para muita gente e um dos melhores jogos que já jogaram, como comprova o seu comentário.

    Agora vendo o seu ponto de vista, como alguém que realmente gosta do jogo, uma coisa me chamou a atenção.

    Da forma como você citou a dependência de material extra, além do jogo base, eu fiquei com a clara impressão de que o AHCG foi um jogo criado com a premissa de lançar um jogo base limitado, para obrigar os fãs a comprarem expansões, porque só assim o jogo fica realmente bom. Se essa impressão estiver correta, e eu peço inclusive me corrija ou me confirme se eu entendi direito, eu vejo que o AHCG é ainda menos indicado, pelo menos para mim. Particularmente, eu acho que se um jogo precisa das expansões para corrigir alguma coisa (o que não prece ser o caso do AHCG), ou para fazer com que ele fique realmente bom (o que parece ser o caso do AHCG), isso é um indicativo de que o jogo já não era tão bom assim em primeiro lugar.  

    O que eu não entendo, é que em todas as discussões a respeito do AHCG, principalmente por conta do quanto ele custava, o feedback dos entusiastas era de que o jogo base já era um jogão por si só, e que valia cada centavo do seu alto preço. E essa não parece ser a sua opinião. Assim sendo, eu peço que você me tire essa dúvida, que eu fiquei. Na sua opinião, o AHCG é um jogo excelente que melhora com as expansões, ou ele nao é essa coca-cola toda, só o jogo base, mas se torna excelente com as expansões?

    Um forte abraço e boas jogatinas!

    Iuri Buscácio
     

    1
  • HPGAMER
    266 mensagens MD
    avatar
    HPGAMER23/07/24 10:29
    HPGAMER » 23/07/24 10:29

    iuribuscacio::
    SenhorEscavadeira::
    HPGAMER::Pessoal, eu vi num comentário que vem 3 cenarios no jogo base e cada cenário pode ter 3 resoluçoes diferentes, nesse caso, poderia haver até 9 partidas diferentes apenas com o conteudo da caixa base?

    Jogo é excelente. Melhor narrativa em boardgames de longe pra mim. Montagem de baralhos me lembra de montar baralhos de Magic quando criança. 

    ISSO DITO
    Caixa base é um demo e só isso. Não compre se não possível comprar campanhas extras. Cada ciclo multiplica a jogabilidade consideravelmente (combinações de cenários e investigadores explode de forma combinatória). 

    Eu joguei a campanha Dunwitch umas 8 vezes (cada vez com 4 a 8 cenários), mas só fiz isso pq tenho muitos investigadores e joguei com grupos diferentes, que torna a experiência bem variada. Se tiver somente a caixa base não existe rejogabilidade. Se pegar um ciclo (investigador e campanha), já melhora muito. Depois de alguns ciclos dá pra jogar por literalmente décadas.

    Minha dica: se você pode eventualmente comprar outras caixas compra só o base e testa. Se gostar começa pegar outros ciclos, senão vende.

    Caro SenhorEscavadeira

    Talvez eu não seja a pessoa mais indicada para falar sobre o AHCG, porque não escondo de ninguém o fato de que eu não gostei do jogo, o que obviamente não impede que eu reconheça os seus pontos positivos. Isso justamente porque eu fiquei impressionado com o preço, e até por uma questão de aumentar meu conhecimento sobre o board game enquanto fenômeno, e não apenas conhecer o jogos da minha preferência. Além disso, é forçoso reconhecer que o AHCG não é para mim, mas para muita gente e um dos melhores jogos que já jogaram, como comprova o seu comentário.

    Agora vendo o seu ponto de vista, como alguém que realmente gosta do jogo, uma coisa me chamou a atenção.

    Da forma como você citou a dependência de material extra, além do jogo base, eu fiquei com a clara impressão de que o AHCG foi um jogo criado com a premissa de lançar um jogo base limitado, para obrigar os fãs a comprarem expansões, porque só assim o jogo fica realmente bom. Se essa impressão estiver correta, e eu peço inclusive me corrija ou me confirme se eu entendi direito, eu vejo que o AHCG é ainda menos indicado, pelo menos para mim. Particularmente, eu acho que se um jogo precisa das expansões para corrigir alguma coisa (o que não prece ser o caso do AHCG), ou para fazer com que ele fique realmente bom (o que parece ser o caso do AHCG), isso é um indicativo de que o jogo já não era tão bom assim em primeiro lugar.  

    O que eu não entendo, é que em todas as discussões a respeito do AHCG, principalmente por conta do quanto ele custava, o feedback dos entusiastas era de que o jogo base já era um jogão por si só, e que valia cada centavo do seu alto preço. E essa não parece ser a sua opinião. Assim sendo, eu peço que você me tire essa dúvida, que eu fiquei. Na sua opinião, o AHCG é um jogo excelente que melhora com as expansões, ou ele nao é essa coca-cola toda, só o jogo base, mas se torna excelente com as expansões?

    Um forte abraço e boas jogatinas!

    Iuri Buscácio
     

    Agora você me plantou essa duvida tambem!

    1
  • SenhorEscavadeira
    150 mensagens MD
    avatar
    SenhorEscavadeira23/07/24 13:57
    SenhorEscavadeira » 23/07/24 13:57

    iuribuscacio::Da forma como você citou a dependência de material extra, além do jogo base, eu fiquei com a clara impressão de que o AHCG foi um jogo criado com a premissa de lançar um jogo base limitado, para obrigar os fãs a comprarem expansões, porque só assim o jogo fica realmente bom.

    Correto. Se eles fossem uma empresa super consumer friendly ele lançariam o base já junto com o primeiro ciclo, que é o ponto que considero que é um jogo "completo", e não uma demo.
    iuribuscacio:: Particularmente, eu acho que se um jogo precisa das expansões para corrigir alguma coisa (o que não prece ser o caso do AHCG), ou para fazer com que ele fique realmente bom (o que parece ser o caso do AHCG), isso é um indicativo de que o jogo já não era tão bom assim em primeiro lugar.  

    Eu tenho a mesma opinião sobre expansões que "corrigem" jogos, mas ArkhamLCG é muito diferente dos outros. 
    A melhor analogia que consigo é com Lego. Se você compra um Lego se faz aquele modelo da caixa, talvez alguma coisinha que outra da sua cabeça, mas fica super limitado. Se compra 3 caixas de Lego a "soma da diversão" das 3 juntas é maior que a de cada uma separada somada, pois agora coisas bem legais que tu imaginares vão ser possíveis. Não é que as outras duas caixas do Lego concertaram uma caixa ruim, mas sim que elas te permitem explorar muito mais coisa.
    Arkham LCG é muito similar, cada vez que tem um ciclo tu tens cartas novas de investigador tu podes usar elas com todos outros que tu já ten e em todas campanhas que tu já tens. Desta forma não considero que a expansão corrige, ela simplesmente aumenta (absurdamente) o leque de possibilidades de um jogo cuja maior graça é justamente explorar essas possibilidades 
    iuribuscacio::o feedback dos entusiastas era de que o jogo base já era um jogão por si só, e que valia cada centavo do seu alto preço. 

    O jogo base sozinho é uma porcaria na minha opinião. Eu comprei quase tudo dele, inclusive importando algumas coisas que não vieram, e PRA MIM vale, pois eu adoro o jogo e esse dinheiro não me fez falta, mas tenho muito cuidado antes de recomendar.

    Um forte abraço e boas jogatinas! :)

    3
  • SenhorEscavadeira
    150 mensagens MD
    avatar
    SenhorEscavadeira23/07/24 14:16
    SenhorEscavadeira » 23/07/24 14:16

    Só complementando: ArkhamLCG é o que chamam de "life style game". Ou seja jogos que a graça vem se você investe muito tempo e (infelizmente) dinheiro. Não é jogo pra você comprar uma caixa e jogar uma vez por ano. Ele lembra Magic e Warhammer nesse sentido, com a vantagem de ser muito menos predatório (ainda que o preço benefício considerando componentes é muito ruim).

    Se isso espanta você de jogar eu entendo perfeitamente. Se eu não tivesse uma saudosismo enorme de Magic de minha infância eu não teria iniciado nele. 

    Ele é o jogo que eu mais joguei de longe, se contar o tempo que fiquei montando baralho não tem nem graça. Eu assino canais do youtube que falam quase exclusivamente dele (análises detalhadas de deck, cartas, estratégias de baralhos...). É interessante que tipicamente gosto mais de euro pesadão, mas ele é meu jogo favorito pra desestressar depois de um dia de trabalho pesado. 


    Voltando ao tópico inicial. Sim ele tem muita muita muita rejogabilidade, mas com essas restrições, precisa de um investimento razoável de tempo e dinheiro pra ele brilhar. 

    2
  • iuribuscacio
    3120 mensagens MD
    avatar
    iuribuscacio23/07/24 14:47
    iuribuscacio » 23/07/24 14:47

    SenhorEscavadeira::
    iuribuscacio::Da forma como você citou a dependência de material extra, além do jogo base, eu fiquei com a clara impressão de que o AHCG foi um jogo criado com a premissa de lançar um jogo base limitado, para obrigar os fãs a comprarem expansões, porque só assim o jogo fica realmente bom.

    Correto. Se eles fossem uma empresa super consumer friendly ele lançariam o base já junto com o primeiro ciclo, que é o ponto que considero que é um jogo "completo", e não uma demo.


    iuribuscacio:: Particularmente, eu acho que se um jogo precisa das expansões para corrigir alguma coisa (o que não prece ser o caso do AHCG), ou para fazer com que ele fique realmente bom (o que parece ser o caso do AHCG), isso é um indicativo de que o jogo já não era tão bom assim em primeiro lugar.  

    Eu tenho a mesma opinião sobre expansões que "corrigem" jogos, mas ArkhamLCG é muito diferente dos outros. 
    A melhor analogia que consigo é com Lego. Se você compra um Lego se faz aquele modelo da caixa, talvez alguma coisinha que outra da sua cabeça, mas fica super limitado. Se compra 3 caixas de Lego a "soma da diversão" das 3 juntas é maior que a de cada uma separada somada, pois agora coisas bem legais que tu imaginares vão ser possíveis. Não é que as outras duas caixas do Lego concertaram uma caixa ruim, mas sim que elas te permitem explorar muito mais coisa.
    Arkham LCG é muito similar, cada vez que tem um ciclo tu tens cartas novas de investigador tu podes usar elas com todos outros que tu já ten e em todas campanhas que tu já tens. Desta forma não considero que a expansão corrige, ela simplesmente aumenta (absurdamente) o leque de possibilidades de um jogo cuja maior graça é justamente explorar essas possibilidades 


    iuribuscacio::o feedback dos entusiastas era de que o jogo base já era um jogão por si só, e que valia cada centavo do seu alto preço. 

    O jogo base sozinho é uma porcaria na minha opinião. Eu comprei quase tudo dele, inclusive importando algumas coisas que não vieram, e PRA MIM vale, pois eu adoro o jogo e esse dinheiro não me fez falta, mas tenho muito cuidado antes de recomendar.

    Um forte abraço e boas jogatinas! :)

    SenhorEscavadeira:: Só complementando: ArkhamLCG é o que chamam de "life style game". Ou seja jogos que a graça vem se você investe muito tempo e (infelizmente) dinheiro. Não é jogo pra você comprar uma caixa e jogar uma vez por ano. Ele lembra Magic e Warhammer nesse sentido, com a vantagem de ser muito menos predatório (ainda que o preço benefício considerando componentes é muito ruim).

    Se isso espanta você de jogar eu entendo perfeitamente. Se eu não tivesse uma saudosismo enorme de Magic de minha infância eu não teria iniciado nele. 

    Ele é o jogo que eu mais joguei de longe, se contar o tempo que fiquei montando baralho não tem nem graça. Eu assino canais do youtube que falam quase exclusivamente dele (análises detalhadas de deck, cartas, estratégias de baralhos...). É interessante que tipicamente gosto mais de euro pesadão, mas ele é meu jogo favorito pra desestressar depois de um dia de trabalho pesado. 


    Voltando ao tópico inicial. Sim ele tem muita muita muita rejogabilidade, mas com essas restrições, precisa de um investimento razoável de tempo e dinheiro pra ele brilhar. 


    Caro SenhorEscavadeira

    Rapaz agora entendi melhor o seu ponto de vista. Obrigado pelos esclarecimentos e pela opinião sincera, no sentido de que a sua predileção pelo jogo não te impede de ver que ele também tem pontos negativos, algo muito raro aqui no Ludopedia.

    No mais, diferentemente de você eu não tenho nenhum saudosismo do Magic, até porque eu pulei fora ainda na 5ª Edição quando vi que aquilo era um "sumidouro de dinheiro". O Warhammer eu ainda joguei um pouquinho, mas mesmo não funcionando no mesmo ritmo de necessitar de material novo a cada ano, como o Magic, ele se mostrou desde o início um hobby muito caro. E isso principalmente em se tratando de meados dos anos 80, quando importar qualquer coisa para o nosso país era totalmente proibitivo, e isso quando se consegui encontrar um meio de importar. 

    Por fim eu te desejo muitas partidas felizes com o AHCG, mas definitivamente essa não é a minha praia.:)

    Um forte abraço e boas jogatinas!

    Iuri Buscácio 

    1
  • NadoRS
    372 mensagens MD
    avatar
    NadoRS23/07/24 14:59
    NadoRS » 23/07/24 14:59

    iuribuscacio:o feedback dos entusiastas era de que o jogo base já era um jogão por si só, e que valia cada centavo do seu alto preço.
    Não escute "entusiastas" (no popular, fanboy). Já digo há 2 anos que o jogo base tem pouco conteúdo, como mostra o tópico Ajuda na escolha entre 3ª edição ou cardgame.

    SenhorEscavadeira:Eu tenho a mesma opinião sobre expansões que "corrigem" jogos
    As expansões de Retorno a(o) possuem algumas cartas que atuam como correções para o jogo. Por exemplo, a expansão que só existe em inglês Return to the Dunwich Legacy possui a carta Resurgent Evils. É aconselhado por vários jogadores experientes que se use Resurgent Evils no lugar de Ancient Evils sempre que possível. Ancient possui uma falha de design que aparece principalmente em partidas com 4 jogadores, em que é possível que múltiplas delas sejam reveladas em sequência, avançando a agenda sem oferecer qualquer possibilidade dos jogadores interferirem nisso.

    SenhorEscavadeira:lembra Magic e Warhammer nesse sentido, com a vantagem de ser muito menos predatório (ainda que o preço benefício considerando componentes é muito ruim).
    Comparando preços:
    • Magic: Cada carta comprada em booster custa R$1,50 ou mais.
    • AH: Cardgame: Cada carta das expansões custa R$1 aproximadamente, um pouco menos em promoções.
    • Jogos de tabuleiro em geral: O custo das cartas costuma ficar abaixo de R$1 e vêm muitos outros componentes junto.

    2
  • SenhorEscavadeira
    150 mensagens MD
    avatar
    SenhorEscavadeira23/07/24 17:06
    SenhorEscavadeira » 23/07/24 17:06

    NadoRS::Comparando preços:


    • Magic: Cada carta comprada em booster custa R$1,50 ou mais.
    • AH: Cardgame: Cada carta das expansões custa R$1 aproximadamente, um pouco menos em promoções.
    • Jogos de tabuleiro em geral: O custo das cartas costuma ficar abaixo de R$1 e vêm muitos outros componentes junto.


    Essa comparação é ruim. Magic é aleatório com raridades e afins, pra ter tudo tem que literalmente ser milionário. Arkham tu compras cada carta uma única vez, pra ter tudo basta ser classe média remediada e/ou ligeiramente irresponsável. Nem compara. Um baralho otimizado de Magic vai custar o mesmo que todas expansões do Arkham juntas


    NadoRS::
    As expansões de Retorno a(o) possuem algumas cartas que atuam como correções para o jogo. 

    Nitpicking. Essa é exceção. Eles nem fazem mais as return, as que fizeram nunca vieram, nem nunca vão vir, pro Brasil.

    2
  • Seinoew
    4 mensagens MD
    avatar
    Seinoew14/03/25 09:32
    Seinoew » 14/03/25 09:32

    Pessoal, comparado a mansion of madness e eldritch horror, como vocês avaliam a rejogabilidade do AHLCG?


    Estou entrando agora no AHLCG e tenho essa preocupação.


    Quando joguei mansion of madness, a primeira partida de cada cenário foi incrível. Mas a segunda, apesar de ter caminhos diferentes possíveis, perdeu muito por repetir os puzzles e não ter surpresas.


    No Eldritch horror encontrei mais variação que o mansion, mas não sinto que muda muito os caminhos para a vitória de uma partida para a outra.



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