HPGAMER::mdsvini:::HPGAMER:::iuribuscacio:::HPGAMER:::Pessoal, eu vi num comentário que vem 3 cenarios no jogo base e cada cenário pode ter 3 resoluçoes diferentes, nesse caso, poderia haver até 9 partidas diferentes apenas com o conteudo da caixa base?
Caro HPGAMER
A coisa não é necessariamente tão simples, e depende muito do seu foco, e de como você vivencia a sua experiência lúdica.
Nesse caso, de um lado há o foco no resultado, ou seja, em conseguir vencer os cenários. Se o seu foco é esse, aí realmente o AHCG tem baixa rejogabilidade, porque a quantidade de cenários possíveis é pequena. Do outro lado, há o foco em "como" resolver os cenários, ao invés de apenas conseguir resolver ou não. Em outras palavras o foco está na viagem em si, e não na chegada ao destino. Se o seu foco for mais nesse sentido, aí a rejogabilidade do AHCG é praticamente infinita (eu digo praticamente e não literalmente), porque considerando a quantidade de cartas e a quantidade de permutas possíveis, cada partida por seguir um caminho completamente diferente até se conseguir vencer o cenário. Desse modo, dificilmente uma partida de AHCG será igual a outra, mesmo que se esteja jogando um mesmo cenário.
Assim sendo, a questão da rejogabilidade vai depender muito do seu próprio estilo e do foco que você quiser dar ao jogo.
Eu particularmente não aprecio esse tipo de jogo, e também acho o AHCG caro demais para um jogo de cartas. Porém, as pessoas que gostam do jogo dizem que ele está entre as melhores experiências que já tiveram dentro do hobby.
Espero ter sido útil.
Um forte abraço e boas jogatinas!
Iuri Buscácio
Entendi. Então a resolução de cada cenário sempre será a mesma. Ainda q vc mude a forma de resolver os cenários.
Na verdade não exatamente.
Como observado, cada cenário tem ali 2 a 3 resoluções diferentes, depende do cenário em si. A resolução interfere em como o cenário seguinte começa e também muda alguns aspectos do seu jogo (adiciona cartas ao seu deck, por exemplo, pra não dar muito spoiler).
Matematicamente falando, o jogo tem ali 9 "caminhos" possíveis.
Na prática, você certamente não vai preencher esses caminhos em exatas 9 partidas, já que nada garante que você vai ter sucesso nos cenários, ou o sucesso necessário pra uma determinada resolução.
Outro ponto importante, é que cada investigador joga de formas razoavelmente diferente, então trocar de personagem vai ter dar uma experiência diferente, mesmo que você esteja rejogando um mesmo cenário.
Supondo que você jogue a campanha uma única vez com cada investigador, o jogo base já te entrega ai umas 15 partidas, o que não é pouco. Conheço poucas pessoas que já jogaram tantas vezes um jogo.
Caramba, então tem uma boa rejogabilidade. Pelo menos dada a minha frequência de repetição de jogos, eu tento conhecer vários jogos. Só repito com mais frequência os mais rápidos de explicar regras. Da p me entreter bastante por bastante tempo
Caro
HPGAMER
Eu acho que talvez o termo "resolução" não seja o mais apropriado, porque ele se aplica tanto ao resultado, como ä forma de se chegar ao resultado, e é exatamente isso que o AHCG varia em termos de rejogabilidade.
Pegando gancho do que disse o
mdsvini, matematicamente a quantidade de finais possíveis, considerando todos os cenários é pequena. Porém até isso e discutível, porque por exemplo o mdsvini acha 15 partidas muito e eu já acho pouco, principalmente considerando o preço do jogo. Estamos falando de um jogo de carta cujo preço das cópias lacradas varia entre R$ 350,00 e R$ 450,00, e isso para mim é muito. Mas não basta apenas considerar esse número cru e seco de 15 partidas, porque a graça do AHCG é justamente explorar os incontáveis caminhos, pelos quais se chega ao final dessas 15 partidas.
Assim sendo, não dá para pensar no AHCG como um jogo com 15 partidas de jogos como Exit, em que se joga uma vez e acabou, e tornar a repetir a experiência seria a mesma coisa. Se você é um jogador mais com esse perfil, o que conta é o resultado, e apenas ele, muito provavelmente o AHCG não vai lhe agradar, ou talvez lhe agrade, mas apenas durante essas 15 partidas. Por outro lado se você é um jogador mais com um perfil explorador, que gosta de testar caminhos diferentes, mesmo eles levando a um mesmo final, o AHCG é feito sob medida para você, em termos de rejogabilidade. Outra consideração é que você disse que não costuma repetir jogos, portanto um jogo com 15 possibilidades de final talvez esteja de bom tamanho.
Eu acho que é isso que você deve levar em consideração ao avaliar se o AHCG se adequa ou não ao seu perfil.
Um forte abraço e boas jogatinas!
Iuri Buscácio