Olá, caçadores! Como estão nesse pré-feriado?
Semana passada tivemos o prazer de conhecer, o novo jogo do Marcos Macri, dez pragas do Egito.
O título havia chamado a minha atenção justamente por ser com uma temática inédita (pelo menos, para mim). Queria já enaltecer a genialidade do Macri em deixar toda a mecânica, todo o jogo muito bem amarrado com a temática escolhida. Sabe aquele jogo que faz sentido e você entende o porquê está fazendo as coisas? Então, "Dez pragas do Egito" é assim. Ponto extremamente positivo, na minha opinião.
Cada jogador possui um poder especial que pode ser utilizado uma vez por rodada dando uma certa assimetria ao jogo.


O tabuleiro principal também é uma arte a parte! Em uma mecânica simples de alocação de trabalhadores através de dados, o jogador irá escolher o que ele quer fazer: libertar hebreus, pegar fichas para o tabuleiro pessoal ou comprar a carta de numeração correspondente. Ah, detalhe: o valor do dado precisa ser exato, então se faz necessário ter uma certa estratégia para saber quais dados ficarão disponíveis para que o jogador consiga fazer a próxima escolha (são três por rodada).


Certeza que você está se perguntando onde estão as tão famosas pragas do Egito. Pois bem, está vendo aquelas cartas ali no tabuleiro central? São elas! Todo início de rodada uma praga nova é liberada e precisamos nos proteger o máximo que conseguirmos. Já te adianto que pelo menos uma das opções irá te atingir, mas não é algo muito punitivo que tire o brilho do jogo ou que desanime o jogador por não conseguir voltar mais para a partida. O Macri pensou em tudo isso e apesar de sofrer penalidades, são penalidades ok e não tão severas.
O Macri ainda acrescentou cartas que podem ajudar a não sofrer tanto com as penalidades das pragas, mas elas também podem dar recurso ou pontuação de final de jogo. Então, escolha sabiamente!

Antes de finalizarmos, pensando em uma rejogabilidade e com a possibilidade de ter na mesa jogadores mais experientes, Macri pensou em um novo tabuleiro para aumentar a dificuldade no pagamento de moedas e símbolos de Ankh que estão ligados as pragas.

Últimas considerações sobre o jogo: o jogo está ali entre ser considerado um jogo família e um euro médio/leve. Perfeito pra quem está iniciando no hobby, mas também é maravilhoso pra quem já está nessa estrada há um bom tempo. Por ser muito fluído, jogo é rápidinho, a partida demora em torno de 1h, no máximo 2h (se tiver players menos experientes na mesa).
Pra finalizar, de vez, o jogo é excelente demais. O Macri acertou a mão mais uma vez! Tenho certeza que o jogo será um sucesso e, se você curtiu o que você leu fica esperto nesse segundo semestre viu?
Até a próxima! 
Ps.: as fotos foram tiradas utilizando o protótipo cadastrado na plataforma Tabletopia. A arte final será outra.