Oltreé é baseado no RPG de mesmo nome, e é um jogo cooperativo que reúne mecânicas de narração (uma história com tomadas de decisões) e mecânicas clássicas de jogos cooperativos, onde gastamos nossas ações para resolver problemas. Outro ponto em que Oltreé se destaca dos demais jogos cooperativos é o fato de que podemos pegar recursos no mapa para melhorar a nossa satrapia (uma região governada por um sátrapa, um tipo de governador). Isso libera mais dados em determinados testes para todos os jogadores, adicionando uma camada estratégica e colaborativa ao jogo.
Vamos começar?
Escolha a Missão e a História
Para iniciar a partida, devemos decidir uma missão, que é o objetivo dado a nós, guardiões, pelos nossos superiores para resolver durante o jogo. Mas a missão não é a história a ser jogada. Além da missão, que define as aventuras a serem exploradas durante a partida e a dificuldade da mesma, temos uma Crônica, uma história na qual nós, os Guardiões, nos envolvemos. Pode ser algo misterioso vindo do norte, algo que está mudando a água da satrapia (uma região governada por um sátrapa, um tipo de governador), ou um terrível dragão que decidiu viver naquela região e está amedrontando a população. Conforme a Crônica vai sendo contada, novas ameaças e ações se juntam à mecânica do jogo, até o momento final em que é definido se tivemos uma vitória completa, vitória menor ou uma derrota. Completar os objetivos da missão garante vantagens em testes no final da Crônica, apesar de eles não necessariamente estarem relacionados à história que estamos jogando.
A noite é escura e cheia de horrores!
Aventura e Problemas na Comunidade
Cercando a nossa satrapia, existem 8 pontos interessantes, as comunidades que abrigam as pessoas ao redor do nosso castelo. Em cada um desses pontos é possível conseguir recursos importantes para construirmos em nosso castelo, melhorar nossa fama e até nos curarmos. Mas, ao mesmo tempo, existem aventuras misteriosas que estão presentes nessas comunidades e que podem gerar boas recompensas para nós, guardiões. Devemos sempre ficar de olho, pois quando muitas aventuras se agrupam em uma determinada comunidade, aquele espaço fica perigoso e então devemos ir lá acalmar os ânimos.
Antes de iniciar cada turno, devemos rolar o dado de progressão da história. Nesse momento, dependendo do local onde cair o marcador de história, ocorre um evento que pode ser ruim (e geralmente é). Um problema começa a atormentar a comunidade, impedindo-nos de pegar os recursos ou a recompensa daquele espaço até resolvermos o problema. Ou, ao adicionar uma aventura em uma comunidade, podemos deixar aquele espaço mais perigoso, diminuindo a moral. Então, como disse, devemos ir lá tentar resolver os mistérios da região.
Algumas batalhas são vencidas com espadas e lanças, outras com papel e caneta.
Construção
Os recursos que acumulamos nas comunidades ou nas aventuras vão para o nosso castelo, e podemos utilizá-los para fazer melhorias. Podemos construir uma boa taverna que aumenta a quantidade de aventureiros e, por consequência, nossos dados de aventura, ou um quartel militar que aumenta os dados em combate, etc.
Os Guardiões
Existem 8 guardiões para serem escolhidos, cada um com habilidade especial e um dado extra em algum dos testes do jogo (Sabedoria, Artesão, Combate e Aventura). Cada guardião apresenta seu próprio cavaleiro e seu cavalo como miniatura, oferecendo um charme a mais para o jogo.
Perdemos a noção do verdadeiro inimigo. E agora ele está aqui, mas não sabemos como lutar contra ele
Conclusão
Oltreé é um jogo cooperativo que se difere de outros jogos pela mecânica de Crônica, mas principalmente pela construção e melhoria da satrapia. Em vez de buscarmos armas ou itens para os cavaleiros, melhoramos nosso castelo e o benefício é para todos os jogadores. As aventuras que aparecem na comunidade às vezes oferecem escolhas para os jogadores, dando uma ideia de consequência para seus atos ou sorte nos dados. Mas as Crônicas são o que fazem o jogo brilhar. O jogo apresenta Crônicas curtas e longas, e vencê-las é um desafio. Mesmo conhecendo o rumo que a Crônica está nos levando e nos preparando para isso, pode ser bem desafiador. O jogo é bastante punitivo caso não fiquemos atentos à moral e à muralha (maneiras de perder o jogo, caso seus valores cheguem a 0).
Inscreva-se e Siga-nos:
Se você gostou do nosso conteúdo e quer ficar por dentro de todas as novidades, não se esqueça de se inscrever em nosso canal Lúdicos na Estrada. Além disso, siga-nos no Instagram para mais conteúdos exclusivos: https://www.instagram.com/ludicosnaestrada
Construindo Juntos:
Estamos apenas no início desta jornada emocionante, e seu apoio é fundamental. Valorizamos seu feedback, sugestões e participação. Juntos, vamos construir uma comunidade lúdica incrível!