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Oltreé - Análise Narrativa

Oltréé
  • avatar
    Lúdicos na Estrada30/06/24 14:00
    avatar
    Lúdicos na Estrada
    30/06/24 14:00
    96 mensagens MD

    Oltreé é baseado no RPG de mesmo nome, e é um jogo cooperativo que reúne mecânicas de narração (uma história com tomadas de decisões) e mecânicas clássicas de jogos cooperativos, onde gastamos nossas ações para resolver problemas. Outro ponto em que Oltreé se destaca dos demais jogos cooperativos é o fato de que podemos pegar recursos no mapa para melhorar a nossa satrapia (uma região governada por um sátrapa, um tipo de governador). Isso libera mais dados em determinados testes para todos os jogadores, adicionando uma camada estratégica e colaborativa ao jogo.


    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/412af_9rthyh.jfif

    Vamos começar?


    Escolha a Missão e a História 



    Para iniciar a partida, devemos decidir uma missão, que é o objetivo dado a nós, guardiões, pelos nossos superiores para resolver durante o jogo. Mas a missão não é a história a ser jogada. Além da missão, que define as aventuras a serem exploradas durante a partida e a dificuldade da mesma, temos uma Crônica, uma história na qual nós, os Guardiões, nos envolvemos. Pode ser algo misterioso vindo do norte, algo que está mudando a água da satrapia (uma região governada por um sátrapa, um tipo de governador), ou um terrível dragão que decidiu viver naquela região e está amedrontando a população. Conforme a Crônica vai sendo contada, novas ameaças e ações se juntam à mecânica do jogo, até o momento final em que é definido se tivemos uma vitória completa, vitória menor ou uma derrota. Completar os objetivos da missão garante vantagens em testes no final da Crônica, apesar de eles não necessariamente estarem relacionados à história que estamos jogando.


    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/e726e_9rthyh.jfif

    A noite é escura e cheia de horrores!



    Aventura e Problemas na Comunidade 



    Cercando a nossa satrapia, existem 8 pontos interessantes, as comunidades que abrigam as pessoas ao redor do nosso castelo. Em cada um desses pontos é possível conseguir recursos importantes para construirmos em nosso castelo, melhorar nossa fama e até nos curarmos. Mas, ao mesmo tempo, existem aventuras misteriosas que estão presentes nessas comunidades e que podem gerar boas recompensas para nós, guardiões. Devemos sempre ficar de olho, pois quando muitas aventuras se agrupam em uma determinada comunidade, aquele espaço fica perigoso e então devemos ir lá acalmar os ânimos.

    Antes de iniciar cada turno, devemos rolar o dado de progressão da história. Nesse momento, dependendo do local onde cair o marcador de história, ocorre um evento que pode ser ruim (e geralmente é). Um problema começa a atormentar a comunidade, impedindo-nos de pegar os recursos ou a recompensa daquele espaço até resolvermos o problema. Ou, ao adicionar uma aventura em uma comunidade, podemos deixar aquele espaço mais perigoso, diminuindo a moral. Então, como disse, devemos ir lá tentar resolver os mistérios da região.

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/d31af_9rthyh.jfif

    Algumas batalhas são vencidas com espadas e lanças, outras com papel e caneta.



    Construção 



    Os recursos que acumulamos nas comunidades ou nas aventuras vão para o nosso castelo, e podemos utilizá-los para fazer melhorias. Podemos construir uma boa taverna que aumenta a quantidade de aventureiros e, por consequência, nossos dados de aventura, ou um quartel militar que aumenta os dados em combate, etc.


    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/b9fce_9rthyh.jfif



    Os Guardiões 



    Existem 8 guardiões para serem escolhidos, cada um com habilidade especial e um dado extra em algum dos testes do jogo (Sabedoria, Artesão, Combate e Aventura). Cada guardião apresenta seu próprio cavaleiro e seu cavalo como miniatura, oferecendo um charme a mais para o jogo.


    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/c40a7_9rthyh.jfif

    Perdemos a noção do verdadeiro inimigo. E agora ele está aqui, mas não sabemos como lutar contra ele



    Conclusão 



    Oltreé é um jogo cooperativo que se difere de outros jogos pela mecânica de Crônica, mas principalmente pela construção e melhoria da satrapia. Em vez de buscarmos armas ou itens para os cavaleiros, melhoramos nosso castelo e o benefício é para todos os jogadores. As aventuras que aparecem na comunidade às vezes oferecem escolhas para os jogadores, dando uma ideia de consequência para seus atos ou sorte nos dados. Mas as Crônicas são o que fazem o jogo brilhar. O jogo apresenta Crônicas curtas e longas, e vencê-las é um desafio. Mesmo conhecendo o rumo que a Crônica está nos levando e nos preparando para isso, pode ser bem desafiador. O jogo é bastante punitivo caso não fiquemos atentos à moral e à muralha (maneiras de perder o jogo, caso seus valores cheguem a 0).



                                                                                                                   Inscreva-se e Siga-nos:

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    Comentários:

  • trprado
    41 mensagens MD
    avatar
    trprado01/07/24 09:50
    trprado » 01/07/24 09:50

    Eu gosto muito desse jogo, tem seus problemas mas é bem divertido e não é muito demorado. Uma coisa que eu reclamo nas cronicas é que se você não tiver o dado certo e não conseguir os marcadores para diminuir a dificuldade é bem difícil finalizar, e no fim é um jogo muito dependente da sorte, principalmente no começo onde não tem muitos dados para serem jogados e pode frustrar, pois tem de correr atrás dos recursos, que também podem ficar bloqueados por azar em alguma jogada nos dados e logo no inicio onde é mais difícil os conseguir. Tirando isso, acho divertido demais o gerenciamento da sartrapia, infelizmente pode gerar o problema do jogador alpha que vai definir o que cada um faz, as vezes eu mesmo T__T, mas é um jogo bem comunicativo, onde conversamos para cada um ir atrás e seguir um objetivo. Não sei por que não teve um bom sucesso no país, mas o interessante é que a caixa já vem com as expansões.

    4
  • robsonrhenns
    87 mensagens MD
    avatar
    robsonrhenns01/07/24 17:24
    robsonrhenns » 01/07/24 17:24

    Esse jogo é maravilhoso, comprei pela qualidade,e quando jogamos se mostrou ser muinto bom, gostoso de jogar, leitura rapida e boa, mecanica mas legal do que parece, ja jogamos tudo e repetimos e sempre é legal e envolvente 2 horinha de patida maravilhosa cada vez, relaxante e empolgante.

    3
  • marlonklc
    90 mensagens MD
    avatar
    marlonklc02/09/24 23:43
    marlonklc » 02/09/24 23:43

    trprado::Eu gosto muito desse jogo, tem seus problemas mas é bem divertido e não é muito demorado. Uma coisa que eu reclamo nas cronicas é que se você não tiver o dado certo e não conseguir os marcadores para diminuir a dificuldade é bem difícil finalizar, e no fim é um jogo muito dependente da sorte, principalmente no começo onde não tem muitos dados para serem jogados e pode frustrar, pois tem de correr atrás dos recursos, que também podem ficar bloqueados por azar em alguma jogada nos dados e logo no inicio onde é mais difícil os conseguir. Tirando isso, acho divertido demais o gerenciamento da sartrapia, infelizmente pode gerar o problema do jogador alpha que vai definir o que cada um faz, as vezes eu mesmo T__T, mas é um jogo bem comunicativo, onde conversamos para cada um ir atrás e seguir um objetivo. Não sei por que não teve um bom sucesso no país, mas o interessante é que a caixa já vem com as expansões.

    a caixa vem só com 1 crônica bônus, certo? e não com expansões.... só pra ver se o meu não veio faltando kkkk

    1
  • MatheusAleM
    155 mensagens MD
    avatar
    MatheusAleM17/09/24 17:45
    MatheusAleM » 17/09/24 17:45

    marlonklc::
    a caixa vem só com 1 crônica bônus, certo? e não com expansões.... só pra ver se o meu não veio faltando kkkk

    Isso, só a do rato.

    1
  • MatheusAleM
    155 mensagens MD
    avatar
    MatheusAleM17/09/24 18:02
    MatheusAleM » 17/09/24 18:02

    Curti o jogo, mas acho que faltaram duas coisas pra ele ser muito bom:



    1- aprofundar mais nas cartas de aventura.


    Tem várias cartas com ganchos narrativos muito interessantes, mas elas são resolvidas imediatamente e pronto. Podiam ter feito um esquema estilo Fallout em que algumas aventuras são completadas em mais de uma etapa, e não instantaneamente.


    2- possibilitar deixar o jogo mais longo.


    A depender do dado de avanço, a crônica acaba muito rápido. Parece que o jogo tá apressado pra você terminar. Podiam ter deixado um pouco mais longo e dado oportunidade de aproveitar mais cada crônica (mais cartas de crônica talvez, ou cartas em que o avanço é determinado por algum objetivo, não pelo dado).



    A rejogabilidade acho normal pra jogos narrativos e no Oltréé ainda tem o aspecto euro do jogo, de administrar recursos, que sempre será diferente. Consegui pegar a expansão Undead & Alive, mas tirando as novas crônicas/aventuras e as cartinhas de "traumas", não tem nada diferente, nenhuma mecânica que aprofunda o jogo. Pelo jeito a expansão das montarias será no mesmo estilo. No BGG rolou um boato de que havia uma expansão grande planejada que acrescentaria até novas partes do mapa etc., mas acho que devem ter desistido, já que aparentemente o jogo não gerou muito interesse.


    Enfim, recomendo o jogo pra quem quer uma mistura de aventura/euro mais leve, mas pra quem quer algo mais profundo acho que há melhores opções.

    1
  • Oxente
    260 mensagens MD
    avatar
    Oxente28/09/24 13:16
    Oxente » 28/09/24 13:16

    É um ameritrash ou eurotrash?  A parte  euro é  muito significativa?  Aqui em casa o pessoal curte o Robson Crusoé  que acho  ser um eurotrash, mas euro  não curtem, nem o Dogs.

    0
  • marlonklc
    90 mensagens MD
    avatar
    marlonklc28/09/24 14:40
    marlonklc » 28/09/24 14:40

    MatheusAleM::
    Curti o jogo, mas acho que faltaram duas coisas pra ele ser muito bom:



    1- aprofundar mais nas cartas de aventura.


    Tem várias cartas com ganchos narrativos muito interessantes, mas elas são resolvidas imediatamente e pronto. Podiam ter feito um esquema estilo Fallout em que algumas aventuras são completadas em mais de uma etapa, e não instantaneamente.


    2- possibilitar deixar o jogo mais longo.


    A depender do dado de avanço, a crônica acaba muito rápido. Parece que o jogo tá apressado pra você terminar. Podiam ter deixado um pouco mais longo e dado oportunidade de aproveitar mais cada crônica (mais cartas de crônica talvez, ou cartas em que o avanço é determinado por algum objetivo, não pelo dado).



    A rejogabilidade acho normal pra jogos narrativos e no Oltréé ainda tem o aspecto euro do jogo, de administrar recursos, que sempre será diferente. Consegui pegar a expansão Undead & Alive, mas tirando as novas crônicas/aventuras e as cartinhas de "traumas", não tem nada diferente, nenhuma mecânica que aprofunda o jogo. Pelo jeito a expansão das montarias será no mesmo estilo. No BGG rolou um boato de que havia uma expansão grande planejada que acrescentaria até novas partes do mapa etc., mas acho que devem ter desistido, já que aparentemente o jogo não gerou muito interesse.


    Enfim, recomendo o jogo pra quem quer uma mistura de aventura/euro mais leve, mas pra quem quer algo mais profundo acho que há melhores opções.


    acho que sua frase final resume bem, eu entendi a proposta do jogo. Ser simples, bonito e ótimo pra quem nunca jogou algo nesse estilo, ele cumpre bem pro que veio, mas sim, as histórias são rasas.


    Tô afim de ir pro Gloom haven presas do leão, me parece ser um salto bom e pra um ótimo jogo pelo preço.


    Alguém recomenda qual seria o próximo passo? não curto jogos de terror, por isso Eldritch e mission of madness não entram na minha wishlist 

    0
  • marlonklc
    90 mensagens MD
    avatar
    marlonklc28/09/24 14:43
    marlonklc » 28/09/24 14:43

    Oxente::É um ameritrash ou eurotrash?  A parte  euro é  muito significativa?  Aqui em casa o pessoal curte o Robson Crusoé  que acho  ser um eurotrash, mas euro  não curtem, nem o Dogs.

    acho que está mais pra um eurotrash, mas a proposta dele é outra. Ele está mais pra um jogo de storytelling, com gerenciamento de risco e de recursos, com um toque de aventura rpg, raso, mas é mto gostoso de jogar.

    1
  • MatheusAleM
    155 mensagens MD
    avatar
    MatheusAleM29/09/24 03:08
    MatheusAleM » 29/09/24 03:08

    marlonklc::Tô afim de ir pro Gloom haven presas do leão, me parece ser um salto bom e pra um ótimo jogo pelo preço.


    Alguém recomenda qual seria o próximo passo? não curto jogos de terror, por isso Eldritch e mission of madness não entram na minha wishlist 

    Eu não curto a mecânica de carta do Gloomhaven, mas o Presas de Leão é um ótimo jogo se vc gosta dessa mecânica. Só não tem muito a ver com o Oltréé além do tema medieval (caso vc esteja procurando algo nessa linha).

    Sobre recomendações de jogo de aventura/exploração que não é de terror, se você gosta de dungeon crawler mais "puro" tem o Massive Darkness 2, que ultimamente tem ficado em promoção. Se busca exploração de mapa e estrutura narrativa tem o Fallout (de preferência com as expansões, uma delas era até vendida no BR). Se curte dungeon crawler mais "tático" e narrativa leve tem o Hellboy (recomendo pegar usado abaixo de 300 reais pq o base tem pouca variedade de coisas). Se curte exploração, deck building e combate um pouco mais abstrato tem o Mage Knight. Se curte algo bem narrativo tem o Sleeping Gods.

    Tem outros jogos +- nesse grupão tb como Tainted Grail, os dungeon Crawler do D&D (Drizzt, Mago Louco etc.), o legendário Star Wars Imperial Assault e por aí vai, mas esses são jogos que atualmente são difíceis de achar e caros demais quando acha (a ponto de não compensar a qualidade na minha opinião).

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