Post original: https://www.boardseyeview.net/post/the-warp
The Warp, da Jumping Turtle Games, é um jogo espacial 4X (eXplorar, eXpandir, eXtrair e eXterminar) projetado por Thomas Snauwaert onde os jogadores marcam pontos ao completar uma variedade de missões. Cada um dos 2 a 4 jogadores começa com três missões (ocultas) e pegará outras durante a partida. Cada missão tem valores de pontos variados e o final do jogo é acionado quando um jogador marca 9 pontos. O jogo continua por mais três rodadas; então o jogador que acionou o final pode muito bem não acabar como vencedor... Há um alienígena Big Boss que é o Warp Guardian, derrotá-lo e manter o controle do hexágono Warp lhe renderá um grande bônus de pontos, e descobrimos em nossas partidas no Board's Eye View que o gatilho de final da partida muitas vezes levava os jogadores a partirem em busca do Warp Guardian, o que certamente deu ao jogo um arco de história distinto.
The Warp é jogado em um tabuleiro modular feito de peças hexagonais de dupla face.
Marcadores de buraco de minhoca significam que o tabuleiro gira para fins de movimento. Os jogadores recolherão e utilizarão recursos (ouro e energia) e várias combinações destes recursos são utilizados para pagar quase todas as ações, construindo uma economia onde a gestão de recursos são fundamentais para o sucesso. Os tabuleiros individuais dos jogadores são compostos por trilhas que mostram, entre outros, quantos recursos o jogador recebe na fase de rendimento de cada rodada, mas, tal como as suas cartas de missão iniciais, a quantidade de recursos dos jogadores é informação oculta. Os jogadores podem alternativamente recrutar tropas na fase de rendimento, adicionando-as ao tabuleiro ou à sua reserva oculta. Pode adicionar canhões lasers para matar e eliminar alienígenas de hexágonos próximos e assim facilitar sua expansão, com o combate sendo determinado usando dados padrões de seis lados. Pode ter modificadores que afetam algumas jogadas, mas jogadas de combate não modificadas têm 50% de chance de acerto.

Os jogadores começam com uma série de cartas de arquivo e escolhem mais duas a cada turno, com uma mão no tamanho máximo de oito. Algumas destas cartas podem ser usadas, juntamente com os recursos indicados, para adicionar ou melhorar edifícios, mas também pode descartar cartas de arquivo para adicionar mais recursos à sua reserva.
A maioria das ações realizadas no seu turno podem ser “seguidas” por outros jogadores. Por exemplo, quando joga uma carta de arquivo para realizar uma ação de construção ou atualização, outros jogadores podem seguir a ação jogando uma de suas cartas de arquivo de construção/atualização e realizar a ação correspondente. Quando os jogadores realizam uma ação de acompanhamento, isso ocorre em condições menos vantajosas, e o jogador ativo também se beneficia ao receber um bônus, mas é um aspecto que gostamos porque aumenta o envolvimento dos jogadores nos turnos uns dos outros e, portanto, reduz o tempo de inatividade que pode ser um problema com alguns jogos 4X.

Os jogadores também participam do turno de outros jogadores quando fazem ataques de tropas, pois têm a opção de jogar uma carta para ajudar os alienígenas que estão sendo atacados. Esta oferta de ajuda será muitas vezes benéfica, e não apenas para retardar o progresso do jogador atacante. Também abre espaço para uma breve negociação e diplomacia, pois pode tentar extrair um suborno de recursos, cartas ou até mesmo tropas para descartar a carta (virada para baixo) que você jogou para apoiar os alienígenas. As cartas de combate oferecem uma gama de opções para o número de dados de combate lançados e se eles podem ou não ser virados para o lado oposto, dependendo dos recursos comprometidos para apoiar o ataque. Outro aspecto interessante do combate é que os lançamentos de dados dos jogadores atacantes de uma área adjacente são multiplicados pelo modificador do hexágono de onde está atacando, com os lançamentos de dados dos defensores multiplicados pelo modificador em seu hexágono. Entre as ações que pode realizar no seu turno está o "deslocar terra", com modificadores para cima ou para baixo, de modo que o tabuleiro se torna bastante dinâmico, pois está sujeito a alterações ao longo da partida, à medida que os jogadores preparam o terreno para sua expansão e defesa.

Embora
The Warp tenha sua cota de regras complicadas (levando em consideração particularmente os poderes e habilidades dos vários alienígenas), os turnos individuais são relativamente simples, então o jogo é acessível. Nossas partidas duraram de 2 a 3 horas. O jogo vem com uma infinidade de raças alienígenas e cada uma delas tem características diferentes. Embora estas contribuam para a complexidade do jogo, também contribuem, é claro, para a sua variedade. Gostamos especialmente do "deslocar terra" que muda dinamicamente os valores dos hexágonos em The Warp e o efeito de sua manipulação no combate, o gerenciamento de recursos, as opções em cada uma das cartas de arquivo, o escopo para ações e interações correspondentes nos turnos uns dos outros. Se você é fã de jogos 4X, certamente deveria dar uma olhada em
The Warp como uma adição distinta ao gênero.
https://www.boardseyeview.net/
https://www.facebook.com/boardseye
Nos posts do Board's Eye View vocês podem visualizar fotos 360º...
Traduzido*** por
Marcelo GS
***Todas as traduções são autorizadas pelos autores originais do texto
* Todas as imagens são do post original ou publicadas pela editora.