Primeiramente, "Ôush"!
Em segundo lugar, "vix!" Em terceiro lugar, "arr-maria, nã!"
Agora, vamos falar desse credenciamento... Claramente DOFF e Ludopedia têm ideias diferentes do que seja "imprensa" e eu não vejo nenhum problema com isso.
Cada empresa privada toma suas decisões autonomamente. Pela Ludopedia, a mídia escrita, por exemplo, tem um sarrafo baixíssimo (e eu juro que entendo o porquê): basta escrever 10 posts num ano. Se eu concatenasse meus comentários dos podcasts e fizesse um "resumo da semana dos podcasts de jogos de tabuleiros do Brasil", possivelmente eu teria 52 textos por ano sem muito esforço. E eu duvido que a minha pessoa seria reconhecida pelo DOFF como imprensa com meus humildes 52 posts anuais. Aliás, eu nem me reconheceria como tal. Mesmo já tendo escrito em média, um post a cada dois dias aqui na Ludopedia desde o dia que me cadastrei nesse site.
Se são 1, 2 ou 10 cortesias por cada equipe de imprensa, também é decisão do DOFF de fornecer, MAS, com toda a vênia, é imprescindível que haja transparência e cabe a cada veículo de imprensa eleger quem receberá a cortesia. Já o cadastramento, como assistente de câmera, fotógrafo ou CEO do veículo, não cabe muito ao DOFF fazer juízo de mérito sobre quem deveria receber a cortesia. Como diz o meme: "errou feio, errou feio, errou rude". Por isso vocês tem toda minha solidariedade. E muito mais depois da tentativa de conserto. Ficou ainda pior. Especialmente quanto temos à frente do DOFF uma mulher (Fernanda) e na celebração do Prêmio outra grande mulher foi homenageada (Lucy).
Ainda sobre cortesias, o mínimo de se esperar é que, pelo menos UMA cortesia fosse dada a cada concorrente indicado (ou 2 ou 5 cortesias). Se o produtor de conteúdo ("influencer"?) não entra como imprensa, que entre como "convidado" da Ludopedia para concorrer ao prêmio. Faltou uma conversinha, não?! Que se acrescente 1 real aos passaportes para que os fãs vejam seus ídolos. Em 2023 foram quase 10 mil visitantes e esse ano o público foi ainda maior. Com R$1,00 vezes 10 mil dá pra custear quantas cortesias?
Soluções não faltam ter influencers ("produtores de conteúdo"?) não apenas faz com que o evento fique mais conhecido como também atrai toda a fan base ("comunidade"?) que cada um dos canais cultiva para dentro desse evento.
Sobre lançamentos, acho que a Papergames não tinha anunciado antes e foi anunciado lá o Schotten Totten. Não sei se houve outros lançamentos no DOFF porque raramente acompanho notícia de lançamento.
Apesar de ter ouvido muita crítica por parte do credenciamento e do horário da Cerimônia de Premiação do Prêmio Ludopedia, ouvi muito mais elogios que críticas do evento. Eu nunca fui (sempre falta tempo ou dinheiro, ou ambos) principalmente porque não estou no eixo Rio - São Paulo. E normalmente o orçamento familiar não prioriza tanto o hobby. 