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Este jogo da Ludonaute tem um nome apropriado,
ArcheOlogic, pois é um jogo de lógica com temática arqueológica e com um grande dispositivo circular (o Arqueoscópio) no centro da mecânica. Os 1-4 jogadores estão tentando resolver um quebra-cabeça, encaixando seus seis edifícios poliminós no quadrado da cidade 5 x 5, identificando suas localizações com precisão para que as armadilhas nos edifícios não sejam acionadas. A resolução do quebra-cabeça não é interativa, mas é uma corrida para ver quem consegue chegar primeiro à conclusão, usando sua vez para obter informações da maneira mais eficiente possível.

A cada turno, os jogadores usarão o Arqueoscópio para consultar uma determinada linha ou coluna da cidade, descobrindo informações, como se uma determinada forma está presente ou quantos espaços vazios existem nela. Dependendo do valor da pista, diferentes quantidades de tempo são gastas, de modo que perguntar sobre uma das peças grandes custa três unidades de tempo, mas perguntar sobre o número de formas na linha custa apenas uma. Jogadores que usam menos tempo podem fazer mais perguntas.

Essa dinâmica e a maneira como a linha/coluna em questão muda ao longo do tempo fazem com que pareça um jogo e também um quebra-cabeça. Há estratégia, além da resolução de problemas para encontrar a solução. A dificuldade pode ser adaptada, de acordo com quantas pistas são recebidas no início: dar cinco pistas significa que a solução pode ser encontrada muito rapidamente, mas começar com apenas três pistas significa que muitas perguntas terão que ser feitas antes que a solução correta possa ser encontrada.
Alguns jogadores podem ficar desanimados com a menção do aplicativo complementar, mas não se preocupe: ele não é necessário para jogar, embora economize tempo na preparação das pistas iniciais e ofereça quebra-cabeças ilimitados se os trinta ou mais fornecidos não forem suficientes (eles realmente deveriam ser suficientes, pois a maioria das pessoas não será capaz de se lembrar de uma solução que viu há 30 quebra-cabeças anteriores).
Criado por Yoann Levet, com arte de Pauline Detraz, este é um jogo envolvente, desafiador e satisfatório de jogar. Assim que começar, todos poderão encontrar possíveis soluções a partir de suas peças, seja a sua vez ou não. A única desvantagem de jogar com vários jogadores é que há momentos em que pode ficar esperando por novas informações, e se houver uma grande lacuna entre a primeira pessoa que resolve a questão e a última, não há nada para os jogadores fazerem uma vez que tenham conseguido. Ainda assim, para quem gosta de jogos de lógica e dedução como
Sudoku e
Tiwanaku (que utiliza um dispositivo com rodas não muito diferente) e fica feliz em ir muito além da complexidade de
Detetive, este jogo certamente será um grande sucesso. E também pode ser jogado como um jogo solo.
(Revisão de Matt Young)
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Traduzido*** por
Marcelo GS
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