Post original: https://www.boardseyeview.net/post/take-the-throne
Criado por Jon Lannon e publicado pela Deathtrap Games,
Take the Throne é um jogo de cartas onde 3-5 jogadores competem para manter ou tomar o trono. É essencialmente um micro jogo onde o jogador designado como monarca joga com um ‘baralho da coroa’ de seis cartas, todas na mão, e cada um dos outros jogadores tem ‘baralhos da casa’ idênticos de apenas cinco cartas, novamente todas na mão.

As cartas são jogadas simultaneamente com a face voltada para baixo, mas são reveladas no sentido horário, começando pelo monarca. Algumas cartas têm efeito imediato; por exemplo, se o monarca jogar sua carta de Ataque, ele escolhe outro jogador e o força a descartar a carta que jogou – e ela é descartada sem ser revelada. O monarca ganha 2 pontos de vitória (PV) se ainda mantiver o trono no final da rodada. Outras cartas que o monarca pode escolher jogar são Defesa, que força os outros jogadores a descartar quaisquer cartas de Ataque que tenham jogado; Comando, que permite ao monarca olhar a carta não revelada de outro jogador e então exigir que qualquer jogador troque a carta que jogou por outra em sua mão; e Autoridade, que tira um PV de outro jogador que tenha mais PVs que o monarca. Se o monarca considerar que provavelmente perderá o trono nesta rodada, ele poderá jogar sua carta de Abdicar, o que significa que ele desistirá do trono, mas ganhará 1 PV. Por outro lado, se o monarca estiver extremamente confiante em manter o trono, ele poderá jogar sua carta Consolidar, que lhe dará um PV adicional se ainda for o monarca no final da rodada (assim, ele receberia 3 PV em vez de 2 PV).

Se outro jogador se tornar o monarca, ele ganhará 1 PV e, claro, se o monarca manterá ou não o trono ou será tomado por outro jogador depende das cartas jogadas por esses outros jogadores e, mais especificamente, da forma como essas cartas interagem entre si. Pode disputar o trono jogando uma carta de Ataque, mas se mais de um jogador jogar uma carta de Ataque, cabe ao monarca escolher seu sucessor. Se pelo menos um jogador jogar uma carta de Ataque, o jogador que jogar sua carta de Infiltração assumirá o trono. Se apenas um jogador jogar sua carta de Carga, ele vence qualquer carta de Ataque ou Infiltração e esse jogador assumirá o papel de monarca no final da rodada. Entretanto, se dois ou mais jogadores jogarem suas cartas de Carga, elas se anulam e são descartadas sem efeito. Além dessas cartas, Sabotagem força outro jogador a trocar a carta jogada e dá a ele 1 PV se o monarca mantiver o trono; e Finta permite que um jogador gaste 1 PV para jogar uma carta adicional de sua mão ou da pilha de descarte. Também lhes dá 1 PV extra se se tornarem monarcas. O jogo é vencido pelo primeiro jogador a terminar o turno como monarca com 8 ou mais PV; o que significa que é possível vencer o jogo mesmo que outro jogador tenha mais pontos de vitória.

Take the Throne é um jogo construído em torno de blefe, arrogância, blefe duplo e adivinhar quais cartas os outros estão jogando. Quando o trono muda de mãos, todos pegam sua pilha de descarte e reabastecem suas mãos, mas nas rodadas em que o monarca mantém o trono, os jogadores normalmente não terão acesso às cartas que jogaram anteriormente – portanto, há também um elemento de memória para manter o controle de quais opções ainda estão abertas para seus oponentes.

Take the Throne realmente brilha com a contagem total de cinco jogadores, pois oferece muito mais espaço para interação do ‘dilema do prisioneiro’ do que quando tenta jogar com apenas três jogadores. Idealmente, deveria jogar este jogo no estilo Diplomacia, com uma discussão, pelo menos entre as casas rivais, sobre quais cartas serão jogadas nesta rodada. Aqui há amplo espaço para traição, com os jogadores ‘concordando’ em jogar uma determinada carta, mas na verdade jogando outra... mas traia seus rivais nesta rodada e eles estarão muito menos propensos a confiar em você na próxima...
https://www.boardseyeview.net/
https://www.facebook.com/boardseye
Nos posts do Board's Eye View vocês podem visualizar fotos 360º...
Traduzido*** por
Marcelo GS
***Todas as traduções são autorizadas pelos autores originais do texto
* Todas as imagens são do post original ou publicadas pela editora.