A motivação em escrever esse tópico foi por conta de ouvir vários relatos de pessoas que não gostaram desse jogo (sensacional) após a primeira partida, por ter sido rápida demais, sem interação e entediante. A minha primeira partida também foi assim e fiquei bem frustrado. Mas resolvi dar uma chance e, depois da nossa terceira partida aqui em casa, ele virou um dos favoritos. Explico.
Em todos os jogos que tem cartas de objetivo (ou missão), você só ganha o jogo se cumprir com a sua missão. Isso é um padrão desde WAR até os jogos mais modernos. E Brazil Imperial tem cartas de missão.
Ora, o que é mais óbvio na sua primeira partida de um jogo que tem carta de missão? Seu foco fica 100% em cumprir a missão e esquece de tudo o mais. O problema é que no Brazil Imperial se você fizer isso a partida acaba rápido demais, não tem interação, as missões te dão pouquíssimos pontos e são ridiculamente fáceis. Ou seja, é frustrante.
Jogando mais vezes você percebe que aquelas cartas de missão na verdade não tem nada a ver com missões reais. Você não precisa delas pra ganhar e não precisa revelar que cumpriu. Elas são na verdade apenas um mecanismo para avançar o timing do jogo, caso você esteja em vantagem. Ou seja, a “missão” do jogador não é cumprir sua missão (rs), mas sim otimizar pontos, ações e recursos. Isso é confuso na primeira partida. Porque se você não está em vantagem nos pontos, é melhor não revelar que cumpriu a missão e ficar tentando fazer mais pontos - principalmente na última Era.
Sugiro aos criadores/editora do jogo que, caso forem lançar novas edições no futuro, mudem o nome dessas cartas de missão para outra coisa (sei lá, Cartas do Tempo, Relógio das Eras, Marcos Históricos..... qualquer coisa menos “Missão”). E deixem explícito no manual que aquilo é só um mecanismo estratégico de avanço para quem está em vantagem nos pontos. Esse pequeno detalhe iria fazer muita diferença na primeira partida de muita gente que disse ter odiado o jogo sem de fato ter entendido o jogo.
Com relação à interação, depois da minha 4ª partida eu percebi que a interação pode ser bem alta a partir do momento que você entender o que pode fazer com suas tropas militares. Quando você só coloca no mapa para cumprir a carta de missão, você provavelmente não entendeu o jogo. As tropas são excelentes para dar block e não deixar o adversário construir em terrenos que você sabe que ele precisa. Daí ele vai querer te expulsar e rola muito combate sim. Não há nada do que reclamar da interação e combates (se você entendeu de fato o jogo).
Essa foi a minha percepção desse jogo. Jogamos nossa 5ª partida e ele fica cada vez melhor.
Enfim, podem comentar, opiniões são bem vindas.
Abs.