No interior da África, no coração da savana, há um lago usado como fonte de água para os animais da região. Todos se utilizam da poça d’água para matar a sede, desde elefantes, até zebras e rinocerontes. As vezes é até possível encontrar um camaleão a se refrescar. Porém nem tudo é paz e tranquilidade, já que um grande número de animais grandes afugenta os menores, Mas não se deixe enganar com o tamanho, pois até o todo poderoso elefante tem medo de algo… De um bando de minúsculos camundongos. Esse é o ciclo da vida. Kariba Tá na Mesa!
Kariba é um jogo de 2010 criado por Reiner Knizia. De dois a quatro jogadores, com duração média de 10 minutos, em Kariba os jogadores disputam a primazia do lago, espantando os animais menores.
- Jogo de criança. Tô fora.
Falou o autodeclarado sommelier de jogos pesados, mas quando vê um Dominat Species ou Hegemony na mesa, sai correndo de medo. Kariba é um jogo simples? Com certeza. É infantil? Não necessariamente. Mestre Knizia fez um jogo que é possível jogar com muita estratégia, onde o jogador pode planejar cuidadosamente sua jogada, quanto jogar com crianças pequenas que já saibam ordem numérica (Nota da Sra. Slovic: Melhor ainda se ainda estão aprendendo isso).

Cada jogador sempre terá cinco cartas na sua mão. A numeração vai de 1 a 8 e cada número representa um animal. No seu turno o jogador deve baixar quantas cartas quiser, de um mesmo valor, no tabuleiro (Nota da Sra. Slovic: Que representa o lago). Quando o terceiro da mesma espécime chegar ao lago, ele espanta todos os animais da numeração baixa mais próxima a ele (Nota da Sra. Slovic: Oi seja, uma Girafa que tem valor 4, espanta todas as Zebras ou Suricatos ou Camundongos, mas não todos de uma vez). As cartas que sairam do lago viram Pontos de Vitória do jogador da vez.
Nem vem com onda, que você demorou quase cinco horas para entender as regas do Jogo da Velha (Nota da Sra. Slovic: Ou em bom inglês, Tic-Tac-Toe. E sim, já fizemos um Tá na Mesa! sobre ele). A regra é bem simples, mas não é só baixar cartas ao léu, de qualquer jeito. Bom, até dá, principalmente crianças pequenas, mas para um jogador mais estratégico, saber a hora de baixar uma carta para maximizar o numero de animais capturados, faz toda a diferença.
No fim de seu turno o jogador deve completar sua mão até voltar a ter cinco cartas. O jogo termina quando alguém ficar sem cartas e não houver nenhuma para comprar. Cada carta capturada vale 1 ponto e quem tiver a maior pontuação, vence.
No geral, Kariba é um jogo divertido. Regras simples para jogar com todo tipo de público, dos 4 ao infinito, e além! Há uma micro expansão (Nota da Sra. Slovic: Se é que podemos chamar disso. Está mais para uma promo) onde entra uma carta de Camaleão, que é um coringa e pode ser qualquer número. Mais um bom jogo do mestre Knizia que, literalmente, cabe no seu bolso, de várias maneiras.
E é isso, Shishô!