Post original: https://www.boardseyeview.net/post/age-of-comics
Graças, em grande parte, à proliferação de filmes de super-heróis da Marvel e da DC, não faltam jogos de tabuleiro com temas de personagens de quadrinhos. A própria indústria de quadrinhos, porém, não atraiu a mesma atenção. Foi a década de 1940 que viu o surgimento e o desenvolvimento inicial dos super-heróis que eventualmente chegaram ao celuloide, e é o período que agora é conhecido como a Idade de Ouro (os quadrinhos publicados de meados da década de 1950 até o final da década de 1960 são chamados de Idade de Prata).
Age of Comics: The Golden Years da Lirius Games celebra a Idade de Ouro da década de 1940 com um jogo criado por Giacomo Cimini e Sónia Gonçalves.
Em Age of Comics, os 2 a 4 jogadores são editores que reúnem histórias em quadrinhos de diversos gêneros. Para publicar uma história em quadrinhos, precisará enviar seus editores, no melhor estilo de alocação de trabalhadores, para vários locais para contratar escritores e artistas, desenvolver ideias ou criar suas próprias cópias das 'ideias' dos editores rivais, coletar royalties, imprimir e vender seus quadrinhos. O sucesso (e, em última análise, a vitória) é medido pelos fãs que seus quadrinhos atraem. O jogo é uma espécie de corrida, pois é o primeiro editor em um local que obtém o maior benefício dele: embora, ao ir para um local, não esteja impedindo que outros realizem essa ação, geralmente estará reduzindo a eficácia da ação quando eles a pegarem.

Embora escritores e artistas possam trabalhar em qualquer gênero, há um gênero específico em que cada escritor e artista tem uma especialidade e uma base de fãs, então há um aspecto de coleção definido na montagem de quadrinhos onde, idealmente, tanto o escritor quanto o artista correspondem ao gênero. Você também coletará fichas quando for às bancas de jornal no mapa de Manhattan, pois elas agregam fãs de quadrinhos de gêneros específicos.
Embora haja uma clara vantagem em enviar um editor para um local à frente de seus rivais,
Age of Comics também incorpora um elemento de otimização de quebra-cabeças porque o ideal é que queira visitar os locais na ordem mais produtiva. Por exemplo, ser o primeiro no local de impressão permite imprimir dois quadrinhos, mas isso não será muito útil se ainda não tiver coletado os títulos, talentos e ideias necessários para dois quadrinhos; exceto, é claro, que visitar aquele local primeiro com apenas um quadrinho para publicar também significará que seus rivais serão impedidos de imprimir dois quadrinhos...
Age of Comics é um jogo dinâmico, e o tema transparece fortemente em quase todas as ações que realiza. Ao longo das cinco rodadas de jogo, a partida tem um arco distinto, à medida que o sucesso desbloqueia ações especiais com potencial para pontuação acelerada. Em nossas partidas de Age of Comics no Board's Eye View, alguns jogadores lamentaram o fato do jogo não se basear em quadrinhos reais da época. Por mais divertido que pudesse ser ver capas de Superman, Mulher Maravilha ou Sociedade da Justiça, a arte de Laura Guglielmo faz um excelente trabalho ao evocar quadrinhos da época sem interferir nos IPs da DC ou de outras editoras do mundo real. Apreciamos especialmente os tokens de papelão que representam os quadrinhos à medida que os jogadores os publicam.
Age of Comics é um jogo euro de peso médio que faz um ótimo trabalho ao recriar a indústria por trás da Era de Ouro dos quadrinhos. Se você é fã de quadrinhos, esta é certamente uma compra obrigatória.
https://www.boardseyeview.net/
https://www.facebook.com/boardseye
Nos posts do Board's Eye View vocês podem visualizar fotos 360º...
Traduzido*** por
Marcelo GS
***Todas as traduções são autorizadas pelos autores originais do texto
* Todas as imagens são do post original ou publicadas pela editora.