Post original: https://boardgamegeek.com/thread/3274059/end-of-playthrough-review
Concluí minha primeira campanha de
Gloomhaven: Buttons & Bugs e gostaria de compartilhar minhas impressões. Me diverti muito e acho que muitas pessoas gostarão deste jogo.
Joguei Spellweaver, na dificuldade "Hard". Espero jogar novamente com um dos outros personagens e, conhecendo-me, provavelmente acabarei experimentando todos eles.
Quem sou eu?
Sou um veterano de
Gloomhaven, tendo jogado 5 campanhas. Uma delas foi uma campanha solo de personagem único usando um conjunto de regras variantes básicas, então provavelmente já pensei em jogar com um personagem um pouco mais do que a maioria das pessoas. Experimentei
Gloomholdin' brevemente, mas gostaria que fosse um pouco mais parecido com Gloomhaven, e Buttons & Bugs é exatamente isso. Então, jogar foi uma escolha óbvia para mim em vários níveis.
Tempo de jogo
A campanha completa levou cerca de 12 a 14 horas de jogo. Na verdade, é um pouco mais longo do que esperava; jogo Gloomhaven bem rápido e uma rodada de Buttons & Bugs acabou demorando mais do que uma rodada de Gloomhaven normalmente leva. A razão para isso é simples: este jogo tem um rico espaço de decisão e suas escolhas são importantes. Planejar com antecedência é recompensador. Esse é o tipo de coisa que procuro em um jogo de estratégia, então tudo isso é uma vantagem para mim.
História e Conceito
Serei franco: não compre este jogo pela história. Está aí, serve ao seu propósito, mas não acho que vá fazer alguém dizer “uau!” Acho que se encaixa no estilo de escrita de Gloomhaven e não parece deslocado.
Uma coisa que Gloomhaven não é, porém, é fofo, e Buttons & Bugs tem um pouco de fofura. A arte é bem fofa, os componentes são pequenos o suficiente para serem fofos, muitos dos nomes dos itens são fofos. Se você é como eu e gosta de coisas fofas, poderá sorrir algumas vezes. Se odeia coisas fofas por algum motivo, não acho que o jogo realmente seja muito a sua cara.
Jogabilidade e Desafio
Diria que este jogo é desafiador. A variedade de inimigos apresenta diferentes tipos de quebra-cabeças; selecionar as cartas certas para usar e encontrar a maneira certa de usá-las envolve bastante profundidade. Quase todas as ações foram úteis em algum momento da campanha, e no meio do jogo ajustava regularmente minhas seleções de cartas para o que parecia ser bom para o cenário. Acabei tendo uma espécie de abordagem padrão para as coisas que fazia com mais frequência, mas sempre havia alguma variação no que o jogo pedia e nunca chegou ao ponto em que parecia que as coisas estavam no piloto automático.
O gerenciamento de cartas e os sistemas de elementos são onde as coisas realmente diferem do próprio Gloomhaven (como visto em Gloomholdin'), e acho que eles são realmente inteligentes e complexos. O sistema de cartas frente e verso adiciona muita profundidade divertida ao gerenciamento de todos os tipos de coisas. Iniciativas, elementos, habilidades persistentes, perdas, tudo muito interligado com esse sistema. Continuei descobrindo pequenos combos interessantes em minhas cartas mesmo no final da campanha, e tenho certeza de que ainda não vi todos.
Se gosta de fantasia como Gloomhaven, onde em altos níveis o personagem se transforma em uma força de ataque que pode invadir uma sala e destruir a maior parte da oposição em dois turnos, acho que Buttons & Bugs será a sua escolha. Não é tão pronunciado, mas a progressão no final do jogo é ótima. Realmente é como interpretar um personagem do nível 1 ao nível 9, apenas mais acelerado.
Um potencial negativo: a aleatoriedade pode atrapalhar a coisa toda. Embora ache que o sistema de tabela modificadora é uma maneira realmente boa de lidar com as jogadas de dados e atenua um pouco as coisas, às vezes o jogo pode oscilar bastante nas jogadas. Um Gloomhaven de baixo nível sem vantagens também se pareceria com isso, mas isso desaparece relativamente rápido. Essa fase no Buttons & Bugs pareceu durar proporcionalmente mais tempo, acho que em grande parte porque o “baralho modificador” não melhora da mesma maneira. Ser capaz de planejar as próximas jogadas oferece algumas ferramentas interessantes para mitigar/capitalizar a aleatoriedade, mas jogadas ruins provavelmente vão atrapalhar você em algum momento, então esteja pronto para isso. Do lado positivo, um cenário tem um comprometimento de tempo suficientemente baixo para que uma perda nunca pareça uma grande decepção.
Para quem é este jogo?
Acho que é uma boa opção para quem procura um jogo de estratégia solo relativamente profundo. Contanto que tenha expectativas realistas sobre o que é, não acho que ficará desapontado. Haverá mais curva de aprendizado se não estiver familiarizado com Gloomhaven, mas não acho que isso seja um requisito para aproveitá-lo.
Vou sugerir que seja cauteloso se seu objetivo principal for entrar na série Haven como um novo jogador, porque este jogo é realmente único. Compre Buttons & Bugs se te parecer um jogo legal e você quiser. Se está procurando uma porta de entrada para a série, talvez deva direcionar sua atenção para
Gloomhaven: Presas do Leão.
Conclusão
Em suma, este é um jogo muito sólido com um ótimo preço. Provavelmente não é um jogo no qual as pessoas vão se fixar e ficar super obcecadas (como os grandes jogos Haven parecem fazer com muitos de nós), mas acho que vale a pena qualquer pessoa interessada em jogos solo dar uma olhada. Espero que outros gostem tanto quanto eu!
Por Kalaina (KalainaElderfall)
Traduzido*** por
Marcelo GS
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