Post original: https://www.boardseyeview.net/post/scram
A premissa de
Scram! de Ted Alspach e Bezier Games é que os jogadores estão em um acampamento, que foi invadido por várias criaturas. Jogado em equipes, dois contra dois, ou com duas equipes de três, este é um jogo de cartas onde você troca e se livra das cartas numeradas de 1 a 13 com o objetivo de terminar com o menor valor total de cartas. A jogabilidade lembra
Silver (Bezier Games), mas com ênfase aqui no jogo cooperativo entre os membros da equipe. A arte é de Agus Muqith.
Todos os jogadores começam com um 'acampamento' de cinco cartas, duas das quais viradas para cima e três viradas para baixo. Não pode espiar suas cartas viradas para baixo. Só descobrirá quais são através das ações que realiza ou, talvez, por dedução das ações de outros jogadores.
Na sua vez, pode pegar a carta do topo (virada para cima) da pilha de descarte e trocá-la por uma de suas cartas ou pode comprar a carta do topo (virada para baixo) da pilha de compras. As cartas 5 a 13 têm um poder e pode simplesmente descartar a carta comprada para implementar esse poder (por exemplo, # 5: olhar para uma das cartas viradas para baixo). Quando um poder permite que espie as cartas, elas não precisam ser suas ou de um companheiro de equipe, e pode até usar um poder para olhar a carta do topo do baralho. Quando espia uma carta, não pode compartilhar essa informação e tem que colocar a carta de volta onde estava, então Scram! torna-se uma espécie de jogo de memória...

Como alternativa a descartar a carta pelo seu poder, e sem revelar a carta a nenhum outro jogador (nem oponentes, nem companheiros de equipe), troca a carta por uma de suas cartas e descarta a carta que trocou. Onde tiver cartas de mesmo valor (reveladas ou não) ou cartas que mostrem um sinal =, pode trocá-las todas como se fossem uma carta, reduzindo assim o tamanho do seu acampamento e, portanto, seu valor provável (lembrando que o objetivo é acabar com o acampamento de menor valor). Se alguma das cartas que identificar como iguais para fins de combinação para troca estiver virada para baixo e não for igual porque se lembrou errado ou adivinhou errado, será penalizado e terá que levar cartas extras para o seu acampamento.

O jogo é jogado em três ou quatro rodadas (dependendo da contagem de jogadores), e uma rodada termina quando o baralho se esgota ou quando um jogador grita 'Scram!'. Você grita 'Scram!' se tiver duas ou menos cartas no início do seu turno e estiver confiante de que a pontuação do seu time é menor do que a dos seus oponentes, mas quando gritar 'Scram!', os jogadores ainda terão mais um turno, então é possível que haja uma reversão da sorte... É incentivado a chamar 'Scram!' porque se a pontuação do seu time for confirmada como a menor, ela será registrada como zero. No entanto, se chamar 'Scram!' e a pontuação do seu time for maior que a do seu oponente, adiciona uma penalidade de 10 pontos ao seu total.

Existem regras incluídas para permitir uma versão para três jogadores (ou seja: um contra dois jogadores), mas Scram! está definitivamente no seu melhor com equipes de tamanhos iguais. Há um elemento de forçar a sorte, um teste de memória e dedução, além de haver espaço para ações do tipo Toma Essa também, mas Scram! joga rapidamente: mesmo quando jogávamos quatro rodadas, nossas partidas raramente ultrapassavam os 30 minutos.
https://www.boardseyeview.net/
https://www.facebook.com/boardseye
Nos posts do Board's Eye View vocês podem visualizar fotos 360º...
Traduzido*** por
Marcelo GS
***Todas as traduções são autorizadas pelos autores originais do texto
* Todas as imagens são do post original ou publicadas pela editora.