Post original: https://www.boardseyeview.net/post/kutn%C3%A1-hora
Quando ouvi pela primeira vez o título do jogo da CGE, entendi mal como kennahara, uma expressão iídiche que se traduz literalmente como "sem mau-olhado" ( kein eina hara ); o equivalente a dizer "Deus me livre". Ainda não tinha conhecido a cidade Tcheca de Kutná Hora. Hoje é uma cidade relativamente pequena, mas na Idade Média era um centro econômico próspero que rivalizava com Praga. A sua prosperidade centrava-se nas minas de prata, estas, e o desenvolvimento da cidade, são o tema que sustenta o jogo
Kutná Hora: The City of Silver.
Criado por Ondrej Bystron, Petr Cáslava e Pavel Jarosch,
Kutná Hora é um jogo econômico e de construção de cidades em que 2 a 4 jogadores selecionam, a cada rodada, cinco ações das cartas em suas mãos. Em última análise, deseja gerar pontos de vitória, mas para fazer isso precisará desenvolver edifícios que fornecerão recursos que poderão ganhar para obter o dinheiro necessário para apoiar a maioria das ações no jogo. No início do jogo, cada jogador será membro de três guildas e só poderá adquirir e possuir edifícios afiliados às suas guildas, portanto, várias das peças de construção que surgirão no mercado estarão indisponível para você. Isso imediatamente inicia o jogo com uma assimetria intrigante. Há também um julgamento inicial, mas importante, a ser feito sobre em qual linha do tabuleiro de jogador coloca cada uma das suas três fichas de guilda. Sempre que constrói um edifício de guilda no tabuleiro principal, marca sua propriedade pegando uma casa daquela linha do seu tabuleiro de jogador e as casas em cada linha lhe dão um benefício diferente...

Construir em
Kutná Hora não é apenas uma questão de adquirir uma peça e colocá-la no tabuleiro: pegar a peça é uma ação de Direitos e o custo dependerá de onde a peça de construção está na fila do mercado. Também precisa realizar uma ação de Lote para comprar e marcar um lote no tabuleiro. Uma terceira ação (Construção) para colocar sua peça em seu terreno no tabuleiro. Para isso deverá pagar o custo em madeira, e somente neste momento ganhará os benefícios mostrados na peça. Eles permitem principalmente que avance seu marcador em uma ou mais trilhas de recursos em seu tabuleiro de jogador. Obtém a renda correspondente ao valor de mercado atual de todos os seus recursos exibidos no seu tabuleiro de jogador quando realiza a ação Renda. Também pode realizar uma ação de mineração que envolve comprar uma peça de mineração e colocá-la nas entradas da mina ou ortogonalmente adjacente às peças que já estão na mina. Essas peças geralmente oferecem benefícios de recursos, mas também tenta coletar peças com estrelas, porque a pontuação no final do jogo oferece bônus de controle de área para a maioria em cada um dos quatro níveis da mina. Finalmente, há uma Catedral para construir, com cada etapa oferecendo ações bônus muitas vezes valiosas, mas precisará usar uma ficha de pelicano para apoiar a ação – elas são concedidas com alguns dos edifícios.

No centro do jogo está o mercado dinâmico de recursos. Responde genuinamente à oferta e à procura. Quando um edifício é adicionado ao tabuleiro central, a produção desse edifício aumenta a oferta e, portanto, é provável que reduza o preço desse recurso. No entanto, os edifícios também contribuem para o apelo da cidade, pelo que a população deseja, o que provavelmente aumentará a procura. É um mercado muito fluido, então o ideal é que queira cronometrar suas ações para que as de construção não sejam muito caras, mas as ações de Renda rendam uma quantia valiosa de dinheiro para gastar nos turnos subsequentes. Na verdade, você nunca possui nenhum recurso (não há fichas para a madeira, cerveja ou carne produzida pelas guildas), mas quando realiza a ação de Renda, recebe o valor de cada recurso multiplicado pelo número desse recurso em seu tabuleiro de jogador. Da mesma forma, quando paga o custo em madeira para construir um edifício, paga o valor atual da madeira multiplicado pela quantidade de madeira mostrada em sua carta. Isso significa que os jogadores precisam fazer algumas contas simples no jogo, mas contribui para uma economia de jogo eficiente.

Além do aspecto econômico do jogo, os jogadores precisam estar conscientes da adjacência de seus terrenos, edifícios e minas. O custo de uma ação de Lote ou Mina é determinado em relação aos números das peças adjacentes: deve sempre pagar o maior de todos os valores adjacentes.

A adjacência também conta muito para a pontuação. Além dos edifícios da sua guilda, também pode projetar e construir edifícios públicos. Eles tendem a ter um custo de madeira relativamente alto e você não os possui (então não consegue colocar uma de suas casas neles), mas eles oferecem benefícios ao construtor no momento da construção e, principalmente, estar em sua adjacência pode aumentar substancialmente as pontuações finais dos seus edifícios de propriedade. Vários dos edifícios públicos também geram ‘Patrícios’ que podem pagar para acionar bônus de pontuação específicos, embora isso tenha um custo e, uma vez acionados, eles também beneficiarão outros jogadores que atendam aos critérios de pontuação específicos.
Há muita coisa acontecendo em
Kutná Hora e, com tantas partes móveis, sua primeira partida pode parecer assustadora. As ações e a mecânica individual são bastante simples, mas pode ser difícil no início visualizar como todas elas possuem sinergia. Os primeiros jogadores ingênuos podem achar sensato comprar terrenos para construção baratas, mas certamente pode valer a pena pagar o custo aparentemente alto de alguns terrenos para construção se puder usá-los para aumentar sua pontuação final. Precisa planejar com antecedência seus direitos, lotes, ações de construção e ter certeza de que possui renda para cobrir seus custos. A cada rodada, provavelmente terá que pagar impostos e, se não puder ou optar por não pagar, perderá Reputação (outra trilha no seu tabuleiro de jogador). Este é um jogo onde quase sempre precisará escolher entre opções desejáveis, mas se descobrir que não tem dinheiro suficiente para pagar os impostos na rodada final, a perda de Reputação e a consequente redução de pontos podem fazer toda a diferença entre ganhar ou perder.

Aqui no Board’s Eye View, ficamos impressionados com a rapidez com que este jogo é jogado. Quase não há tempo de inatividade e, mesmo com quatro jogadores, pode esperar terminar um jogo (cinco rodadas; seis rodadas com dois ou três jogadores) em pouco mais de uma hora. Não ganha pontos no final por reter dinheiro; apenas certifique-se de ter retido o suficiente para cobrir aquela incômoda demanda fiscal.
https://www.boardseyeview.net/
https://www.facebook.com/boardseye
Nos posts do Board's Eye View vocês podem visualizar fotos 360º...
Traduzido*** por
Marcelo GS
***Todas as traduções são autorizadas pelos autores originais do texto
* Todas as imagens são do post original ou publicadas pela editora.