Dito (tudo) isso, tem alguns pontos chaves da minha experiência ao longo desses anos que eu gostaria de compartilhar com outros autores.
1 - Não espere por visitantes passivamente
O Diversão Offline é um evento gigantesco, com dezenas de estandes clamando por atenção. Os jogadores vão estar interessados nos novos lançamentos, e os criadores de conteúdo estão correndo contra o tempo pra conseguir cobrir todas as novidades das editoras. A área de protótipos não costuma fazer parte da visitação de boa parte do público, então não fique sentado na sua mesa esperando quem for passar. Saia correndo pelo hall convidando jogadores e os criadores de conteúdo que podem ter interesse no seu jogo.
Lembre-se, segundo a organização do evento a sua mesa NUNCA pode estar vazia, então vá acompanhado.
Um fica na mesa, o outro vai buscar os jogadores.
2 - Não dependa exclusivamente de divulgação externa
Conseguir que alguns criadores de conteúdo façam a cobertura do seu protótipo é excelente, e você deve correr atrás disso, mas esteja ciente de que a maioria dos canais terá muitos outros assuntos a publicar, em especial aqueles que os fãs já esperam. Logo, é natural que a maior parte deles não tenha espaço na pauta pra você.
Dessa forma, FAÇA SUA PRÓPRIA DIVULGAÇÃO.
Tire fotos e poste nas redes sociais, faça vídeos com a opinião dos seus jogadores e divulgue no seu Instagram.
Faça um texto sobre sua experiência e publique aqui na Ludopedia.
Não desperdice o seu próprio potencial de gerar conteúdo no evento, e publique como puder.
Isso fará com que fique mais conhecido no evento seguinte e, com sorte, mais canais vão se interessar em postar sobre seu jogo.
3 - Esteja ciente que as editoras NÃO QUEREM ver protótipos no evento
Se você soubesse quanto as editoras pagam pra estar no evento, entenderia perfeitamente que o foco deles nessa ocasião é outro: Vender.
Eles precisam compensar o investimento vendendo o produto que já possuem, e criando demanda pros lançamentos que estão trazendo.
O foco é no curto prazo, no máximo no espaço de tempo que separa esse Doff do próximo.
Logo, seu jogo, que vai ser uma negociação pra lançar daqui uns 2 ou 3 anos, não está na agenda agitada de assuntos que a editora espera cobrir nesse evento.
Faça contato com as editoras, tente fazer com que te conheçam, e entregue uma Sell Sheet ou outra, mas não se engane achando que eles terão olheiros no evento prontos pra avaliar seu jogo. NÃO TEM. O mais provável no caso de interesse é pedir que entre em contato futuramente pra mostrar seu jogo.
Lembre-se que o evento proporciona um ambiente de interação entre diversos componentes da nossa indústria, e você é apenas mais um Meeple no tabuleiro.
Use bem os seus recursos e aproveite o seu turno.
Seus pontos só dependem de você mesmo.