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  3. Jogos estão baixando de preço

Jogos estão baixando de preço

  • moraesevo
    255 mensagens MD
    avatar
    moraesevo08/05/24 09:55
    moraesevo » 08/05/24 09:55

    Logan_df::
    iuribuscacio::
    Logan_df::Não sei se muitas pessoas pararam para observar, mas o preço dos board games está caindo. É o mercado se regulando? Oferta maior que a demanda? Crise do mercado geral? Sou jornalista e game designer, e me contive para escrever este artigo: até tenho aqui alguns dados, mas o restante é puro “feeling”. Então vamos lá.


    Luciano Marques

    Caro Logan_df

    Luciano, gostei do seu post e achei sua análise muito interessante, no entanto, gostaria de ressaltar, que conforme você mesmo disse, nessa questão de preços, muitas vezes as pessoas comentam com base no seu próprio "feeling". Também é fundamental destacar que o mercado nacional de jogos sofre muitas distorções na questão do preço. 

    Logo de cara, se esbarra com o problema da maioria dos jogos não ter um lançamento contínuo. Apenas os blockbusters são produzidos e lançados no mercado continuamente. E isso nem depende do sucesso do jogo, porque o Wingspan, por exemplo, fez uma sucesso estrondoso, o que indicava que ele passaria a ser produzido regularmente por aqui, mas não foi isso que aconteceu, ou pelo menos é o que indica, aparentemente, a atual dificuldade de encontrar o jogo. Eu digo aparentemente, porque pode ser que essa falta seja apenas momentânea. Mas mesmo que esse não seja o caso do Wingspan propriamente dito, exemplo de jogo de sucesso que esgotou e não foi relançado (The Thing) ou demorou anos (como foi o caso do Stone Age) é o que não falta. Desse modo, como eu sempre digo as editoras nacionais de jogos modernos não tem produtos, elas têm na verdade projetos. A editora imagina que o mercado absorva 2.000 unidades, então ela produz essa quantidade, lança no mercado, e quando a triagem se esgota, pronto o projeto foi finalizado com sucesso, e a editora parte para outro "jogo-projeto". Não há uma vontade das editoras de fidelizar o cliente e fazer com que mais pessoas comprem aquele jogo, o que leva a maiores tiragens e a maiores lucros, pelo maior volume de vendas. São só aquelas 2.000 unidades e acabou. Os jogos só são produzidos e vendidos com alguma regularidade se forem verdadeiros campeões de vendas, como um Dixit, um Ticket to Ride, um Pandemic, um Azul ou um Terraforming Mars da vida.

    Um forte abraço e boas jogatinas!

    Iuri Buscácio
     

    Iuri, interessantíssima essa sua colocação (vai me fazer parar para pensar sobre mais esse assunto). Realmente as variantes são muitas (só essa questão do "jogo-projeto" já modifica demais a questão).
    O fato de novas impressões nossas dependerem de "impressões mundiais" lá fora atrapalha muito também (e quanto maior a demora, maior a especulação por aqui e maiores os preços ficam).
    Não sei se outras pessoas entenderam bem o texto (corro o risco de não ter sido claro), mas quis dizer que os lançamentos são tantos e os preços chegaram a um patamar tão alto que muitos jogos bons estão sendo lançados a R$ 450 e caindo rapidamente para R$ 250, simplesmente porque não vamos conseguir comprar tudo. E obviamente isso não se aplica aos "mais populares e mais vendidos", que nunca, em mercado algum, vão baixar de preço (Wingspan, Azul, Nemesis, etc).
    Grande abraço e obrigado por colaborar no pensamento (ainda continuo matutando o assunto)

    Tá foda de explicar o óbvio, né? É lógico que os jogos demoram a ter reposição porque as editoras brasileiras ainda dependem de tiragem mundial. Se essa galera já reclama de preço alto no lançamento, imagina uma editora tankar uma produção de 500~1000 cópias sozinha kkkkkkkkkkkkkkkkkk Só maluco

    E também ser óbvio falar sobre o fato dos jogos caírem de preço com o tempo porque ainda não temos gente para segurar o tanto de jogo que se lança e ainda mais com a relação salário/preço de jogo ainda ser péssima para o brasileirinho médio.

    1
  • Logan_df
    82 mensagens MD
    avatar
    Logan_df08/05/24 12:33
    Logan_df » 08/05/24 12:33

    caiom88::Cara, todo mundo que ta no hobbie a tempo suficiente pode dizer o contrário. Os jogos estão cada vez mais caros. Os lançamentos vem mais caros,  o poder de compra e a relação moeda real - dólar está cada vez mais desfavorável para o real. Acho que vc deve estar se referindo somente a um monte de jogo usado mofado ou que flopou nas estantes/armazéns ai. Esses sim. 
    Tem a questão também que o mercado está ficando mais maduro na questão do consumo. 

    Olá, Caio.
    Então, a reflexão é justamente sobre a maturidade do mercado de consumo dos board games.
    Acho que a maioria das pessoas que leu não entendeu o óbvio: é claro que os lançamentos hoje são mais caros que os lançados em 2021, 2022. Os celulares, os carros, a comida, a roupa... TUDO está mais caro que em 2022. Por vários motivos, dólar, juros, etc, etc.
    A reflexão foi justamente essa: diante dos aumentos que ocorreram (naturalmente), as pessoas se negaram a comprar tanta coisa por esse preço e o reflexo disso foi a queda de preços nos board games (apenas a minha percepção).
    Distilled, Tekhenu, Corrosion, Golem, entre outros não tinham mofo. E não floparam (na minha opinião são ótimos jogos, foram sucesso lá fora e muitos deles recomendados nas feiras internacionais - famoso hype). Caíram de preço por conta desse (talvez) amadurecimento do mercado (que acho que está acontecendo). "Tem muito jogo lançado e por preço absurdo? Então vou escolher a dedo e vou comprar só quando tiver com um preço mais aceitável". E é daí que vem a regulação que citei (e que não sei se engata, se sustenta. Mesmo porque nosso meio está cheio de malucos que continuam comprando tudo pelo preço que vier).
    Abs

    6
  • Rimor
    1175 mensagens MD
    avatar
    Rimor08/05/24 12:39
    Rimor » 08/05/24 12:39

    Acho q estou chovendo no molhado, mas eu trocaria a Ideia de preços baixando por notar que o teto parou de subir. O resto é teste de mercado, e vender por 1,5 o valor pra a cada 10 unidades ter vendido 15.  Aí depois baixar em 30-40% pra pegar a wave do "segundo mercado" que consome pós lançamento. As vezes alguém joga essas máximas um pouco pra cima ou pra baixo, mas tem sido isso.

    2
  • marlonklc
    90 mensagens MD
    avatar
    marlonklc09/05/24 22:43
    marlonklc » 09/05/24 22:43

    trprado::A verdade é que o sistema não vai se regular nunca no Brasil, pois a mentalidade no Brasil é máximo lucro por menor quantidade e menor qualidade. Você não ver ninguém lançar jogos com 30% de lucro, o lucro real chega a passar mais de 100%, até é compreensível, pois não é algo que tem recompra constante, é algo que vendeu uma vez por grupo e no geral acabou a venda. Os jogos de tabuleiro também não são nem pensados para a classe média, ou melhor dizendo, a classe média baixa que compõem boa parte de um provável publico comprador 1 vezes ao ano e que representa uma população maior do que a classe media base e a classe média alta, esse sim que acredito que comprem 3 jogos ao ano. Pior que se deixar a própria classe média se sabota preferindo preços altos a ver classes inferiores terem os mesmos produtos de entretenimento que eles em mão. No foco as classes sociais tem de amadurecer e falar e dar um basta e dizer o que esta caro, junto as editoras, e até mesmo a do calango tem de se interessar em vender mais por um lucro menor, isso é, lucrar por quantidade e não por maior lucratividade por item, parece que estamos na industria de carros. E se alguém falar que eles estão certos em lucrar mais deve ser louco, pois quando você lucra por quantidade, significa que existem uma maior gama de clientes, e uma maior gama de clientes significa que mesmo se um produto não for bem nas vendas, ainda existira uma boa quantidade de pessoas o consumindo e um mercado maior para essa empresa, ainda mais em jogos de tabuleiro onde quase não existe concorrência direta e existe muito colecionismo.

    de onde você tirou lucro de 100%? nem alimento tem isso tudo de lucro real. Acho que se precipitou. Tem vários vídeos de influencer explicando como é composto o preço de um jogo.

    1
  • HeitorFerreira
    213 mensagens MD
    avatar
    HeitorFerreira13/05/24 11:50
    HeitorFerreira » 13/05/24 11:50

    Logan_df::
    caiom88::Cara, todo mundo que ta no hobbie a tempo suficiente pode dizer o contrário. Os jogos estão cada vez mais caros. Os lançamentos vem mais caros,  o poder de compra e a relação moeda real - dólar está cada vez mais desfavorável para o real. Acho que vc deve estar se referindo somente a um monte de jogo usado mofado ou que flopou nas estantes/armazéns ai. Esses sim. 
    Tem a questão também que o mercado está ficando mais maduro na questão do consumo. 

    Olá, Caio.
    Então, a reflexão é justamente sobre a maturidade do mercado de consumo dos board games.
    Acho que a maioria das pessoas que leu não entendeu o óbvio: é claro que os lançamentos hoje são mais caros que os lançados em 2021, 2022. Os celulares, os carros, a comida, a roupa... TUDO está mais caro que em 2022. Por vários motivos, dólar, juros, etc, etc.
    A reflexão foi justamente essa: diante dos aumentos que ocorreram (naturalmente), as pessoas se negaram a comprar tanta coisa por esse preço e o reflexo disso foi a queda de preços nos board games (apenas a minha percepção).
    Distilled, Tekhenu, Corrosion, Golem, entre outros não tinham mofo. E não floparam (na minha opinião são ótimos jogos, foram sucesso lá fora e muitos deles recomendados nas feiras internacionais - famoso hype). Caíram de preço por conta desse (talvez) amadurecimento do mercado (que acho que está acontecendo). "Tem muito jogo lançado e por preço absurdo? Então vou escolher a dedo e vou comprar só quando tiver com um preço mais aceitável". E é daí que vem a regulação que citei (e que não sei se engata, se sustenta. Mesmo porque nosso meio está cheio de malucos que continuam comprando tudo pelo preço que vier).
    Abs

    Deixa eu ver se entendi: pra você tem tem jogos muito bons, mas que não estão vendendo bem o suficiente no Brasil, e por isso o preço deles aqui cai?
    Meu querido, isso se chama flopar. Pode ter ganho o prêmio X na casa do caralho, mas se não vende bem no Brasil, flopou nele e pronto. Não é auto-regulação, é só a editora liquidando estoque pra desocupar espaço e pra trazer mais jogos que vendem bem a preço cheio (como hypados e Zombicides).
    Inclusive, se você tivesse exemplificado com um Zombicide, cuja linha de fato tem baixado o preço de tabela como um todo no país, estaria mais correto em sua afirmação. Mas porque vende mal? Talvez, pois tá mofando muito e a boa-fé da editora tá abalada. Ou talvez compense diminuir o lucro dos lançamentos e vender mais rápido, pra não ter que cortar na própria carne depois.
    Mas esses aí que você citou? São todos jogos nichados (dentro de um mercado já de nicho) e que floparam mesmo, não é todo mundo que se interessa. O mito do jogador que "amadurece" e vai pro euro não se sustenta no Brasil. Se você acha esses jogos bons, é mera opinião, isso não converte eles em sucesso de vendas em nossas terras.

    1
  • R DKS
    148 mensagens MD
    avatar
    R DKS13/05/24 14:33
    R DKS » 13/05/24 14:33

    Eu já acho que no máximo há de tempos em tempos quedas insignificantes após grandes períodos de altas.

    O jogo que antes era lançado a 350 agora é lançado a 600 e encalhado depois é vendido por 400,00.

    E  quando é jogo usado OOP tudo vale. Eu tenho o Santorini na minha lista de desejos aqui e quando surge uma cópia a 400, 500 reais, logo ela é vendida - com avarias, mofo tratado com sanol, o que for. O que seguraria isso seria a importação, mas como importar aqui no Brasil além de caro é uma fonte quase interminável de dor de cabeça...

    1
  • Logan_df
    82 mensagens MD
    avatar
    Logan_df13/05/24 14:54
    Logan_df » 13/05/24 14:54

    efaultattr=:Deixa eu ver se entendi: pra você tem tem jogos muito bons, mas que não estão vendendo bem o suficiente no Brasil, e por isso o preço deles aqui cai?
    Meu querido, isso se chama flopar. Pode ter ganho o prêmio X na casa do caralho, mas se não vende bem no Brasil, flopou nele e pronto. Não é auto-regulação, é só a editora liquidando estoque pra desocupar espaço e pra trazer mais jogos que vendem bem a preço cheio (como hypados e Zombicides).
    Inclusive, se você tivesse exemplificado com um Zombicide, cuja linha de fato tem baixado o preço de tabela como um todo no país, estaria mais correto em sua afirmação. Mas porque vende mal? Talvez, pois tá mofando muito e a boa-fé da editora tá abalada. Ou talvez compense diminuir o lucro dos lançamentos e vender mais rápido, pra não ter que cortar na própria carne depois.
    Mas esses aí que você citou? São todos jogos nichados (dentro de um mercado já de nicho) e que floparam mesmo, não é todo mundo que se interessa. O mito do jogador que "amadurece" e vai pro euro não se sustenta no Brasil. Se você acha esses jogos bons, é mera opinião, isso não converte eles em sucesso de vendas em nossas terras.

    Caríssimo, 
    Realmente "eu achar jogo Y ou Z bom" é mera opinião (não sei se leu direito, mas no início do artigo disse que seria um texto sobre o meu feeling, não sobre algo escrito em pedra). Assim como o seu conceito de FLOPAR é mera opinião sua. É um conceito só seu. E você jamais deve impor isso sobre alguém. Bom, pelo menos essa é minha opinião.
    Abs, e obrigado por contribuir
      

    5
  • Rimor
    1175 mensagens MD
    avatar
    Rimor13/05/24 17:45
    Rimor » 13/05/24 17:45

    Logan_df::
    Deixa eu ver se entendi: pra você tem tem jogos muito bons, mas que não estão vendendo bem o suficiente no Brasil, e por isso o preço deles aqui cai?
    Meu querido, isso se chama flopar. Pode ter ganho o prêmio X na casa do caralho, mas se não vende bem no Brasil, flopou nele e pronto. Não é auto-regulação, é só a editora liquidando estoque pra desocupar espaço e pra trazer mais jogos que vendem bem a preço cheio (como hypados e Zombicides).
    Inclusive, se você tivesse exemplificado com um Zombicide, cuja linha de fato tem baixado o preço de tabela como um todo no país, estaria mais correto em sua afirmação. Mas porque vende mal? Talvez, pois tá mofando muito e a boa-fé da editora tá abalada. Ou talvez compense diminuir o lucro dos lançamentos e vender mais rápido, pra não ter que cortar na própria carne depois.
    Mas esses aí que você citou? São todos jogos nichados (dentro de um mercado já de nicho) e que floparam mesmo, não é todo mundo que se interessa. O mito do jogador que "amadurece" e vai pro euro não se sustenta no Brasil. Se você acha esses jogos bons, é mera opinião, isso não converte eles em sucesso de vendas em nossas terras.

    Caríssimo, 
    Realmente "eu achar jogo Y ou Z bom" é mera opinião (não sei se leu direito, mas no início do artigo disse que seria um texto sobre o meu feeling, não sobre algo escrito em pedra). Assim como o seu conceito de FLOPAR é mera opinião sua. É um conceito só seu. E você jamais deve impor isso sobre alguém. Bom, pelo menos essa é minha opinião.
    Abs, e obrigado por contribuir
      

    Do ponto de vista geral, se um jogo não vendeu bem, cai metade do preço e sai fazendo a alegria nas mesas Brasil'zão afora ele passa a ser um sucesso, blz? blz!!!. Veja o Blackout: Hong Kong lançado por 380 e vendido por 99 numa dada janela promocional (caso não tenha acompanhado, foi em 2021.2, antes durante e depois da black). Agora, cabe notar que os jogos são trazidos dentro de um certo interesse de mercado, então estamos falando das editoras, e nesse sentido esse mesmo exemplo passa a ser um FLOP contundente. $em muito o que anali$ar. Elas querem é que o jogo esgote no lançamento, isso não é questão de opinião, infelizmente. Sem insultar a inteligência de ninguém mas o feirante mais bem sucedido é o que vendeu todas as frutas no início da manhã ou o que teve que ir baixando o preço no início da tarde, e baixou novamente no fim do dia pra tentar zerar o estoque? (supondo que ambos tenham que vender naquele mesmo dia?)

    Se tiver um tempinho no hobby vc vai ver várias versões desse mesmo debate (e carteirada de veterano é um saco, não falo nesse sentido). O fato é que a menos que vc seja um INSIDER de alguma empresa, só resta especulação e bom senso mais ou menos nesse sentido: jogos disponíveis em 15-20 sites diferentes por quase metade do preço são uma coisa, jogos em 9-10 sites pelo preço de lançamento ou pouco abaixo são outra e jogos indisponíveis nos sites mais conhecidos ou em vários sites que vc procure são ainda outra instância. Talvez a confusão esteja em olhar pra uma dúzia de jogos que estão 30% off, ou 50% off e considerar que os jogos estão ficando mais baratos... TALVEZ seja só o fato de você estar conhecendo com mais propriedade o mercado do pós novidade, o mercado dos jogos que não venderam tudo que foi almejado, os fora de safra, e se for esse o caso, bem vindo ao clube, pq eu tô neles a um tempão e devo comprar uns 2 lançamentos no ano (Quando muito).

    4
  • Logan_df
    82 mensagens MD
    avatar
    Logan_df13/05/24 21:43
    Logan_df » 13/05/24 21:43

    Rimor::
    Logan_df::
    Deixa eu ver se entendi: pra você tem tem jogos muito bons, mas que não estão vendendo bem o suficiente no Brasil, e por isso o preço deles aqui cai?
    Meu querido, isso se chama flopar. Pode ter ganho o prêmio X na casa do caralho, mas se não vende bem no Brasil, flopou nele e pronto. Não é auto-regulação, é só a editora liquidando estoque pra desocupar espaço e pra trazer mais jogos que vendem bem a preço cheio (como hypados e Zombicides).
    Inclusive, se você tivesse exemplificado com um Zombicide, cuja linha de fato tem baixado o preço de tabela como um todo no país, estaria mais correto em sua afirmação. Mas porque vende mal? Talvez, pois tá mofando muito e a boa-fé da editora tá abalada. Ou talvez compense diminuir o lucro dos lançamentos e vender mais rápido, pra não ter que cortar na própria carne depois.
    Mas esses aí que você citou? São todos jogos nichados (dentro de um mercado já de nicho) e que floparam mesmo, não é todo mundo que se interessa. O mito do jogador que "amadurece" e vai pro euro não se sustenta no Brasil. Se você acha esses jogos bons, é mera opinião, isso não converte eles em sucesso de vendas em nossas terras.

    Caríssimo, 
    Realmente "eu achar jogo Y ou Z bom" é mera opinião (não sei se leu direito, mas no início do artigo disse que seria um texto sobre o meu feeling, não sobre algo escrito em pedra). Assim como o seu conceito de FLOPAR é mera opinião sua. É um conceito só seu. E você jamais deve impor isso sobre alguém. Bom, pelo menos essa é minha opinião.
    Abs, e obrigado por contribuir
      

    Do ponto de vista geral, se um jogo não vendeu bem, cai metade do preço e sai fazendo a alegria nas mesas Brasil'zão afora ele passa a ser um sucesso, blz? blz!!!. Veja o Blackout: Hong Kong lançado por 380 e vendido por 99 numa dada janela promocional (caso não tenha acompanhado, foi em 2021.2, antes durante e depois da black). Agora, cabe notar que os jogos são trazidos dentro de um certo interesse de mercado, então estamos falando das editoras, e nesse sentido esse mesmo exemplo passa a ser um FLOP contundente. $em muito o que anali$ar. Elas querem é que o jogo esgote no lançamento, isso não é questão de opinião, infelizmente. Sem insultar a inteligência de ninguém mas o feirante mais bem sucedido é o que vendeu todas as frutas no início da manhã ou o que teve que ir baixando o preço no início da tarde, e baixou novamente no fim do dia pra tentar zerar o estoque? (supondo que ambos tenham que vender naquele mesmo dia?)

    Se tiver um tempinho no hobby vc vai ver várias versões desse mesmo debate (e carteirada de veterano é um saco, não falo nesse sentido). O fato é que a menos que vc seja um INSIDER de alguma empresa, só resta especulação e bom senso mais ou menos nesse sentido: jogos disponíveis em 15-20 sites diferentes por quase metade do preço são uma coisa, jogos em 9-10 sites pelo preço de lançamento ou pouco abaixo são outra e jogos indisponíveis nos sites mais conhecidos ou em vários sites que vc procure são ainda outra instância. Talvez a confusão esteja em olhar pra uma dúzia de jogos que estão 30% off, ou 50% off e considerar que os jogos estão ficando mais baratos... TALVEZ seja só o fato de você estar conhecendo com mais propriedade o mercado do pós novidade, o mercado dos jogos que não venderam tudo que foi almejado, os fora de safra, e se for esse o caso, bem vindo ao clube, pq eu tô neles a um tempão e devo comprar uns 2 lançamentos no ano (Quando muito).

    Então, Rimor.
    Estou nessa há bastante tempo. Não sei se viu os bate papos anteriores, mas acho que fui falho em comunicar a ideia completa (e fui remendando nos comentários).
    Em resumo: Todos os jogos subiram de preço nos últimos anos (como qualquer produto, qualquer mesmo). Mas os jogos ganharam uma escalada escrota: o "400 é o novo 200" (essa frase ficou na boca de todo mundo. Comprei muito lançamento de 200 e deixei de comprar quando eles viraram 400, 500 paus.
    O texto é uma reflexão sobre a não aceitação desse "400 é o novo 200". Pelo menos em muitos jogos. Jogos que chegaram cheio de hype como Golem, Tawantisuyu (chegou a 400 e hoje tá 130), Distilled vieram nesses 400, mas muitos jogadores se negaram a gastar isso. E o resultado que tenho observado: esses jogos estão baixando de preço. É o que estou vendo. Aconteceu com uma pá de jogos... Praga foi outro. Não fiz uma lista por pura preguiça, mas conseguiria chegar fácil nos 50 títulos nesses 2 últimos anos.
    Existem os flops? Claro que existem (nunca deixaram de existir). Hong Kong foi um puta flop. E te digo, nesse caso aí é porque o jogo é ruim mesmo (pelo menos no meu círculo ninguém sequer achou o jogo mais ou menos). Já os que citei acima entraram na coleção de muitos.
    Mas é interessante ver como a percepção da galera é bem particular (e essa é a ideia de artigos, provocar debates). É o objetivo do comunicador. Se essa "auto-regução" vai chegar porque essa percepção da galera vai se estender? Não tenho ideia (mesmo porque citei o mercado de usados que o povo ainda abusa). Mas eu sou otimista e espero que cada vez mais as pessoas passem a não aceitar o "400 como novo 200".
    Abs

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  • iuribuscacio
    3148 mensagens MD
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    iuribuscacio14/05/24 17:21
    iuribuscacio » 14/05/24 17:21

    Grobejunior::

    Realmente é preciso concordar que a quantidade de variáveis é tanta, que talvez nem seja possível avaliar pormenorizadamente e com um rigor maior, com base em dados, o comportamento do mercado de jogos usados, dentro de todas a sua complexidade. Porque dizer que os preços estão subindo ou descendo é fácil, qualquer um faz, o difícil, extremamente difícil, é provar esse tipo de afirmação. Tomara que alguém algum dia consiga!

    Olá, Iuri.

    E se conseguisse os dados da quantidade de novos inscritos ano a ano na Ludopedia?

    Pode ser que mostrasse a porcentagem de avanço dos novos no hobbie, o que confirmaria que estão entrando mais pessoas, em peso ou não.

    Claro que nem todos acabam criando uma conta no canal, mas é uma ideia.

    Sei que seria uma medida longe de ser exata, mas quem sabe daria um norte.

    Parabéns pela discussão.

    Grobe.

    Caro Grobejunior

    Perdão pela demora na resposta, mas como você não me marcou eu fiquei sem saber que você tinha me citado.

    Quanto ao que você disse, eu concordo, porém é preciso ressalvar que esse seria apenas mais um dado, e um tanto o quanto incompleto, porque conforme você mesmo destacou, nem todo mundo que entra para o hobby se cadastra no Ludopedia. Por outro lado, obviamente esse seria mais algum dado que é sempre melhor que dado nenhum. No mais, para falar em tendência de mercado eu acho que o mais importante seria ter uma evolução do preço dos jogos em geral, ao longo do tempo, em uma grande amostragem. Só que isso é bem mais difícil e complexo do que parece. 

    Em primeiro lugar quando nós dizemos que "no geral os preços dos jogos estão subindo", o pressuposto é que nós estamos tirando uma média, comparando jogos equivalentes. Isso porque não adianta nada comparar o preço de uma jogo familiar com poucos componentes com um jogo 4x pesando 10kg de material. Só aí já surge um grande problema, porque os parâmetros para dizer quais jogos são equivalentes entre si não são claros. Uma cópia usada do Azul custa até o triplo de uma cópia usada do Blackout Hong Kong, não porque tenha mais componentes, mas porque é muito melhor cotado dentro do hobby. Portanto, o preço de um jogo é distorcido pelo seu sucesso de vendas. Claro que nós poderíamos comparar o preço do mesmo jogo, mas isso, conforme eu já disse antes, só funciona com jogo que são produzidos e lançados no mercado constantemente. Nesse caso você pode pegar o preço da tiragem atual de um Carcassonne, e comparar com quanto custava na tiragem anterior, mas aí se esbarra no fato de pouquíssimos jogos terem essa longevidade, e estarem sendo lançados regularmente.

    Em segundo lugar o mercado de board games é um setor econômico com muita especulação, e o preço do jogo depende muito de outros fatores que nada tem a ver com o custo de produção. O HYPE e o FOMO que são gerados artificialmente pelas editoras e que influenciam diretamente no preço dos jogos, são dois desses fatores, e importantíssimos por sinal. Todo o investimento de HYPE e FOMO que uma editora faz em cima de um título, pode funcionar ou não, e mesmo que funcione o grau de sucesso disso é bastante variável. O HYPE em cima do Heat funcionou muito bem e o jogo saiu por R$ 500,00, quando muita gente apostava que viria por 300 ou no máximo 400 reais. Por outro lado, não me parece (essa é apenas a minha opinião) que o Scout esteja tendo o mesmo tratamento, em termos de investimento em HYPE,  por parte da editora. Obviamente são jogos diferentes, com públicos diferentes, faixa de preços diferentes e pesos estratégicos comerciais diferentes.

    Em terceiro lugar, é sempre importante lembrar que o mercado de board games trabalha com produtos que cada um é um universo em si mesmo. Cada jogo é muito diferente do outro e sujeito a intervenções diferentes dos fatores internos. Assim sendo, falar em média dentro de um setor com produtos tão diversificados é sempre uma temeridade.

    Isso tudo leva a crer que, em tese não dá para dizer se o preço dos jogos estão aumentando ou diminuindo, com base em dados sólidos e verificáveis. E olha que eu deixei de fora uma quantidade enorme de fatores importantes e que devem ser considerados, porque caso contrário o texto ficaria ainda maior do que já está.   
     
    Por outro lado, mesmo não havendo dados concretos que corroborem o aumento ou diminuição dos jogos, é preciso levar em consideração a experiência pessoal das pessoas que compõem a comunidade boardgamer. Nos diverso tópicos a respeito de preços de jogos, já existe mais do que um consenso de que eles estão aumentando e muito. Eu não vejo quase ninguém defendendo que os jogos estão baixando de preço, nem teria porque, afinal desde o término da pandemia, praticamente todos os produtos e serviços aumentaram de preço, até para poder recuperar, ao menos em parte, os prejuízos econômicos causados pela Covid19. O que talvez tenha ocorrido é uma desacelerada na escalada de preços dos jogos, e isso pode ser confundido com uma redução. O Heat saiu por R$ 500,00, que não é os R$ 700,00 que se poderia esperar, mas também não é os R$ 250,00, que realmente representaria uma diminuição dos preços. E sempre lembrando que esse é apenas um título que de forma alguma representa uma tendência de mercado.

    Um forte abraço e boas jogatinas!

    Iuri Buscácio   

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Jogos estão baixando de preço
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