Grobejunior::
Realmente é preciso concordar que a quantidade de variáveis é tanta, que talvez nem seja possível avaliar pormenorizadamente e com um rigor maior, com base em dados, o comportamento do mercado de jogos usados, dentro de todas a sua complexidade. Porque dizer que os preços estão subindo ou descendo é fácil, qualquer um faz, o difícil, extremamente difícil, é provar esse tipo de afirmação. Tomara que alguém algum dia consiga!
Olá, Iuri.
E se conseguisse os dados da quantidade de novos inscritos ano a ano na Ludopedia?
Pode ser que mostrasse a porcentagem de avanço dos novos no hobbie, o que confirmaria que estão entrando mais pessoas, em peso ou não.
Claro que nem todos acabam criando uma conta no canal, mas é uma ideia.
Sei que seria uma medida longe de ser exata, mas quem sabe daria um norte.
Parabéns pela discussão.
Grobe.
Caro
Grobejunior
Perdão pela demora na resposta, mas como você não me marcou eu fiquei sem saber que você tinha me citado.
Quanto ao que você disse, eu concordo, porém é preciso ressalvar que esse seria apenas mais um dado, e um tanto o quanto incompleto, porque conforme você mesmo destacou, nem todo mundo que entra para o hobby se cadastra no Ludopedia. Por outro lado, obviamente esse seria mais algum dado que é sempre melhor que dado nenhum. No mais, para falar em tendência de mercado eu acho que o mais importante seria ter uma evolução do preço dos jogos em geral, ao longo do tempo, em uma grande amostragem. Só que isso é bem mais difícil e complexo do que parece.
Em primeiro lugar quando nós dizemos que "no geral os preços dos jogos estão subindo", o pressuposto é que nós estamos tirando uma média, comparando jogos equivalentes. Isso porque não adianta nada comparar o preço de uma jogo familiar com poucos componentes com um jogo 4x pesando 10kg de material. Só aí já surge um grande problema, porque os parâmetros para dizer quais jogos são equivalentes entre si não são claros. Uma cópia usada do Azul custa até o triplo de uma cópia usada do Blackout Hong Kong, não porque tenha mais componentes, mas porque é muito melhor cotado dentro do hobby. Portanto, o preço de um jogo é distorcido pelo seu sucesso de vendas. Claro que nós poderíamos comparar o preço do mesmo jogo, mas isso, conforme eu já disse antes, só funciona com jogo que são produzidos e lançados no mercado constantemente. Nesse caso você pode pegar o preço da tiragem atual de um Carcassonne, e comparar com quanto custava na tiragem anterior, mas aí se esbarra no fato de pouquíssimos jogos terem essa longevidade, e estarem sendo lançados regularmente.
Em segundo lugar o mercado de board games é um setor econômico com muita especulação, e o preço do jogo depende muito de outros fatores que nada tem a ver com o custo de produção. O HYPE e o FOMO que são gerados artificialmente pelas editoras e que influenciam diretamente no preço dos jogos, são dois desses fatores, e importantíssimos por sinal. Todo o investimento de HYPE e FOMO que uma editora faz em cima de um título, pode funcionar ou não, e mesmo que funcione o grau de sucesso disso é bastante variável. O HYPE em cima do Heat funcionou muito bem e o jogo saiu por R$ 500,00, quando muita gente apostava que viria por 300 ou no máximo 400 reais. Por outro lado, não me parece (essa é apenas a minha opinião) que o Scout esteja tendo o mesmo tratamento, em termos de investimento em HYPE, por parte da editora. Obviamente são jogos diferentes, com públicos diferentes, faixa de preços diferentes e pesos estratégicos comerciais diferentes.
Em terceiro lugar, é sempre importante lembrar que o mercado de board games trabalha com produtos que cada um é um universo em si mesmo. Cada jogo é muito diferente do outro e sujeito a intervenções diferentes dos fatores internos. Assim sendo, falar em média dentro de um setor com produtos tão diversificados é sempre uma temeridade.
Isso tudo leva a crer que, em tese não dá para dizer se o preço dos jogos estão aumentando ou diminuindo, com base em dados sólidos e verificáveis. E olha que eu deixei de fora uma quantidade enorme de fatores importantes e que devem ser considerados, porque caso contrário o texto ficaria ainda maior do que já está.
Por outro lado, mesmo não havendo dados concretos que corroborem o aumento ou diminuição dos jogos, é preciso levar em consideração a experiência pessoal das pessoas que compõem a comunidade boardgamer. Nos diverso tópicos a respeito de preços de jogos, já existe mais do que um consenso de que eles estão aumentando e muito. Eu não vejo quase ninguém defendendo que os jogos estão baixando de preço, nem teria porque, afinal desde o término da pandemia, praticamente todos os produtos e serviços aumentaram de preço, até para poder recuperar, ao menos em parte, os prejuízos econômicos causados pela Covid19. O que talvez tenha ocorrido é uma desacelerada na escalada de preços dos jogos, e isso pode ser confundido com uma redução. O Heat saiu por R$ 500,00, que não é os R$ 700,00 que se poderia esperar, mas também não é os R$ 250,00, que realmente representaria uma diminuição dos preços. E sempre lembrando que esse é apenas um título que de forma alguma representa uma tendência de mercado.
Um forte abraço e boas jogatinas!
Iuri Buscácio