por Moisés Pacheco - PUBLICADO ORIGINALMENTE EM http://onboardbgg.com/2016/06/26/expandindo-a-mesa-style-is-the-new-goal/

Com a chegada de Stone Age no Brasil (novamente) pela Devir, nada mais natural do que falarmos da sua expansão "Style is the New Goal", ou seja, o Estilo é a Nova Meta!
Nesta expansão temos a chegada dos adornos feito de ossos de animais, do comércio, de novas cabanas, de novas cartas de civilização e de peças para um quinto jogador.
Mecânica:
– Alocação de trabalhadores
– Coleção de conjuntos
– Rolagem de dados
Ossos (ou "Adornos"):
A principal mudança nesta expansão é a inserção de um novo tipo de token, os ossos (ou adornos). Um osso no formato de um dente vale uma unidade e um osso no formato de um anel vale três unidades. Os ossos ficam disponibilizados na mesma região do campo de caça (coleta de comida). Os ossos podem ser coletados da mesma forma que o alimento: um somatório que resulte em um número múltiplo de dois. Ao realizar uma rolagem no campo de caça e conseguir o número total de quatro, por exemplo, o jogador pode coletar duas comidas, ou uma comida e um osso, ou ainda dois ossos. Um lembrete importante: ossos não são recursos, desta forma não podem ser utilizados na fase de alimentação.
Cabana de Comércio e Trilha de Comércio:
Um mini-tabuleiro vem com esta expansão que sobrepõe o canto inferior esquerdo do tabuleiro original. Temos agora uma nova cabana, a cabana de comércio. Neste local podem ser alocados dois meeples, ganhar dois ossos da reserva e avançar um ponto na trilha de comércio.
O seu nível na trilha de comércio indica o seu poder de troca. No início da trilha, os jogadores podem trocar dois ossos por um tipo de recurso qualquer (menos comida); no nível intermediário, essa troca se torna 1:1; e nos níveis mais altos, a troca passa a ser 1:2, ou seja, um osso pode ser trocado por dois recursos.
A troca dos ossos só ocorre uma vez por rodada por jogador e, só pode ser utilizada se faltarem recursos para a aquisição de uma carta de civilização ou cabana. Um jogador só pode negociar se não alocou trabalhadores na Cabana de Comércio nesta rodada.

Novas cartas de civilização:
Um novo espaço para uma carta extra de civilização está disponível no novo mini-tabuleiro. A carta neste espaço só pode ser adquirida ao custo de três ossos. Se o jogador desejar, ele pode pagar mais três ossos e comprar uma carta fechada do topo do baralho (mas só valerá a parte de pontuação).
Além do novo espaço, novas cartas foram adicionadas ao baralho, um novo símbolo cultural, novos bônus e novos multiplicadores de pontuação pela trilha de comércio.
Novas cabanas:
A expansão contém novas cabanas, algumas são da antiga expansão "The New Huts". Existem cabanas bem mais baratas (que valem menos pontos) e algumas cabanas especiais que servem como campos de coleta de recursos privado (com um número limitado de espaços e uma maior probabilidade de coleta).
Quinto jogador:
A expansão ainda contém peças para a adição de um quinto jogador (cor preta). Novos meeples, marcadores e tokens de recursos extras foram adicionados na caixa.
Marcador de pontuação:
Cinco marcadores, com o número 100 de um lado e 200 de outro, facilitam a marcação de pontos final.
Considerações Finais:
Stone Age: Style is the New Goal adiciona diversos elementos para dar mais velocidade ao jogo. O tempo de partida reduz significativamente com a utilização da expansão, se não houver um quinto jogador.
Novas estratégias são possíveis com os novos elementos adicionais. Esta expansão dá uma lufada de rejogabilidade ao jogo básico, veterano em trazer jogadores ao mundo dos "eurogames".
Não é muito fácil achar esta expansão no Brasil e não sei dizer se a Devir irá trazê-la. Ela é vendida por quase o mesmo preço do jogo básico, mas considerando a quantidade de componentes que vem na caixa, o valor é mais do que bem pago.

O principal ponto negativo da expansão é o desnecessário quinto jogador. A adição destes meeples fazem o jogo demorar muito mais do que deveria (o jogo básico já demora mais que o necessário). Use por sua conta e risco, eu avisei!
Algumas pessoas questionam a parte temática sobre o suposto capitalismo na idade das pedras… mas, cá entre nós: Stone Age nunca foi muito fiel a parte histórica, não é? Ou você achava que os homens da idade da pedra eram loiros, de olhos azuis e trabalhavam garimpando ouro, como os da caixa básica?
Pontos Positivos
– Caixa com diversos novos elementos ao jogo;
– Agiliza o tempo de jogo com a utilização dos ossos, seja para obter cartas, cabanas ou comprar cartas fechadas;
– As novas cabanas adicionam novas habilidades, e custos diferenciados;
Pontos Negativos
– A suposta infidelidade temática pode desagradar alguns jogadores;
– A adição de um quinto jogador atrasa drásticamente a duração das partidas;