Minha lista foi elaborada com jogos disponíveis em português, em que tentará compilar um pouco de cada esperiência ao jogar (partindo do 1 ao 5), e, conforme o vídeo, é uma sugestão de ordem de compra. Ainda considerei o fato de que, geralmente, quem decide começar a comprar jogos tenta comprar jogos mais acessíveis financeiramente, com isso procurarei deixar 3 primeiros jogos abaixo dos R$ 200,00.
1) Dixit - pois é um party game que lembra bem as mecânicas do jogo do dicionário, facilmente compreendido e explicado, com isso sendo fácil convencer os amigos que pouco conhecem jogos modernos a sentar na mesa e jogar.
2) Bang! - pois é um jogo de papéis escondidos, em que haverá blefe, interação e o fator eliminação de jogadores (o que ainda será comum a um grupo iniciante), além de ser barato (a versão pocket então nem se fala).
3) Quartz - pois é um jogo de trolação bem rápido e interativo, que gerará uma necessidade de jogar outra partida assim que encerrado. Além de ser um jogo bem bonito aos olhos.
4) Flash Point - começamos a elevar o preço dos jogos, e nada melhor que um jogo com miniaturas no lugar de peões, o que fica bem agradável aos olhos. Além disso, será a primeira experiência do grupo com um jogo fullcoop, o que é uma novidade (geralmente) para o grupo.
5) Abyss - recentemente lançado, esse jogo tem uma arte muito atraente, não há grande complexidade e uma boa dose de estratégia. Não digo que é um gateway (os três primeiros jogos se ocuparam disso), mas é uma boa evolução para a coleção iniciada pelos outros quatro jogos.
Ps.: não quiz incluir jogos consagrados como gateways, como é o caso de Carcassonne, Catan, Ticket to Ride, King of Tokyo e outros, simplesmente pelo fato de querer indicar jogos diferentes dos usuais. Tirando Ticket to Ride (que já tive), tenho todos os outros jogos que citei nesta observação e os recomendo também.