Expansões grandes:
Ribeirinhos: foi a primeira expansão, então não tem muito conteúdo além das facções.
- Companhia Ribeirinha: facção dos castores. É a facção mais interessante do jogo, com a dinâmica de vender serviços. Tem que ser meio cara de pau pra vender bem, não funciona legal com pessoas tímidas e introvertidas
- Lagartos Cultistas: minha facção favorita, é difícil de jogar, mas mesmo perdendo eu me divirto jogando
- Malandro: mais um malandro pro jogo. Eu particularmente dispenso. Um malandro já é chato, imagina 2. Mas adiciona 3 novos malandros, mais diversidade pra quem gosta de jogar com ele.
Submundo: vem com 2 novos mapas além das facções. É bom que agrega pra todo mundo, não só pra quem vai escolher a facção nova.
- Ducado Subterrâneo: toupeiras, são frequentemente comparadas aos gatos, só que melhores. É sempre bom uma facção com reach alto (grandes exércitos, se espalham bem pelo mapa)
- Conspiração Corvídea: corvos terroristas. Na teoria são muito interessantes, na prática meio que ninguém se importa muito com as conspirações, só enfiam a porrada neles. Muitos dizem que são a facção mais fraca do jogo.
- Mapa da Montanha/Lago: tabuleiro dupla face com 2 novos mapas, mudam bastante o jogo.
Saqueadores: 2 facções de reach alto, muitos exércitos, além dos capangas que são muito bonitinhos
- Senhor das Centenas: ratos fascistas, podem pegar itens das ruínas e roubar itens criados por jogadores. Se espalham bem pelo mapa com uma bolota que vai amassando tudo no caminho.
- Guardiões de Ferro: texugos. Dizem que são a facção mais forte do jogo. Mas são muito difíceis. Tem que ficar contando clareiras, comparar com nível de relíquia. É um parto pra aprender, depois flui. Jogabilidade parecida com a das Rapinas, mas mais flexível.
- Capangas: muito bonitinhos, mas acho que adiciona uma complexidade maior do que deveria ao jogo. Além disso, acho que só tem alguns capangas nessa caixa. Pra ter todos você tem que comprar várias expansões menores.
Expansões pequenas:
Pacote do malandro: mais 3 malandros e 9 meeples diferenciados pra cada malandro. Pelos meeples eu adorei.
Deck de Exilados: muda bastante pra algumas facções. Recomendo pra dar uma variada no jogo e pra tirar as malditas cartas de Proteção do deck original
Pacote de Marcos: mais conteúdo, não recomendo pra iniciantes
Pacotes de capangas: como eu disse acima, são vários pacotes (3 eu acho), fica caro e é um modo de jogo muito complexo, Root pode ser aproveitado bem sem eles.
Autômatos: nunca usei, não costumo jogar sozinho.
Esqueci de alguma coisa?
EDIT: Minha opinião é a seguinte
Objetivamente, eu acho que a melhor para se comprar é a expansão
Submundo. Tem uma facção com Reach alto, tem uma facção meio underdog, tem 2 mapas a mais. É bastante conteúdo pra começar.
Subjetivamente, a minha expansão favorita é a
Ribeirinhos. Eu amo os lagartos, eu amo a dinâmica que os castores trazem pro jogo. Foda-se o malandro.
Acho que a expansão
Saqueadores pode competir com a Submundo pelo posto de melhor expansão no geral, mas para iniciantes, eu acho que Saqueadores tem muita mecânica diferentona (Senhor da Guerra, Facção que usa item, Relíquias, Capangas)