Post original: https://coopgestalt.com/2019/09/21/review-of-detective-city-of-angels-cooperative-mode/
Fui um dos patrocinadores do Kickstarter para
Detective: City of Angels. E esse jogo demorou a chegar: tão tarde que chegou aos "Jogos Mais Antecipados” de Zee Garcia duas vezes: uma vez em 2018 e outra em 2019. A entrega deveria ser em setembro de 2018 e foi entregue em agosto de 2019.
Ele ficou na minha estante por quase um mês depois que o comprei. Cada vez que ia jogar, percebia “Oh, é 1 contra muitos ou 1 contra competitivo. Por que comprei?" Até que um dia abri as regras e me lembrei porque:
As três maneiras de jogar Detective: City of Angels
Sim! Existe um modo cooperativo. A maioria das outras análises se concentrará no modo clássico ou no modo confronto direto. Vamos nos concentrar aqui apenas como um jogo cooperativo. (Afinal, este é um blog de jogos cooperativos).
Abrindo
Uau! Que grande arte quando abre a caixa!
Quando abri a caixa pela primeira vez, fiquei impressionado com a arte de todos os pequenos personagens! Tão colorido! E as artes laterais ficaram muito legais!
Há muitas fichas: acontece que não se usa tantas para o jogo cooperativo. Os marcadores de Estresse e Adivinhação Final são usados SOMENTE no jogo cooperativo.
Folhas de casos (notas para resolução)
Este é definitivamente um jogo de dedução com aspectos misteriosos! Os jogadores preencherão uma ficha de caso... bem, apenas uma ficha de caso compartilhada para toda a equipe cooperativa (embora cada um de nós ainda fizesse suas próprias anotações separadamente quando jogávamos). A Folha de Caso é a forma como acompanha as informações que descobriu.
O tabuleiro é ENORME e mal coube na minha mesa. Na verdade, quando jogávamos, todos os 4 jogadores iam para a frente ou para as bordas da mesa, enquanto o tabuleiro ficava pendurado na beirada! É bem legal…
Livro de casos: briefing
Cada jogador recebe um livro de instruções… embora, tecnicamente, todos provavelmente possam compartilhar um no jogo cooperativo. É bom para acompanhar.
Este é o livro mais importante do jogo cooperativo: os jogadores leem seções de textos bastante temáticos para coletar informações.
Seções do livro de detetive para ler!
As cartas (e estas são USADAS SOMENTE NO JOGO COOPERATIVO) fornecem o número da seção a ser lida no livro de casos quando estiver pronto para investigar “alguma coisa”.
Os componentes do modo Chisel e modo clássico
Existem MUITOS componentes relacionados ao Chisel e ao modo competitivo. Você não precisa desses componentes para o jogo cooperativo (embora você IRÁ usar o livro do Chisel acima para ver a resposta final). No modo competitivo, o Chisel é como um Dungeon Master (DM), comandando a aventura e lendo textos e passagens temáticas. No jogo cooperativo, a leitura é compartilhada entre os jogadores, e gira a cada turno… não há DM: os jogadores estão jogando contra o jogo.
O modo cooperativo usa chapéus, cubos e miniaturas, mas não as outras fichas.
O livro de regras
O livro de regras é muito colorido e bom. O único problema é que o livro de regras é voltado para o Modo Clássico (modo competitivo) e o modo cooperativo só é discutido depois de todo o Modo Clássico ser discutido (e muitas dessas regras nem são relevantes).
Então, lutei UM POUCO com as regras. Mas o Modo Sleuth, tinha sua própria seção (e uma seção bem grande) para o jogo cooperativo. Ele até mostrou uma imagem de preparação APENAS para o jogo cooperativo!
Gostaria que o jogo fosse voltado para o jogo cooperativo ( Modo Sleuth ) em vez do jogo competitivo ( Modo Clássico ), mas consegui chegar ao modo cooperativo rapidamente.
Jogabilidade
A partida é jogada por cada personagem com 4 ações (representadas pelos 4 cubos). Cada jogador tem a chance de realizar suas 4 ações no tabuleiro. Depois de realizar suas ações (mover, procurar suspeito ou local, perguntar), o contador do dia (na extremidade direita do tabuleiro) desce. Se chegar ao Dia 1 (ou ao marcador de palpite final, que sobe quando fica muito estressado), você precisa resolver QUEM FEZ, COMO FEZ e POR QUE FEZ (suspeito, arma, motivo). Se falhar, poderá ir para a prorrogação e fazer mais alguns turnos. E resolver o caso ou não!
O jogador ativo executa suas ações, enquanto o jogador à sua esquerda consulta as Cartas de Detetive (para saber o que acontece quando ele procura ou questiona), e o jogador à sua direita lê o livro do Detetive, descrevendo “O que aconteceu”.
O jogo é muito parecido com
Agents of SMERSH ou
Tales of the Arabian Nights: é baseado em uma história com muita leitura. Porém, também há muito ar temático! Você não apenas lê: os jogadores realmente fazem uma escolha! Depois que o texto for lido, poderá contestá-lo! Pode pensar que o suspeito está mentindo e abalá-lo! Às vezes, recebe novas informações (“Eu sabia que eles estavam mentindo!”) … e às vezes você causa ESTRESSE (“Eu disse que não estava mentindo!!! Vou chamar a polícia!”) Se você causar MUITO ESTRESSE , encurta o jogo (faz com que o marcador de palpite final suba).
Achei muito temático poder “agredir” os suspeitos.
Jogo Solo
Portanto, este jogo funciona muito bem como modo solo. O modo solo é essencialmente o modo cooperativo, mas com apenas 1 detetive. Então, parabéns ao
Detective: City of Angels: todos os jogos cooperativos precisam de um modo solo viável.
Joguei sozinho, aprendi o jogo, me diverti… mesmo tendo perdido. Me preocupei com a parte de contar histórias: para mim ler muito texto em uma partida solo não funciona bem, mas como tive a opção de “desafiar” a resposta após a leitura, senti que tinha mais escolha! Isso me manteve engajado.
Este jogo funcionou bem no modo solo.
Vários jogadores
O jogo funcionou muito bem com vários jogadores! Mesmo que haja apenas um jogador ativo, alguém está sempre fazendo alguma coisa!
Um está ativo em seu turno, outro está consultando a carta do Detetive (para descobrir onde ler no livro do Detetive) e o outro está lendo o livro do Detetive! Mesmo em um jogo com 4 jogadores, o 4º jogador pode fazer anotações nas cartas!
Todos estão ativos! Então o mistério em si foi interessante!
Os casos
Para ser claro, este é um jogo de dedução e resolução de um mistério (só vi assassinato até agora). Isto não é
Detetive ou
Convidados Indesejados onde você elimina coisas com precisão (“Ah, aqui está uma carta: risque o ícone dela”). Você tem que ouvir a maneira como certos suspeitos respondem às perguntas, tem que olhar as evidências com atenção e entender algo da natureza humana. Se quer um mistério que seja resolvido de forma precisa e metódica como o Detetive, esse jogo pode não ser para você. Realmente tem que juntar as peças compreendendo a natureza humana, bem como as evidências!
Certamente há elementos de dedução que são muito importantes, mas senti que realmente para encontrar a solução final foi necessário olhar abaixo da superfície.
Conclusão
No final das contas, este é um jogo fantástico. Gostei dele como um jogo solo e meus amigos e eu gostamos como um mistério cooperativo. Todos nós nos divertimos!
Detective: City of Angels é muito parecido com Agents of SMERSH e Tales of Arabian Nights. Há muita história e os jogadores leem bastante o livro. Mas há um mistério para desvendar! Isso é uma bênção e uma desgraça! O mesmo mistério que torna Detective: City of Angels muito mais temático e envolvente do que Agents of SMERSH e Tales of Arabian Nights também limita a repetição de Detective: City of Angels. Existem apenas 9 casos que vêm na caixa principal! E depois de jogá-los, você realmente ficará satisfeito e dificilmente os jogará novamente. Felizmente, já existem expansões por aí!
No final das contas, dou 8/10.
Por Richard Saunders (saunders)
https://coopgestalt.com/
Traduzido*** por
Marcelo GS
***Todas as traduções são autorizadas pelos autores originais do texto
* Todas as imagens são do post original ou publicadas pela editora.