VitorMX::Allan_pandah::Por alguma razão o público decidiu que o sagrada é similar ao azul ao ponto que ambos não podem coexistirem juntos.
Vc é obrigado a escolher apenas 1 deles,
Como azul vendeu mais, a Galápagos supostamente desistiu do sagrada e focou só no azul.
Não sei de onde tu tirou isso. Tenho os dois e não vejo semelhança entre eles além de serem abstratos e ter uma pegada puzzles. Anos que tenho os dois na coleção e o feeling de cada um não tem nada a ver.
Acho que a Galapagos não pensou dessa forma. Tem quase 1500 pessoas querendo o Sagrada aqui no ludopedia. Venderia fácil se a Galapagos trouxesse então talvez não seja só a Galapagos querer, deve ter coisa por trás.
Caro
VitorMX
Com todo o respeito, mas você já parou para pensar que talvez, outras pessoas tenham uma opinião diferente da sua, e que possam achar o Azul e p Sagrada suficientemente parecidos a ponto de não fazer sentido ter os dois na coleção?
Veja bem, eu tenho os dois e também acho que eles são diferentes, mas essa é apenas a minha opinião. Certamente você vai concordar que outras pessoas podem pensar diferente de nos dois e nem por isso estarem erradas, até porque o feeling que você citou é algo muito subjetivo, ou seja depende de cada um. Sinceramente, eu acho que os dois são jogos distintos, mas também não acho que eles sejam tão "água e óleo" assim. Por isso entendo perfeitamente que outras pessoas achem os dois bastante assemelhados.
No mais, eu acho que não há nenhuma dúvida de que o Azul vendeu muito mais do que o Sagrada, independente de ser melhor ou pior, o que por si só já é muito discutível. Então eu não acho que exista esse algo pro trás que você citou que impeça a Calango de relançar o jogo. Eu acho que a questão é dinheiro mesmo. O Sagrada é um ótimo jogo, teve um bom desempenho em vendas, mas também não é essa "coca-cola" toda não, nem fez tanto sucesso assim. Basta pensar no Tigris & Euphrates um dos melhores jogos de todos os tempos, que infelizmente não caiu no gosto do público brasileiro e vendeu muito abaixo do que esse clássico merecia e do que a editora esperava.
No fim tudo se resume ao sucesso de vendas, os jogos que vendem absurdamente bem continuam a ser produzidos, porque as editoras obvaimente não querem deixar de ganhar dinheiro com eles. Esse é o caso por exemplo de Catan e Carcassonne, que provavelmente continuarão a ser produzidos e vendidos por muitos anos ainda. Já o Sagrada mesmo sendo bom, e tendo vendido bem, provavelmente teve o seu tempo de glória que passou, e atualmente não deve ser mais interessante comercialmente a ponto da Calango cogitar um relançamento. Pelo menos essa é a minha opinião.
Um forte abraço e boas jogatinas!
Iuri Buscácio