Quando decidi comprar uma mesa para jogar (a que eu tinha até então era pequena), levei em consideração diversas opções, como aquelas que são voltadas para nosso nicho. Porém acabei resolvendo adquirir uma mesa convencional. Aqui vão os problemas que encontrei nas mesas "gamer".
1. Aproveitamento do espaço. Ainda que essas mesas sejam grandes, suas superfícies não são contínuas. Na altura "normal", há uma moldura de cerca de 10 centímetros que geralmente ficará ociosa. Em jogos que incluem tabuleiros de jogador, por exemplo, eles costumam ser deixados até perto da borda em uma mesa convencional. Na mesa dedicada, esses tabuleiros ficam só cabem na parte do fundo. Por isso, pode haver problemas em jogos que ocupam muito espaço e que muitas vezes exigem manejo na superfície.
2. Ângulo de visão. Este é provavelmente o fator que mais me incomoda. Eu tenho a sensação de estar jogando dentro de uma caixa, e não em uma mesa. Em qualquer momento em que eu recosto na cadeira, perco a visão de uma parte do jogo, aquela que está mais próxima de mim. A sensação negativa vai ainda além desta explicação. Simplesmente me parece bem antinatural.
3. Limpeza. O tecido da mesa é lindo quando ela é nova, mas suja rápido, e é muito mais difícil de limpar adequadamente.
4. Espaço para pernas. Por causa do rebaixamento da superfície, quem tem pernas um pouco mais longas ou rechonchudas (e eu me encaixo em ambas as categorias) vai enfrentar maior desconforto. Cruzar as pernas debaixo da mesa não é possível. Além disso, sempre vejo que essas mesas têm quatro pernas nas pontas, em vez de uma estrutura central de apoio. Isso também pode limitar o movimento individual, bem como atrapalhar que se acomodem mais jogadores em volta da mesa.
5. Tampo removível: um trambolho que vai acabar ficando encostado por aí. Acho um estranho conceito: se a mesa é projetada para ser uma experiência definitiva para o jogador (como às vezes se anuncia), por que ela deve ter um tampo removível? Tampar a mesa serviria a uma solução híbrida: mesa de sala de jantar e mesa de jogo, em que se permite que o jogo seja eventualmente coberto sem ser removido do lugar. Nesse caso, então não seria uma mesa dedicada ao jogo, mas uma mesa para espaços limitados e para jogos especialmente demorados e que não podem ser guardados. Por mais que eu jogue, inclusive jogos longos, nunca me vi nessa situação.
6. Preço. Para justificar ainda mais o produto, ele costuma ser projetado com gavetinhas, porta-copos e outros acessórios que são pouco usados e o encarecem ainda mais, tornando-o bem mais caro que uma mesa convencional do mesmo porte e da mesma qualidade.
Como escolhi minha mesa? Primeiro, procurei chegar a uma superfície ideal e percebi que seria de 140x90cm. Um tampo muito maior não é necessariamente melhor. As mesas de jantar que têm às vezes 1 metro ou até um pouco mais de largura costumam deixar os jogadores muito longe uns dos outros, e com frequência são altas demais. Uma mesa muito mais longa também deixará distante o sexto jogador, se houver, uma vez que cinco sempre podem estar próximos com dois diante de dois e um na cabeceira. O tamanho que escolhi balanceia bem a necessidade de espaço para jogos grandes e a capacidade de aproximar os jogadores na experiência.
No final, acabei encontrando uma de 160x90cm, que atendeu muito bem. É uma mesa típica de escritório, robusta sem ter nada dispendioso. Ela tem um tampo com acabamento do tipo "fórmica", que não marca (pode deixar o copo molhado) e é extremamente fácil de limpar. Sua altura é boa e ela é muito cômoda para as pernas e para ajeitar os jogadores em qualquer local em volta dela, já que é suportada por uma estrutura central de apoio. Sendo um móvel projetado para escritório, é ainda mais econômica, por estar em um mercado competitivo, especialmente em comparação com um mercado de luxo (em que se encaixa a mesa "gamer"). Durável? Está fazendo 10 anos, passou por uma mudança e posso dizer que parece nova.
Espero que este breve artigo possa auxiliar pessoas em busca de uma mesa para jogos. Procurei justificar todos os aspectos mencionados, mas, claro, é sempre opinião. Não precisa vir me desancar, não, hehehe! Espero que os donos de mesas gamers estejam satisfeitos em suas necessidades! Eu sei que, no meu caso, já tenho minha mesa definitiva. Obrigado pela leitura, abraços!