patrickbnu::Joabfast::patrickbnu::Fica aí uma questão interessante, será que esse mofo é da galápagos mesmo ou vem antes dela? (claro, mesmo assim, ainda é um problema).
Pergunto pois moro na cidade ao lado do depósito e a região aqui é úmida mesmo, os jogos mofam se não cuidar - mas isso não acontece de um dia para o outro, tem que ficar nesse ambiente um tempinho bacana, ainda mais pensando em jogos lacrados - a questão é: um lançamento não ficou tempo o suficiente lá no depósito para mofar.. será que está mofando antes disso?
Tenho outra pergunta pra vc refletir:
Pq os mesmos jogos que são vendidos mofados aqui da Galápagos, não são vendidos lá fora com mofo?
Talvez isso até responda a sua pergunta.
Lembas::patrickbnu::Fica aí uma questão interessante, será que esse mofo é da galápagos mesmo ou vem antes dela? (claro, mesmo assim, ainda é um problema).
Pergunto pois moro na cidade ao lado do depósito e a região aqui é úmida mesmo, os jogos mofam se não cuidar - mas isso não acontece de um dia para o outro, tem que ficar nesse ambiente um tempinho bacana, ainda mais pensando em jogos lacrados - a questão é: um lançamento não ficou tempo o suficiente lá no depósito para mofar.. será que está mofando antes disso?
Edições importadas dos mesmos jogos não vêm com mofo
Como vocês podem afirmar isso? Costumam frequentar fóruns de todos os países? Nunca tivemos problemas de mofo relatado no BGG? Minha pergunta é honesta, e não para invalidar as vossas, pois eu não frequento e não tenho ideia de como é esse problema mundo afora.
---
Longe de mim querer defender a galápagos, até porque já tive muito jogo que mofava e sei como é chato demais isso. Só levantei um ponto que fiquei curioso, pois até então era só com jogo encalhado, etc... e pela minha experiência com mofo, fiquei em dúvida se realmente no GWT era ou não (e também vendi alguns já e ninguém que comprou comentou sobre ter mofo no deles também)
Caro
patrickbnu
Rapaz para ter dar uma resposta bem embasada, eu acabei de fazer uma pesquisa rápida no Google, e percebi que realmente existem diversas entradas no BGG falando de mofo (mold).
Só que há uma diferença fundamental. No BGG quando as pessoas comentam sobre mofo, elas estão falando da situação em que elas se mudaram para locais mais húmidos ou que devido a algum problema o mofo surgiu em alguns jogos antigos que elas compraram sem esse problema. Essa é uma situação até comum e que pode acontecer com qualquer pessoa. Isso é totalmente diferente do problema que a comunidade boardgamer brasileira tem com jogos mofados, porque no nosso caso, os jogos já vem mofados da própria editora, e vendidos como se não tivessem problema algum.
Tirando o caso do Mage Knight, cujo problema de mofo aparentemente foi na fábrica, e afetou cópias no mundo todo, quantos jogos grandes você ficou sabendo que foram vendidos lacrados e mofados, no mercado internacional, e em quantos desses casos a editora fingiu que não tinha nada a ver com a história?
Nenhuma editora de jogos norte-americana ou europeia vai correr o risco de vender um jogo lacrado e mofado, e por razões diferentes. Nos EUA as pessoas processam e ganham fortunas das empresas por razões muito mais fúteis, imagina uma empresa colocar no mercado um produto que inclusive pode fazer mal à saúde. Se isso acontecesse a editora faria um recall de todas as unidades na mesma hora, e isso para não falar nos danos à reputação da empresa. Já na Europa nenhuma editora faria o que a Calango faz aqui no Brasil simplesmente porque logo na primeira, o nome da empresa ia para a lama. Eu duvido que um alemão, um dos povos mais exigentes do mundo, aceitaria ficar com um jogo lacrado e mofado, talvez nem de graça. A própria editora eu acho que teria vergonha de fazer uma coisa dessas. Imagina se uma Ravensburger, uma empresa centenária, vai arriscar sua reputação lançando um jogo mofado, fazendo de conta que está tudo bem, e talvez vendendo o jogo alguns meses depois com desconto. Se a editora fizesse uma coisa dessas, o mais provável é que as pessoas devolvessem o jogo, pedissem o reembolso e nunca mais comprassem nada dessa editora, e empresa nenhuma vai querer correr esse risco.
Só para se ter ideia de como as empresas na Europa levam a reputação a sério, existem diversos relatos de jogos importados que foram extraviados nos nossos Correios ou danificados no transporte, e a editora não manda uma peça de reposição, mas sum uma cópia inteira do jogo, para compensar o transtorno, que nem foi ela quem causou. É a esse ponto que editoras gringas chegam para defender a sua reputação e o seu bom nome, porque elas sabem que o futuro da empresa depende disso. Agora compara isso com o tratamento que as editoras nacionais dispensam aos seus consumidores.
Outro episódio bastante ilustrativo foi o da Crise do Tainted Grail na Coreia do Sul (quem quiser saber mais é só ler
https://ludopedia.com.br/topico/45276/o-que-boardgamers-brasileiros-podem-aprender-com-coreanos). Quando a coisa foi relatada no BGG, e quando a Awaken Realms, viu que o problema podia respingar nela, na mesma hora entrou na parada e cobrou satisfações da Summon Games a editora coreana local que lançou o jogo. A própria editora sul-coreana é quem teve de bancar o conserto do jogo, independente do prejuízo, ou nunca mais lançava nada da Awaken Realms. E isso foi causado por apenas 150 jogadores sul-coreanos que deram nota 1 no jogo no BGG, explicando que agiam assim não porque o jogo fosse ruim, o que não era o caso, mas sim porque a editora coreana fez uma péssimo trabalho na versão local do board game. Parece até que as editoras sul-coreanas fazem estágio aqui no Brasil com editoras brasileiras.
Mais ou menos na mesma época houve um grande problema com o Nemesis, que curiosamente também é da Awaken Realms. Por isso eu e mais alguns outros "Brancaleones" defendemos que se fizesse a mesma coisa com o Nemesis, mas os fãs do jogo e da editora desceram o sarrafo na gente, além de nos xingar bastante, dizendo que não era justo nem correto fazer isso porque o jogo era ótimo, e não merecia nota 1. Claro que o justo e correto era a pessoa pagar R$ 1.000,00 no jogo e receber um produto com defeito. Infelizmente as pessoas ficaram muito focadas na questão da tradução da "Intrusora" e deixaram passar os outros problemas. E o resultado está aí. Talvez se as pessoas tivessem agido de outra forma, e protestado tal qual os sul-coreanos, e a editora do mofo tivesse levado uma chamada da editora gringa ou até mesmo da sua matriz, talvez, e eu digo talvez, nós hoje não estivéssemos vivendo essa situação absurda de comprar um jogo lacrado e ele vir mofado. Como não fizemos nada lá atrás, hoje simplesmwente colhemos aquilo que plantamos.
Mas também pode ser que eu esteja sendo chato demais, afinal de contas, mofo não atrapalha a jogabilidade. Qualquer coisa é só passara um pouquinho de Sanol, e ficar feliz porque, de repente, dá para descolar um desconto legal, se o próximo lançamento imperdível, absolutamente fundamental e obrigatório em qualquer coleção também vier mofado.
Alguém tem alguma dúvida de que, se o Heat ou o Food Chain Magnate vierem com mofo, mesmo assim ambos serão campeões de vendas...
Um forte abraço e boas jogatinas!
Iuri Buscácio