Bora falar sobre Darwin’s Journey, jogo que ainda não foi anunciado no Brasil, mas parece que em breve será!
Antes de começarmos o texto efetivamente, preciso de um parágrafo para me “vangloriar” sobre a nossa versão. Compramos Darwin’s Journey em Essen e, por acaso, na hora que fomos buscar o jogo (comprei pelo site antes), o artista Paolo Voto estava lá e desenhou dentro da caixa do nosso jogo. Achamos incrível e ele ainda fez uma versão diferente para cada uma das pessoas da fila! - que a gente tenha visto, pelo menos. Segue a foto aqui embaixo!
Agora, sobre o jogo: é
complexo (3.87/5.00 no bgg),
foi um pouco difícil de aprender, o
manual é extenso e tem
várias ações diferentes, porém conforme você joga, você vai pegando o jeito e
o jogo flui bem. Na segunda partida já foi bem tranquilo.
Por enquanto,
jogamos somente partidas em 2 jogadores que duraram cerca de 2h.
O jogo tem
5 rodadas. A cada rodada, você joga entre 4 a 5 turnos.
Cada
rodada tem 3 fases:
- Ações: aloca um trabalhador e faz todas as ações relacionadas;
- Recompensas: você ganha recompensas por ser o jogador com mais selos em cada uma das áreas de correspondências;
- Manutenção: tudo volta para os jogadores e começa a preparação para a próxima rodada.
A fase principal, obviamente, é a fase de ações. É a
típica alocação de trabalhadores. Um jogador por vez, coloca um trabalhador, faz a ação e vem o próximo… Porém, não é tão simples assim. Você deve pagar moedas para o banco para cada seção já ocupada do tabuleiro - moedas são um tanto quanto escassas, principalmente, no começo do jogo.
Existem muitas ações diferentes e caminhos para seguir. Você pode explorar a ilha; pode viajar de barco para a próxima ilha e com isso liberar mais exploradores;
você DEVE estudar para que seus trabalhadores ganhem conhecimento - aliás, esse ponto é muito bom. Cada trabalhador começa com 1 selo de conhecimento (vermelho, azul, verde ou amarelo) e cada espaço de ação tem uma exigência. Por exemplo, para navegar X espaços, você precisará que o trabalhador alocado tenha pelo menos 2 selos azuis (exemplo fictício). Assim, para que você possa realizar ações cada vez melhores, é importante coletar um bom número de selos e usar seus trabalhadores de forma estratégica. A partir do momento que você coloca um selo na linha de um trabalhador, ele ficará até o final do jogo. Além disso, trabalhadores com 4 e 6 selos, ganham bônus nas ações que fizerem.
É um pouco difícil falar das ações, já que existem mais de 10 diferentes, mas todas se encaixam perfeitamente na temática do jogo.
Darwin’s Journey é realmente um jogo complexo, que vai te fazer fritar bastante, mas que você acaba pegando o jeito fácil (não quer dizer que você vai jogar bem… Fui piorando conforme aprendi kkkkkk).
O jogo rodou super bem em 2 jogadores e teve BASTANTE AP (Analysis Paralysis).
Em 2 jogadores, você tem que gastar mais dinheiro para usar áreas já utilizadas (inclusive por você mesmo), então o começo do jogo é bem apertado - talvez o jogo inteiro continue assim.
Acredito que Darwin’s Journey tem bastante rejogabilidade. Ele tem diversos tiles de objetivos pessoais, objetivos de rodada, tiles da área de cartas, tiles de ação, tiles de animais… É tile pra caramba e, sim, o
setup é demorado.
Resumindo:
Adoramos o jogo, dá pra dar uma boa fritada, tem a contabilização de pontos finais (cheio de nuances) que adoramos e flui super bem depois que você aprende.
Acho que tem tudo pra ser um dos melhores jogos que conhecemos esse ano.
Ah! E ele acabou com Encyclopedia pra nós. Não que eles sejam compatíveis em termos de mecânicas, mas eu comprei ambos pela temática e Darwin’s Journey executa a temática de uma maneira muito melhor, tudo é muito mais fluido e conectado. Pretendemos dar adeus para Encyclopedia.
Já jogou
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