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  4. Dúvidas gerais.

Dúvidas gerais.

Robinson Crusoé: Aventuras na Ilha Amaldiçoada
  • avatar
    TRPolenta07/03/24 00:58
    avatar
    TRPolenta
    07/03/24 00:58
    11 mensagens MD

    Boa noite,

    Ontem joguei a primeira missão e me surgiu algumas dúvidas que, a princípio, não consegui solucionar pelo manual (já peço perdão se estava la e passou despercebido).

    1 - Especificamente sobre o cenário 01 ("Náufragos"), com relação a colocar as madeiras na ficha de cenário para criar a "pilha de madeira", consta na ficha o seguinte: 
    "Para alcançar o objetivo do cenário, a pilha de madeira deve ser totalmente erguida (cada estágio deve conter a quantidade de madeira indicada). Com exceção do Mastro e do Óleo (veja abaixo), madeira só poderá ser colocada na pilha antes da Fase de Ação." (pg. 28)
    Minha dúvida seria: Na fase 3 da rodada ("Fase de produção"), se eu produzir madeiras nesta fase (as quais vão direto para os "recursos disponíveis"), eu poderia, desde já, utilizar essas madeiras para colocá-las na "pilha de madeira" antes de passar para a Fase 4 ("Fase de ação")? 

    Dúvidas gerais sobre regras do jogo:

    2 - No manual, na preparação da partida, com relação ao deck de invenções, diz para pegar as 9 cartas iniciais e, posteriormente, pegar aleatoriamente 5 cartas do deck de invenções e colocá-las no tabuleiro. Em relação ao restante das cartas de invenção, o manual fala para deixá-las ao lado do tabuleiro. (pg. 4)

    A minha dúvida seria: Quando estas cartas de invenção que ficaram de fora vão entrar no jogo (Elas entram em jogo)? 

    3 - Durante a partida, uma determinada carta pediu para "Se possível: Descarte 3 invenções". No momento, havia uma "Faca" e o "Atalho" construídos. 
    No manual diz: "Qualquer carta ou ficha de Descobrimento descartada é retirada inteiramente da partida. Cartas de Mistério e de Invenções são exceções. (...) Se as cartas de Invenção são descartadas (removidas do tabuleiro), são embaralhadas novamente no deck de Invenções" (Pg. 25)
    Como a carta diz "se possível", eu descartei as duas cartas de invenção construídas (Faca e Atalho).
    A duvida seria: "Descartá-las" seria perder os efeitos de ambas as cartas (Faca: perder +1 "Arma"/ Atalho: "Perder ficha de atalho e seus benefícios") e embaralhá-las no deck de invenções que fica ao lado do tabuleiro?
    Caso seja isso, fiquei na dúvida como eu poderia pegá-las novamente (ai entra a minha dúvida numero 2 acima). Achei tenso isso, porque a faca é um item inicial, e, caso "perder" ela, seja colocá-la fora de jogo (ao inves de simplesmente colocar de volta ao tabuleiro com o lado de invenção para cima), isso dificultaria MUITO para construir outros itens que necessitam da Faca como requisito.
    (Não sei se ficou claro a dúvida, mas enfim, tentei explicar da melhor maneira possível). 
    OBS: Na partida, tinha a "Exploradora", a qual o item "Atalho", é seu item inicial especial. Neste caso, caso a resposta acima seja de realmente descartá-la e embaralhá-la no deck de invenções, eu teria que fazer isso mesmo sendo o item inicial especial da personagem? Não deveria voltar o item com lado de invenções para a tabuleiro da personagem?

    4 - Todos os itens que constam o ícone de "Trabalhador X (construção, exploração, caça ou coleta)", após construído, eu ganho esse trabalhador em toda rodada para usá-lo como suporte nessas determinadas "X" ações, é isso, né?

    Desde já, agradeço a atenção e respostas!

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  • thiago_paiffer
    6 mensagens MD
    avatar
    thiago_paiffer07/03/24 09:43
    thiago_paiffer » 07/03/24 09:43

    Olá! Bom, faz um tempo que não jogo esse jogo, mas dei uma confirmada aqui em algumas coisas no BGG e no manual para auxiliar:

    1. Sobre o cenário 1: é isso mesmo, essa madeira que é produzida na fase de produção pode ser colocada na pilha. Inclusive, um erro que eu cometi muitas vezes nesse cenário foi achar que tinha sempre que colocar o numero de madeiras total (1, 2, 3, 4 e 5), mas você pode ir colocando aos poucos. Ex: se gera 1 de madeira por fase de produção, pode ir sempre colocando esse 1.

    2. Sobre o deck de invenções: existem cartas de evento e do deck de tesouro que podem fazer você sacar invenções. O carpinteiro possui uma habilidade que deixa você "cavar" o deck de invenções, sacando 5 cartas e escolhendo uma para colocar no tabuleiro. Então sim, elas podem entrar em jogo. 

    3. Sobre esse efeito de descartar invenções: existe uma pequena distinção no jogo que não fica clara no manual, mas quando o texto de uma carta se refere a "invenção", ele está falando de uma carta não construída. O texto usa o termo "item" quando se refere a algo que já foi construído. O efeito em cima de um item que você construiu geralmente será você ter que retorná-lo ao lado não construído, como você mencionou (apesar de que pode sim haver casos em que haja descarte de algo construído, são muitas cartas, não lembro de todas e esse jogo é bem punitivo kkkkk). Portanto, nesse caso do descarte de invenções, você pode escolher quaisquer cartas que não tenha construído (até mesmo invenções iniciais ou do personagem). Geralmente sempre temos um ou outra invenção inutil que nem pretendemos construir e esses que são descartados.

    No caso, uma carta que está do lado da invenção não tem nenhum efeito ativo no jogo, pois ainda não foi construída. Quando você é obrigado a virar um item construído para o lado de invenção, você deve sim reverter seu efeito sempre que possível. Vou dar dois exemplos:

    - No caso da faca, que dá +1 de armas. Caso você tenha ainda nivel 1 de arma ao ter que virar essa invenção, você deve sim retornar ao nível 0. Caso não tenha, tudo bem (raro caso em que esse jogo não te pune por não ter algo).
    - No caso de um item construído ser requisito para uma outra invenção (se não me engano, a faca mesmo é necessária para o arco). Se você já construiu esse item, não tem porque perder o efeito (você já usou a faca para fazer o arco). Caso não tenha, ai sim você tira o marcador de requisito da carta de invenção (a faca quebrou antes de você fazer o arco).

    Existe um ponto importante sobre esse efeito de virar uma carta de item para o lado de invenção: isso ocorrerá durante a fase de ação, que acontece simultaneamente. Isso significa que no exemplo acima do arco, caso você tivesse alocado um trabalhador na ação de construir, mas sofreu uma penalidade na ação de coletar que vem antes, por meio de uma carta de evento, a faca ainda estará disponível para ser usada para construir o arco, pois somente no fim da fase de ação que todos os efeitos das ações são contabilizados. 

    4. Sobre trabalhadores adicionais: os trabalhadores que você ganha por item inicial, ficha de descobrimento ou via cartas de mistério são de uso único. Os trabalhadores que você ganha ao construir itens são permanentes e podem ser usados toda rodada. 

    Espero ter ajudado! Esse jogo sofre da sindrome de manual confuso, mas é um excelente jogo solo/co-op.

    4
  • TRPolenta
    11 mensagens MD
    avatar
    TRPolenta07/03/24 10:09
    TRPolenta » 07/03/24 10:09

    Bom dia, thiago_paiffer!

    Primeiramente, muito obrigado pela atenção e por todo o trabalho em ir pesquisar a respeito para responder as questões :D

    As respostas ficaram muito claras!!

    Sobre a dúvida 02, com seu explicação, agora ficou claro hahaha
    Eu estava confundindo justamente essa questão de "invenção" e "item". E realmente acho que é algo fácil de confundir, pois no manual consta "30 cartas de invenção", ai cada carta tem o "Lado de invenção" e "Lado Item". Então da pra ter uma confusão quando a carta diz para descartar invenções, pois, em tese, uma carta de invenção também é um item (carta de invenção virada para o lado de item). Enfim hahahaa
    O importante é que, com sua resposta, agora ficou bem claro! hahaha



    Sobre o manual, realmente achei meio omisso em alguns pontos, então, mesmo jogando consultando diversas vezes, ainda assim surgiu algumas dúvidas.

    Eu estava com ele na estante parado faz tempo, pois havia jogado uma vez só e não havia entendido direito (por minha própria culpa, pois fui querer jogar depois "de dias" que havia lido o manual e ai, já sabe né, como esse jogo tem "poucos" detalhes, tudo ficou confuso hahaha)

    Mas nessa segunda partida, deu pra ter uma ideia bem melhor. Realmente o jogo é muito bom!

    Mais uma vez, muito obrigado pela ajuda! 

    2
  • thiago_paiffer
    6 mensagens MD
    avatar
    thiago_paiffer07/03/24 10:22
    thiago_paiffer » 07/03/24 10:22

    Bom dia, TRPolenta!

    Opa, imagina, estamos aqui no fórum pra isso hehe

    Sobre o manual, caso você tenha a versão Jogo do Ano, que é mais antiga (é a que eu tenho), recomendo pegar a versão do manual de 2022 que tem aqui disponível na Ludopedia. Ainda é um pouco confuso, mas traz bastante melhorias em relação a versão anterior com mais detalhes e exemplos. 

    Eu joguei esse jogo com alguma regra errada até a minha 4ª ou 5ª tentativa, é normal hahah depois que a gente decora esses pequenos detalhes o jogo flui (apesar de ai o desafio ser entender as regras de alguns cenários avançados que geram altas confusões até hoje).

    Boa sorte ai e boa jogatina!

    2
  • Patanga
    1146 mensagens MD
    avatar
    Patanga07/03/24 10:29
    Patanga » 07/03/24 10:29

    Não sei como está o seu manual, mas é um jogo famoso por seus detalhes em regras e revisões de manual - eu cheguei no ponto de desistir de tentar entender todos os detalhes e exceções e ir jogando na boa fé.
    Você pode sempre consultar no BGG se lá tem o manual em inglês mais atualizado e também as interpretações de regras mais recentes.
    O jogo é muito legal, né? O detalhe fica pelas regrinhas.
    Quando quiser jogar mais missões, tem várias publicadas aqui na Ludopedia e BGG, inclusive uma que eu fiz "A busca pelo Mestre" -  um buscador procurando seu caminho pelos himalaias

    3
  • TRPolenta
    11 mensagens MD
    avatar
    TRPolenta07/03/24 10:43
    TRPolenta » 07/03/24 10:43

    Resposta ao thiago_paiffer:

    Então, o meu é a versão nova da conclave mesmo, mas ainda assim, eu me bati com as alguns detalhes nas regras hahahaha

    Pois é, pelo jeito ainda vou ter que jogar com o manual ao lado nas próximas partidas então hahaha
    OBS: Já vou me preparando pra bater com as regras das missões também então hahaha

    Valeu demais, Thiago!


    Resposta ao Patanga:

    Então, o manual é bom até, mas é tanta coisa que acaba pecando em detalhes, e, infelizmente, os detalhes importam muito na hora do jogo hahaha
    Assim como você e o Thiago, irei tentar buscar mais informações no BGG, pois, como disse, lá tem mais informações recentes e aprofundadas sobre algumas coisas né?!
    O jogo é muito bom mesmo :D
    Valeu pela indicação! Após jogar as missões do jogo, com certeza irei atrás dessa missão criada por ti!
    Valeus, Patanga!


    2
  • Ziul
    1617 mensagens MD
    avatar
    Ziul07/03/24 18:25
    Ziul » 07/03/24 18:25

    TRPolenta::
    Então, o manual é bom até, mas é tanta coisa que acaba pecando em detalhes, e, infelizmente, os detalhes importam muito na hora do jogo hahaha

    Você é a primeira pessoa que eu conheço que elogia o manual do RC :D
    Sugiro fortemente ler o FAQ do jogo e tentar absoverver o máximo de informações possíveis.
    É um jogo muito bom, mas cheio de excessões à regra. Eu cheguei num ponto que jogo como o Patanga disse, quando não sei alguma regra específica, opto pela decisão mais temática.

    2
  • TRPolenta
    11 mensagens MD
    avatar
    TRPolenta07/03/24 19:01
    TRPolenta » 07/03/24 19:01

    Boa noite, Ziul

    Hum, talvez eu tenha sido gentil no meu comentário então hahahaha

    Boa, irei pegar o FAQ e ler! 
    E, posteriormente, quando tiver lido "tudo", fazer igual vocês hahaha

    Valeu, Ziul!!

    0
  • LrzPlays
    772 mensagens MD
    avatar
    LrzPlays07/03/24 19:04
    LrzPlays » 07/03/24 19:04

    Uma dica para quem está tendo problemas com o manual e entende inglês: Existe um aplicativo chamado Dized que te ensina a jogar passo a passo, durante as rodadas, e ainda funciona como referência depois. É realmente excelente, e é de graça. Eu aprendi a jogar todos os Tiny Epics por esse aplicativo também. Os tutoriais são interativos.

    3
  • Edlomax
    694 mensagens MD
    avatar
    Edlomax09/03/24 15:21
    Edlomax » 09/03/24 15:21

    Boas dúvidas, que também já tive, e que foram devidamente sanadas pelos colegas.

    Sempre vejo muitas críticas mesmo sobre o manual desse jogo, mas isso deve ser algo que ficou no passado e virou um estigma, porque, pelo menos o manual (físico) do RC que aluguei e joguei ano passado, me pareceu muito bom. Não sei dizer qual era a versão do manual em si, mas provavelmente era menos defasado. Tudo bem que eu só joguei o cenário 1, mas lembro que eu conseguia sanar praticamente todas as dúvidas. Só o jogo que tem muitas regras mesmo.

    Você vê até produtor de conteúdo experiente e fã desse jogo, esquecendo regra básica e consultando manual diversas vezes no meio do gameplay. Acho que não errar regra no RC é um desafio à parte.

    Mas ainda assim considero um bom jogo e com um potencial assustador de ser muito melhor.

    A substituição dos contadores abstratos da cabana pela miniatura montável que virá na versão de colecionador, por exemplo, foi um incremento maravilhoso e necessário. Bonito e com grande importância funcional. Não um incremento só estético. Deveria ser algo padrão na versão base.

    0
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