(imagens do jogo do bgg)
A Splotter Spellen começou a lançar jogos em 1997. Fazendo jogos pequenos e abstratos pois na época eles acreditavam que fazendo isso poderiam fazer vários jogos num curto espaço de tempo e entrar nesse mercado que na época era coroado por joias como El Grande, Catan e outros clássicos de designers que já eram bem estabelecidos.
O jogo mais elaborado deles na época (1999) foi o BUS que foi muito bem recebido. A partir dai eles tiveram a ideia de fazer um jogo mais elaborado numa produção artesanal que foi o Roads & Boats que os colocou em muita evidencia na época.
Apesar de Roads & Boats ser o marco para os jogos pesados pelos quais a editora se tornou famosa, eles ainda lançaram um jogo simples e rápido, reaproveitando a ideia de redes e conexões que eles utilizaram em BUS e em Roads & Boats e ai surgiu o Cannes: Stars, Scripts and Screens em 2002.
Cannes é um abstrato em que os jogadores são produtores de filmes que devem expandir sua rede de conexões para conseguir contratar atores, conseguir roteiros, produzir efeitos especiais, transformar atores em estrelas, tudo para no fim produzirem filmes e gerar dinheiro.
Sem entrar em muitos detalhes das regras aqui (que afinal, podem ser conferidas nos vídeos do nosso canal) em Cannes os jogadores vão alocando suas conexões para alcançar os tiles que vão produzir os recursos necessários.
Diferente do BUS onde a rede não pode ser movida uma vez colocada e só pode se expandir a partir de suas extremidades, em Cannes podemos mover nossa rede pelo tabuleiro (desde que nãos e quebre a conexão gerando assim duas redes) e também podemos expandi-la de qualquer maneira, desde que se siga a regra de não quebrar a rede de forma a gerar 02 ou mais redes.
O jogo tem regras fáceis de serem passadas, mas ainda assim pode se levar uns 20-30 minutos para explicar, e oferece uma partida rápida de 45 minutos a 1 hora.
Existe uma bela disputa pela rede de conexões entre os jogadores, já que não se pode partilhar o mesmo caminho onde já existir a conexão de outro jogador, sendo necessário ‘dar a volta’ ou mudar sua estratégia buscando outro lugar.
O jogo termina ocorrendo um dos dois gatilhos de fim possíveis. O primeiro é quando todos os tiles do jogo forem colocados na mesa, o segundo é quando todas as conexões chamadas de ‘Old Boys’ (os tiles de charuto) forem utilizados. O jogo se encerra naquele turno e o jogador com mais dinheiro vence.
Como os tiles são colocados a cada turno pelos jogadores isso gera o que pode ser considerado um dos problemas do jogo: só existem 03 tiles que produzem filmes. Assim o jogador que sair com esse tile na mão vai evitar de colocá-lo na mesa se isso não o beneficiar já naquela rodada. Afinal porque você vai permitir que filmes sejam produzidos quando você mesmo não consegue produzi-los ainda?
Isso faz com que o jogo demore para que algum jogador comece a fazer dinheiro. Nas partidas que joguei (inclusive a do gameplay) os jogadores só produziram 01 filme cada um, ou no máximo 02 filmes, levando a pontuações bem baixas e apertadas.
E isso leva para a segunda coisa ruim desse jogo: a regra de desempate.
Caso os jogadores empatem (e isso vai acontecer na maioria das partidas) a regra de desempate define que o jogador que jogaria o próximo turno é que seria o vencedor.
Então se numa partida com jogadores A, B e C. O jogador B dispara o gatilho de fim de jogo e jogador A e C estão empatados, o próximo a jogar depois do jogador B seria o jogador C, então ele ganha o jogo. Não importa se a conexão dele e os recursos que ele possui poderiam fazer com que criasse mais filmes ou não. Simplesmente por ele ser o próximo jogador ele vence. Fim.
Isso pode levar a uma certa frustração, e pode até mesmo fazer parte da sua estratégia calcular em qual jogador o jogo poderia se encerrar e você se garantir que isso ocorra no turno antes do seu para você ser o vencedor no caso de um provável empate.
Claro que por ser um jogo de partida curta (e vai ser mais rápido na medida que os jogadores se acostumam com ele) isso acaba sendo mitigado. Seria diferente se fosse um jogo longo.
Outra coisa que pode desagradar e muito é a arte do jogo. É sério, se as pessoas falam de Food Chain Magnate por causa do seu design de protótipo em Cannes é como se eles pegassem o sobrinho de 13 anos para fazer a arte. É bem feia. De doer.
Mas mesmo assim, você superar a questão da arte feia Cannes é um jogo que oferece uma experiência sólida que vai agradar iniciantes e veteranos. É um ilustre desconhecido da Splotter Spellen, mas que eu recomendo caso conheça alguém que o tenha ou faça um pnp dele.
Você pode conferir as Regras detalhadas, o gameplay completo em 3 jogadores e as opiniões da mesa no nosso canal do youtube ou no topico:
https://ludopedia.com.br/topico/77061/cannes-stars-scripts-and-screens-regras-gameplay-3p-e-overview
Da uma força pra gente se inscrevendo no canal e dando aquele like nas nossas postagens e videos: