Logo Ludopedia
Novidades
  • Informações
  • Ludonews
  • Lançamentos
  • O que vem por ai
  • Em Breve
  • Anúncios
  • Financiamento Coletivo
Jogos
  • Pesquisa
  • Todos os Jogos
  • Editoras
  • Domínios
  • Categorias
  • Temas
  • Mecânicas
  • Ranking
  • Board Games
  • RPG
  • +Rankings
  • Por Dentro
  • Ludozine
  • Análises
  • Dúvida de Regras
  • Aprenda a Jogar
  • Jogatinas
  • Ludopedia
  • Prêmio Ludopedia
  • Censo Ludopedia
  • Colaborar
  • Cadastro de Jogo
Comunidade
  • Fórum
  • Todos os fóruns
  • Tópicos Recentes
  • Últimas 24 horas
  • Listas
  • Todas as listas
  • Listas Mais Vistas
  • Mídias
  • Canais
  • Podcasts
  • Conteúdo
  • Grupos
  • Arquivos
  • Imagens
  • Videos
Mercado
  • Ludostore
  • Marketplace
  • Leilões
  • Todos os Anúncios
  • Quero Vender
  • Smart Trails
  • Últimos Cadastros
Jogos ({{totalJogos}}) Mercado ({{totalAnuncios}}) Tópicos ({{totalTopicos}}) Usuários ({{totalUsuarios}}) Canais ({{totalCanais}}) Listas ({{totalListas}})
Nenhum Jogo Encontrado
  • {{jogo.nm_jogo}} ({{jogo.ano_publicacao}}) {{jogo.nm_distribuidora}} {{jogo.qt_jogadores_str}} {{jogo.tempo_jogo}}
Nenhum Anúncio Encontrado
  • {{anuncio.nm_item}} {{anuncio.qtde}} anúncios A partir de {{anuncio.vl_venda|formataValor}}
Nenhum Tópico Encontrado
  • {{topico.titulo}} Por {{topico.usuario}} {{topico.nm_jogo}}
Nenhuma Lista Encontrada
  • {{lista.nm_lista}} Por {{lista.usuario}} {{lista.qt_itens|plural('item', 'itens')}}
Nenhum Usuário Encontrado
  • {{usuario.usuario}} Membro desde {{usuario.dt_cadastro|mesAnoExtenso}}
Nenhum Canal Encontrado
  • {{canal.nm_canal}} {{canal.qt_postagens|plural('postagem','postagens')}} Última {{canal.dt_ultima_postagem|dataHoraHuman}}
Ver todos os resultados ({{totalJogos}}) Ver todos os resultados ({{totalAnuncios}}) Ver todos os resultados ({{totalTopicos}}) Ver todos os resultados ({{totalUsuarios}}) Ver todos os resultados ({{totalCanais}}) Ver todos os resultados ({{totalListas}})
Entrar Cadastre-se

Acesse sua conta

Crie sua Conta
Ou acesse com as redes sociais

Crie sua conta

Ou utilize suas redes sociais

Menu de Navegação

  • Novidades
    • Informações
    • Ludonews
    • Lançamentos
    • O que vêm por aí
    • Em Breve
    • Anúncios
    • Financiamento Coletivo
  • Jogos
    • Pesquisa
    • Todos os Jogos
    • Editoras
    • Domínios
    • Categorias
    • Temas
    • Mecânicas
    • Ranking
    • Board Games
    • RPG
    • +Rankings
    • Por Dentro
    • Ludozine
    • Análises
    • Dúvida de Regras
    • Aprenda a Jogar
    • Jogatinas
    • Ludopedia
    • Prêmio Ludopedia
    • Censo Ludopedia
    • Colaborar
    • Cadastro de Jogo
  • Comunidade
    • Fórum
    • Todos os fóruns
    • Tópicos Recentes
    • Últimas 24 horas
    • Listas
    • Todas as listas
    • Listas Mais Vistas
    • Mídias
    • Canais
    • Podcasts
    • Conteúdo
    • Grupos
    • Arquivos
    • Imagens
    • Videos
  • Mercado
    • Ludostore
    • Marketplace
    • Leilões
    • Todos os Anúncios
    • Quero Vender
    • Smart Trails
    • Últimos Cadastros

Minha Conta

Avatar

0
  • Usuário
  • Perfil
  • Coleção
  • Partidas
  • Partidas Pendentes
  • Badges
  • Chamados
  • Grupos
  • Canais
  • Edições
  • Seguindo
  • Meeps
  • Saldo Meeps
  • Atividades Meeps
Ver tudo
  • {{notificacao.dt_notificacao|dataHoraHuman}}
Ver tudo
  • {{mensagem.assunto}} ({{mensagem.resumo}})
    {{mensagem.usuario}} - {{mensagem.dt_mensagem|dataHoraHuman}}
Ver tudo
  • {{config.descricao}}
  • Como Comprador
  • Meu Mercado
  • Minhas Compras
  • Avaliações Pendentes
  • Reembolsos
  • Endereços
  • Como Vendedor
  • Minhas Vendas
  • Meus Anúncios
  • Meus Leilões
  • Pergunta não Respondidas
  • Aguardando Envio
  • Meu Saldo
Fale conosco Ajuda Sair da conta
  • Menu
  • Jogos
    • Lançamentos Nacionais
    • Ranking
    • Prêmio Ludopedia
    • Cadastrar um jogo
    • Pesquisa
    • Pesquisa Avançada
    • Editoras
    • Domínios
    • Categorias
    • Temas
    • Mecânicas
  • Canais
    • Últimas Postagens
    • Últimas Postagens - Inscritos
    • Canais
    • Canais - Inscritos
    • Meus Canais
  • Fórum
    • Fóruns
    • Tópicos Recentes
    • Tópicos que sigo
    • Últimas 24 Horas
    • Tópicos Não Lidos
    • Tópicos Favoritos
    • Criar um Tópico
  • Listas
    • Listas Recentes
    • Listas Não Lidas
    • Minhas Listas
    • Listas Favoritas
    • Criar uma Lista
  • Mercado
    • Ludostore
    • Meu Mercado
    • Anúncios
    • Leilões
    • Trocas
    • Criar um anúncio
    • Criar um Leilão
  • Vídeos
    • Todos os Vídeos
    • Análise
    • Customização
    • Entrevista
    • Evento
    • Jogatina
    • Regras
    • Unboxing
    • Subir um vídeo
  • Multimídia
    • Arquivos
    • Imagens
    • Subir Arquivo
    • Subir Imagens
  • Podcasts
    • Todos Podcasts
    • Últimos episódios
  • Grupos
    • Pesquisar um Grupo
    • Meus Grupos
    • Criar um Grupo
  • Partidas
    • Minhas Partidas
    • Cadastrar uma Partida
  • Sobre
    • Fale Conosco
  1. Fórum
  2. Novidades
  3. Frostpunk: The Board Game
  4. Lojas disponíveis

Lojas disponíveis

Frostpunk: The Board Game
  • Lhoram
    68 mensagens MD
    avatar
    Lhoram04/03/24 10:48
    Lhoram » 04/03/24 10:48

    sergimcvo::
    Ojunior820::
    Rigueira::
    Ojunior820::Está rolando essa imagem em vários grupos do wpp.
    Se for vdd, isso mostra com ainda mais clareza o quanto estão desesperados por essa bolha q estourou mas q ninguém quer perceber. A política de edições limitadíssimas já não da certo. Caixas surpresas parece q não vão muito pra frente também. Qual a próxima etapa? Vamos colocar em poucas lojas, segura o preço mais tempo. Até quando nós seremos levados de bobos? Acho q já passou da hora de acordarnos. Inúmeros jogos pela metade do preço, ou menos, 1 ou 2 anos depois do lançamento. E garanto a todos vocês, mesmo pela metade do preço estão pagando impostos e lucrando. Enfim, somente um desabafo, e deixe aí sua opinião se tiver vontade e não repare meu português, eu sei q ele é horrivelmente péssimo. 

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/23517_xhahxx.jpg

    Estava conversando exatamente sobre isso agora há pouco em um dos grupos... Comprei o Distilled no fim do ano passado por 450 Reais e hoje me deparo com essa promoção caindo quase pela metade... Como pode? O jogo foi lançado em julho do ano passado!!! Com o dinheiro que paguei comprava outro jogo... Como você disse, se está vendendo a este preço significa que está tendo lucro. Então os preços de pré-venda estão "inchados"? Porque sinceramente, um jogo lançado há 7 meses com nota no rank: 8, onde quase 300 pessoas informaram que têm na coleção e mais de 400 informaram que querem o jogo, não pode ser considerado "encalhado" a ponto de cair quase na metade do preço! E isso tem acontecido com outros jogos vendidos por 400/500 Reais ou acima... Pra mim, ficou a lição! Com relação a esse programa, fico pensando, se essa moda pega e dá certo, o quanto outras lojas menores possam acabar se individando para aumentar seus estoques da Galápagos pra ganhar esse selo diamante...

    É por isso q falo: gente, tenham paciência, de vdd. Se vc é ricão e consegue pegar agora, fico mega feliz por vc mas t peço, vc provavelmente tem trocentos jogos bons q pode jogar por enquanto, tenta ajudar quem não tem essas condições, segura um pouco. Isso é pra todos pessoal, sério. A maioria dos jogos não estão durando nem 1 ano e já pela metade do valor. Só esperar um pouco. A maioria de nós aqui no hobby tem muito jogo bom, esperem, esperem sempre. 

    Mas sabe qual é o foda? É como vc falou, os jogos não estão durando 1 ano e estão vendendo por metade do preço, eles vão fazer igual o Distilled agora: 
    6 meses exclusividade das lojas grandes, aí passarem 6 meses e as lojas pequenas puderem comprar, assim que ela comprarem eles vão fazer mais uma promoção exclusiva (como fizeram com o Distilled só pras lojas grandes venderem também).

    Não esquece que vem mofo de brinde

    0
  • excluido_12139
    214 mensagens MD
    avatar
    excluido_1213904/03/24 10:53
    excluido_12139 » 04/03/24 10:53

    Mrabott::
    E esse nicho é tão pequeno que muitos desistiram. Veja o Jack, o explicador que não lança vídeo faz um ano.
    É uma área muito complicada essa de ganhar dinheiro no YouTube. 

    Eu conto ou vocês contam?

    4
  • Ojunior820
    57 mensagens MD
    avatar
    Ojunior82004/03/24 10:53
    Ojunior820 » 04/03/24 10:53

    Lhoram::
    sergimcvo::
    Ojunior820::
    Rigueira::
    Ojunior820::Está rolando essa imagem em vários grupos do wpp.
    Se for vdd, isso mostra com ainda mais clareza o quanto estão desesperados por essa bolha q estourou mas q ninguém quer perceber. A política de edições limitadíssimas já não da certo. Caixas surpresas parece q não vão muito pra frente também. Qual a próxima etapa? Vamos colocar em poucas lojas, segura o preço mais tempo. Até quando nós seremos levados de bobos? Acho q já passou da hora de acordarnos. Inúmeros jogos pela metade do preço, ou menos, 1 ou 2 anos depois do lançamento. E garanto a todos vocês, mesmo pela metade do preço estão pagando impostos e lucrando. Enfim, somente um desabafo, e deixe aí sua opinião se tiver vontade e não repare meu português, eu sei q ele é horrivelmente péssimo. 

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/23517_xhahxx.jpg

    Estava conversando exatamente sobre isso agora há pouco em um dos grupos... Comprei o Distilled no fim do ano passado por 450 Reais e hoje me deparo com essa promoção caindo quase pela metade... Como pode? O jogo foi lançado em julho do ano passado!!! Com o dinheiro que paguei comprava outro jogo... Como você disse, se está vendendo a este preço significa que está tendo lucro. Então os preços de pré-venda estão "inchados"? Porque sinceramente, um jogo lançado há 7 meses com nota no rank: 8, onde quase 300 pessoas informaram que têm na coleção e mais de 400 informaram que querem o jogo, não pode ser considerado "encalhado" a ponto de cair quase na metade do preço! E isso tem acontecido com outros jogos vendidos por 400/500 Reais ou acima... Pra mim, ficou a lição! Com relação a esse programa, fico pensando, se essa moda pega e dá certo, o quanto outras lojas menores possam acabar se individando para aumentar seus estoques da Galápagos pra ganhar esse selo diamante...

    É por isso q falo: gente, tenham paciência, de vdd. Se vc é ricão e consegue pegar agora, fico mega feliz por vc mas t peço, vc provavelmente tem trocentos jogos bons q pode jogar por enquanto, tenta ajudar quem não tem essas condições, segura um pouco. Isso é pra todos pessoal, sério. A maioria dos jogos não estão durando nem 1 ano e já pela metade do valor. Só esperar um pouco. A maioria de nós aqui no hobby tem muito jogo bom, esperem, esperem sempre. 

    Mas sabe qual é o foda? É como vc falou, os jogos não estão durando 1 ano e estão vendendo por metade do preço, eles vão fazer igual o Distilled agora: 
    6 meses exclusividade das lojas grandes, aí passarem 6 meses e as lojas pequenas puderem comprar, assim que ela comprarem eles vão fazer mais uma promoção exclusiva (como fizeram com o Distilled só pras lojas grandes venderem também).

    Não esquece que vem mofo de brinde

    Pelo menos o mofo é de graça kkkkkkkk tem gente no YT até fazendo promessas de comprar jogo mesmo se tiver mofo, dizendo q não tá nem aí. É foda.

    1
  • Lhoram
    68 mensagens MD
    avatar
    Lhoram04/03/24 10:56
    Lhoram » 04/03/24 10:56

    Ojunior820::
    Lhoram::
    sergimcvo::
    Ojunior820::
    Rigueira::
    Ojunior820::Está rolando essa imagem em vários grupos do wpp.
    Se for vdd, isso mostra com ainda mais clareza o quanto estão desesperados por essa bolha q estourou mas q ninguém quer perceber. A política de edições limitadíssimas já não da certo. Caixas surpresas parece q não vão muito pra frente também. Qual a próxima etapa? Vamos colocar em poucas lojas, segura o preço mais tempo. Até quando nós seremos levados de bobos? Acho q já passou da hora de acordarnos. Inúmeros jogos pela metade do preço, ou menos, 1 ou 2 anos depois do lançamento. E garanto a todos vocês, mesmo pela metade do preço estão pagando impostos e lucrando. Enfim, somente um desabafo, e deixe aí sua opinião se tiver vontade e não repare meu português, eu sei q ele é horrivelmente péssimo. 

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/23517_xhahxx.jpg

    Estava conversando exatamente sobre isso agora há pouco em um dos grupos... Comprei o Distilled no fim do ano passado por 450 Reais e hoje me deparo com essa promoção caindo quase pela metade... Como pode? O jogo foi lançado em julho do ano passado!!! Com o dinheiro que paguei comprava outro jogo... Como você disse, se está vendendo a este preço significa que está tendo lucro. Então os preços de pré-venda estão "inchados"? Porque sinceramente, um jogo lançado há 7 meses com nota no rank: 8, onde quase 300 pessoas informaram que têm na coleção e mais de 400 informaram que querem o jogo, não pode ser considerado "encalhado" a ponto de cair quase na metade do preço! E isso tem acontecido com outros jogos vendidos por 400/500 Reais ou acima... Pra mim, ficou a lição! Com relação a esse programa, fico pensando, se essa moda pega e dá certo, o quanto outras lojas menores possam acabar se individando para aumentar seus estoques da Galápagos pra ganhar esse selo diamante...

    É por isso q falo: gente, tenham paciência, de vdd. Se vc é ricão e consegue pegar agora, fico mega feliz por vc mas t peço, vc provavelmente tem trocentos jogos bons q pode jogar por enquanto, tenta ajudar quem não tem essas condições, segura um pouco. Isso é pra todos pessoal, sério. A maioria dos jogos não estão durando nem 1 ano e já pela metade do valor. Só esperar um pouco. A maioria de nós aqui no hobby tem muito jogo bom, esperem, esperem sempre. 

    Mas sabe qual é o foda? É como vc falou, os jogos não estão durando 1 ano e estão vendendo por metade do preço, eles vão fazer igual o Distilled agora: 
    6 meses exclusividade das lojas grandes, aí passarem 6 meses e as lojas pequenas puderem comprar, assim que ela comprarem eles vão fazer mais uma promoção exclusiva (como fizeram com o Distilled só pras lojas grandes venderem também).

    Não esquece que vem mofo de brinde

    Pelo menos o mofo é de graça kkkkkkkk tem gente no YT até fazendo promessas de comprar jogo mesmo se tiver mofo, dizendo q não tá nem aí. É foda.


    Isso ai é uma luta perdida cara , como os jogos são caros por aqui , o sentimento de sair por cima é muito maior, veja o destiled , uma caraiada de pessoas compraram mesmo com mofo.

    0
  • Ojunior820
    57 mensagens MD
    avatar
    Ojunior82004/03/24 11:31
    Ojunior820 » 04/03/24 11:31

    Lhoram::
    Ojunior820::
    Lhoram::
    sergimcvo::
    Ojunior820::
    Rigueira::
    Ojunior820::Está rolando essa imagem em vários grupos do wpp.
    Se for vdd, isso mostra com ainda mais clareza o quanto estão desesperados por essa bolha q estourou mas q ninguém quer perceber. A política de edições limitadíssimas já não da certo. Caixas surpresas parece q não vão muito pra frente também. Qual a próxima etapa? Vamos colocar em poucas lojas, segura o preço mais tempo. Até quando nós seremos levados de bobos? Acho q já passou da hora de acordarnos. Inúmeros jogos pela metade do preço, ou menos, 1 ou 2 anos depois do lançamento. E garanto a todos vocês, mesmo pela metade do preço estão pagando impostos e lucrando. Enfim, somente um desabafo, e deixe aí sua opinião se tiver vontade e não repare meu português, eu sei q ele é horrivelmente péssimo. 

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/23517_xhahxx.jpg

    Estava conversando exatamente sobre isso agora há pouco em um dos grupos... Comprei o Distilled no fim do ano passado por 450 Reais e hoje me deparo com essa promoção caindo quase pela metade... Como pode? O jogo foi lançado em julho do ano passado!!! Com o dinheiro que paguei comprava outro jogo... Como você disse, se está vendendo a este preço significa que está tendo lucro. Então os preços de pré-venda estão "inchados"? Porque sinceramente, um jogo lançado há 7 meses com nota no rank: 8, onde quase 300 pessoas informaram que têm na coleção e mais de 400 informaram que querem o jogo, não pode ser considerado "encalhado" a ponto de cair quase na metade do preço! E isso tem acontecido com outros jogos vendidos por 400/500 Reais ou acima... Pra mim, ficou a lição! Com relação a esse programa, fico pensando, se essa moda pega e dá certo, o quanto outras lojas menores possam acabar se individando para aumentar seus estoques da Galápagos pra ganhar esse selo diamante...

    É por isso q falo: gente, tenham paciência, de vdd. Se vc é ricão e consegue pegar agora, fico mega feliz por vc mas t peço, vc provavelmente tem trocentos jogos bons q pode jogar por enquanto, tenta ajudar quem não tem essas condições, segura um pouco. Isso é pra todos pessoal, sério. A maioria dos jogos não estão durando nem 1 ano e já pela metade do valor. Só esperar um pouco. A maioria de nós aqui no hobby tem muito jogo bom, esperem, esperem sempre. 

    Mas sabe qual é o foda? É como vc falou, os jogos não estão durando 1 ano e estão vendendo por metade do preço, eles vão fazer igual o Distilled agora: 
    6 meses exclusividade das lojas grandes, aí passarem 6 meses e as lojas pequenas puderem comprar, assim que ela comprarem eles vão fazer mais uma promoção exclusiva (como fizeram com o Distilled só pras lojas grandes venderem também).

    Não esquece que vem mofo de brinde

    Pelo menos o mofo é de graça kkkkkkkk tem gente no YT até fazendo promessas de comprar jogo mesmo se tiver mofo, dizendo q não tá nem aí. É foda.


    Isso ai é uma luta perdida cara , como os jogos são caros por aqui , o sentimento de sair por cima é muito maior, veja o destiled , uma caraiada de pessoas compraram mesmo com mofo.

    Eu não vi q o distilled teve problema de mofo. Mas foi uma ótima pra quem esperou, em 7 meses foi pra metade do preço. Por isso falo pra todo mundo: espera, espera pq vc vai ter o dobro de jogos. Quase todo mundo nesse hobby já tem uma colecaozinha boa o suficiente pra esperar um pouco. 

    1
  • ronaldovelasquez
    205 mensagens MD
    avatar
    ronaldovelasquez04/03/24 11:36
    ronaldovelasquez » 04/03/24 11:36

    O distilled ta vindo mofado tbm? Agora entendi o “desconto”…

    0
  • LrzPlays
    852 mensagens MD
    avatar
    LrzPlays04/03/24 12:24
    LrzPlays » 04/03/24 12:24

    Ah não, mano. Sério que Distilled tá vindo mofado?

    ...........................

    0
  • Suzete
    18 mensagens MD
    avatar
    Suzete04/03/24 18:30
    Suzete » 04/03/24 18:30

    Este vídeo nos faz refletir sobre as práticas de mercado de certa empresa...

    6
  • pfifikus
    188 mensagens MD
    avatar
    pfifikus05/03/24 00:10
    pfifikus » 05/03/24 00:10

    christian1985::
    joaoclaudio::Em primeiro lugar a turma que se diz defensora do pequeno lojista, tem que olhar para o histórico de compra e ver se tá realmente comprando no pequeno lojista. Discurso muito bonito, mas a gente sabe que na prática o comprador vai aonde tem as melhores condições. E spoiler, o pequeno no geral não tem essa possibilidade, pois não compra em escala. Qual o motivo das lojas abrirem pré-venda e no lançamento o jogo já fica um pouco mais barato? Aquela loja conseguiu vender uma quantidade que possibilitou pedir mais e pagar mais barato. 

    Meu segundo ponto é que na nossa sociedade é assim. Quem tem dinheiro tem mais influência, querem mudar isso tem que mudar a infraestrutura da sociedade. Mas vocês não estão preparados para essa conversa. :devil:

    Isso é uma prática antiga de quase todas as editoras, esses parceiros diamante, já tem vantagens comerciais sobre os demais. Pagam mais barato, recebem antes. E um muito grande (a loja do Sr Cabeça de Ovo) que diz quanto vai pagar. E eles são tão grandes que eles fazem isso para todos os produtos que são vendidos lá. Se tem promoção na loja é porque a editora autorizou. Conversem com o seu lojista pequeno ele vai confirmar. Se é verdade que vocês tem esse lojista pequeno. 

    Apesar de ter o poder de decisão, o consumidor é a parte mais fraca dessa relação. Tanto que muitos aqui estão indignados, mas não negam que tem planos em adquirir esse jogo e até mesmo futuros jogos. Nós nos colocamos nessa posição de refém, só que esse cativeiro é virtual. 

    Espero que fiquem bem e cuidado com o fígado. 

    Como eu disse em um comentário anterior: o importante para empresas, pequenas ou grandes, é a relação CMg = RMg. Se for preciso cortar tradução de jogo em português (mesmo bem estabelecido) para sei lá quantos milhões de pessoas apenas para que essa equação fique a mais próxima possível da igualdade, ótimo, corta custo. É assim que funciona e ninguém tá nem aí pra experiência do consumidor, a "imersão que o jogo vai trazer na sua jogatina" e toda aquele sales pitch que já estamos cansados de ouvir.

    Ou vai dizer que antigamente (sim, sou saudosista) a gente ficava preocupado se tal experiência tinha "imersão", "realismo"? 

    Hoje não tem uma alma viva que não se refira a um jogo sem utilizar esse tipo de adjetivo. Mudaram até a forma como nos relacionamos com as coisas sem que percebamos. Mas é tudo para nossa "melhor experiência".

    Imersão sempre foi um fator imprescindível na hora de se jogar um jogo. Imprescindível. 


    Huizinga mesmo em Homo Ludens de 1938 já definia o ato de jogar como " entrar em um círculo mágico, com regras próprias que não valem para o mundo real e com fim em si mesmo". 


    Coisas pequenas podem rapidamente nos tirar desse círculo mágico e por isso os jogos tentam vários recursos a seu favor, para fazer com que as pessoas se importam com a experiência, de fato entrarem dentro do jogo. 
    Seja arte do jogo, seja peças com maior rigor estético, seja com narrativas, seja com o tema por trás do jogo. Todas são ferramentas válidas. 
    Para uns essa imersão é mais importante que para outros, mas de modo algum a imersão é irrelevante. É simples, se não há o mínimo de imersão, não entra no círculo, se não entra no círculo, o jogo não importa, se o jogo não importa: vira brincadeira e não é mais jogo. 


    Se as pessoas estão se referindo mais hoje sobre a imersão dos jogos, pela sua percepção, pode ser apenas o resultado de um maior esclarecimento acerca do hobby, suas estruturas e sua linguagem. Não confunda práticas comerciais com maior paixão dos jogadores. 



    O hobby está crescendo, evoluindo. E isso invariavelmente descamba para maior consumo. 

    2
  • excluido_12139
    214 mensagens MD
    avatar
    excluido_1213905/03/24 00:46
    excluido_12139 » 05/03/24 00:46

    pfifikus::
    christian1985::
    joaoclaudio::Em primeiro lugar a turma que se diz defensora do pequeno lojista, tem que olhar para o histórico de compra e ver se tá realmente comprando no pequeno lojista. Discurso muito bonito, mas a gente sabe que na prática o comprador vai aonde tem as melhores condições. E spoiler, o pequeno no geral não tem essa possibilidade, pois não compra em escala. Qual o motivo das lojas abrirem pré-venda e no lançamento o jogo já fica um pouco mais barato? Aquela loja conseguiu vender uma quantidade que possibilitou pedir mais e pagar mais barato. 

    Meu segundo ponto é que na nossa sociedade é assim. Quem tem dinheiro tem mais influência, querem mudar isso tem que mudar a infraestrutura da sociedade. Mas vocês não estão preparados para essa conversa. :devil:

    Isso é uma prática antiga de quase todas as editoras, esses parceiros diamante, já tem vantagens comerciais sobre os demais. Pagam mais barato, recebem antes. E um muito grande (a loja do Sr Cabeça de Ovo) que diz quanto vai pagar. E eles são tão grandes que eles fazem isso para todos os produtos que são vendidos lá. Se tem promoção na loja é porque a editora autorizou. Conversem com o seu lojista pequeno ele vai confirmar. Se é verdade que vocês tem esse lojista pequeno. 

    Apesar de ter o poder de decisão, o consumidor é a parte mais fraca dessa relação. Tanto que muitos aqui estão indignados, mas não negam que tem planos em adquirir esse jogo e até mesmo futuros jogos. Nós nos colocamos nessa posição de refém, só que esse cativeiro é virtual. 

    Espero que fiquem bem e cuidado com o fígado. 

    Como eu disse em um comentário anterior: o importante para empresas, pequenas ou grandes, é a relação CMg = RMg. Se for preciso cortar tradução de jogo em português (mesmo bem estabelecido) para sei lá quantos milhões de pessoas apenas para que essa equação fique a mais próxima possível da igualdade, ótimo, corta custo. É assim que funciona e ninguém tá nem aí pra experiência do consumidor, a "imersão que o jogo vai trazer na sua jogatina" e toda aquele sales pitch que já estamos cansados de ouvir.

    Ou vai dizer que antigamente (sim, sou saudosista) a gente ficava preocupado se tal experiência tinha "imersão", "realismo"? 

    Hoje não tem uma alma viva que não se refira a um jogo sem utilizar esse tipo de adjetivo. Mudaram até a forma como nos relacionamos com as coisas sem que percebamos. Mas é tudo para nossa "melhor experiência".

    Imersão sempre foi um fator imprescindível na hora de se jogar um jogo. Imprescindível. 


    Huizinga mesmo em Homo Ludens de 1938 já definia o ato de jogar como " entrar em um círculo mágico, com regras próprias que não valem para o mundo real e com fim em si mesmo". 


    Coisas pequenas podem rapidamente nos tirar desse círculo mágico e por isso os jogos tentam vários recursos a seu favor, para fazer com que as pessoas se importam com a experiência, de fato entrarem dentro do jogo. 
    Seja arte do jogo, seja peças com maior rigor estético, seja com narrativas, seja com o tema por trás do jogo. Todas são ferramentas válidas. 
    Para uns essa imersão é mais importante que para outros, mas de modo algum a imersão é irrelevante. É simples, se não há o mínimo de imersão, não entra no círculo, se não entra no círculo, o jogo não importa, se o jogo não importa: vira brincadeira e não é mais jogo. 


    Se as pessoas estão se referindo mais hoje sobre a imersão dos jogos, pela sua percepção, pode ser apenas o resultado de um maior esclarecimento acerca do hobby, suas estruturas e sua linguagem. Não confunda práticas comerciais com maior paixão dos jogadores. 



    O hobby está crescendo, evoluindo. E isso invariavelmente descamba para maior consumo. 

    Elementos de design vs elementos de marketing. 

    Meu problema é com o segundo.

    É óbvio que um jogo feito com todo esmero pelo DESIGNER tem todo seu valor. Não nego isso. Até porque meu jogo favorito é o Mansions of Madness, que escoa imersão pelas ventas, mesmo sendo mecanicamente simples (o que contribuiu pra não quebrar o tal "círculo mágico"). Seria contraditório da minha parte falar que o envolvimento com o jogo é desnecessário, tanto que eu não o disse. Apenas acredito que era uma coisa que acontecia espontaneamente (por exemplo, jogando o espetacular Super Metroid do SNES quando era mais novo e até hoje se duvidar), e não uma promessa que cada vez menos é cumprida (o que ocorre com a maior parte dos jogos ctrl+c ctrl+v de hoje em dia, salvo excessões).

    Mas aí você começa a observar as práticas de marketing agressivo que essas empresas aplicam (nesse contexto, eu não faço ideia do grau de envolvimento do designer) e que estão a todo instante tentando te convencer que esses jogos que você já tem aí não importam mais, estão ultrapassados, e que o jogo essencial é esse lançamento aqui que está em pré venda com 10% de desconto dos 500% de supervalorização do valor justo (e que depois de 6 meses ele vai estar custando só 250% e com 30 espécies de mofo...). É nesse que você vai encontrar a verdadeira imersão.

    Um dos recursos mais usados é a promessa e o apelo à imersão.

    Mas muitas vezes, o trailer e a caixa do jogo são as partes mais imersivas do produto todo. 

    O resto fica a desejar. Desejar o próximo jogo...

    6
Responder
  • 12
  • 13
  • 14
  • 15
  • 16(current)
  • 17
  • 18
  • 19
Frostpunk: The Board Game - Lojas disponíveis
  • Logo Ludopedia
  • LUDOPEDIA
  • Ludopedia
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Apoiador
  • Mídia Kit
  • API
  • LudoStore
  • Acesso a Loja
  • Leilões
  • Meeps - Cashback
  • Quero Vender
  • Ajuda
  • Políticas
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Devolução e Reembolso
  • Redes Sociais
  • Mee - Mascote da Ludopedia
LUDOPEDIA COMERCIO LTDA - ME | CNPJ: 29.334.854/0001-96 | R Dr Rubens Gomes Bueno, 395 - São Paulo/SP | contato@ludopedia.com.br

Este site utiliza cookies, conforme explicado em nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com as condições.