storum::Boa Noite,
Não sou lojista, apenas cliente, mas vou deixar registrado meu total descontentamento com essa medida pela Galapagos.
Hoje sabemos que, passamos por muitas dificuldades nesse hobby, um hobby de nicho, os lojistas tem as mesma dificuldades dos clientes, a principal com certeza é em relação ao custo de cada jogo em si. Ao mesmo tempo que o cliente se esforça pra comprar seu bg no hobby, o lojista se esforça pra manter suas contas equilibradas devido as prateleiras cheias...
Varios obstaculos tem sido contornados por lojistas com uma promoção aqui, outra ali, etc. O apoio dos lojistas às editoras é fundamental. Muitos lojistas hoje fazem um excelente papel de venda, distribuição e publicidade, são verdadeiros parceiros na difusão e expansão desse hobby, espalhados em todos os cantos do país.
Essa regra nova da Galapagos só tem um propósito: menosprezar o lojista de menor porte, ou aquele que, ainda tem la em seus estoques, milhares de jogos empoeirados na prateleira não permitindo assim ser um comprador " diamante ". É uma decisão séria e terá consequências a começar pela imoralidade e concorrência desleal do ato. Se eu fosse um lojista " de pequeno porte" como a maioria deva ser, passaria um filme agora com aquele conceito de " parceiro da editora ". Qual o estímulo que esse pequeno lojista vai ter de querer vender jogos pra essa editora ? Colocar a venda tardiamente um jogo que já foi lançado 6 meses antes não será um bom investimento !
Pelo amor hein, que situação chegou esse hobby...total desrespeito com o consumidor e com a grande parte de lojistas, se a galapagos acha que se torna forte com apenas 4 lojistas, boa sorte, perigoso até esses 4 agora se afundarem junto com a editora futuramente em um movimento hyper contrário negativo !
Ao meu ver, enterraram as vendas desse jogo antes de nascer. Não teremos acesso as planilhas de vendas oficiais mas teremos uma unanimidade de opiniões em não aceitar fazer cadastro em " lojinhas diamante "pra poder comprar !
Ps. Ja comentaram aqui, um total apoio aos lojistas que ficaram de fora dessa promoção, me sinto na obrigação de apoiar e deixar o jogo pra traz, não vou comprar, pego ate o importado se precisar. Que tal Galapagos se essa onda pegar forte pra valer ?
Esse texto foi o que mais me representou aqui.
Já tive loja física no passado, porém essa parte de ter jogos nas prateleiras não vendidos, dai vem um lançamento e tu não pode comprar, com isso tu perde o cliente (da tua cidade) para lojas online, e aos poucos isso foi matando a loja até o ponto de: vou fechar para não ficar devendo.
Hoje sou apenas um pequeno comerciante de jogos aqui na ludopedia, e até brinco com os amigos, falando que sou um sebo de boardgames, pois costumo negociar de tudo aqui na região. Ainda mantenho um cadastro com algumas editoras, conseguir vender 1-2 cópias de um lançamento ajuda a ganhar um pequeno trocado, esse que motiva a gente a sempre estar divulgando o hobby, fazendo encontros, chamando novas pessoas, etc.
Eu tinha 2 vendas do Frostpunk já encomendadas, tive que falar para o pessoal que só loja gigante vende ele agora - o medo é que isso vai (sim, vai) acontecer com a maioria dos lançamentos, até porque eu não gasto 200mil por ano na galápagos (então além de não ser diamante, também não serei ouro nem prata).
Silenciosamente o meu protesto será: não comprem mais lançamentos da galápagos, existem muitos bons jogos saindo e podemos dar prioridade a outras editoras, é o que tentarei fazer nas minhas pequenas compras