Post original: https://boardgamegeek.com/thread/3202215/very-first-impressions-based-print-and-play-decks
Me informei sobre
Altered este ano logo após a Gen Con e tenho acompanhado o jogo desde então.
No fim de semana passado, finalmente consegui fazer alguns dos decks disponíveis para imprimir e jogar e os usei em partidas teste contra mim mesmo (espero demonstrar o jogo para outras pessoas e jogar contra oponentes reais em breve), e tenho muitas ideias sobre eles, que eu gostaria de compartilhar.
Esta não é uma revisão aprofundada! Estas são apenas algumas primeiras impressões e principalmente algumas comparações com outros jogos.
Jogabilidade
Quando li as regras, o primeiro jogo que pensei foi o (também ainda inédito)
Star Wars: Unlimited (SW:U). O sistema de recursos é basicamente o mesmo: você compra duas cartas no final de uma rodada e coloca uma virada para baixo como recurso, que você usa como "terrenos" no
Magic: The Gathering. Qualquer carta pode ser usada para isso. Você também tem duas "vias" separadas nas quais joga cartas, como em SW:U.
Mas quando joguei minhas partidas de teste, fiquei realmente surpreso ao descobrir que o fluxo do jogo parecia próximo de
Flesh and Blood (FaB), que é meu jogo principal pessoal. Como no FaB, você geralmente joga com relativamente poucas cartas na mão. Durante a rodada os jogadores constroem seus tabuleiros, e no final as estatísticas serão comparadas, os vencedores nas vias serão determinados, e então, como no FaB, o tabuleiro será limpo, e você basicamente começa a próxima rodada com um tabuleiro novo.
Personagens e Feitiços podem acabar em uma zona chamada “Reserva”, mas você só mantém duas cartas lá de uma rodada para a outra. Funcionam como uma extensão da sua mão e me lembraram o Arsenal de FaB. No entanto, existe também uma zona para "Permanentes", que permanecem em jogo rodada a rodada, o que normalmente não é o caso no FaB (com algumas exceções), mas você também pode manter apenas dois deles de rodada a rodada. Portanto, há um pequeno aspecto de “construção de baralho” presente, mas parece não ser o foco principal.
Tecnologia
Este jogo é um clássico jogo de cartas físico, que é jogado sem quaisquer dispositivos ou aplicativos digitais/eletrônicos.
No entanto, no fundo estão muitas inovações tecnológicas em ação na produção e distribuição, que parecem ser revolucionárias! Outro jogo com um tom como esse que me vem à mente é
KeyForge: O Chamado De Arcontes, porém
Altered não se parece em nada na jogabilidade, e a tecnologia vai muito além do KeyForge. O mercado secundário que será implementado no aplicativo complementar oficial pode fazer ou quebrar o jogo, na minha opinião. Quando os sistemas funcionam e as cartas são fáceis e acessíveis de adquirir, ele pode ser um grande sucesso!
Jogador competitivo? Obtenha as cartas para o seu baralho por um preço acessível em um mercado mundial!
Jogador casual? Não está interessado em eventos? Adquira um cartão digital, peça quantas cópias físicas quiser e venda a cópia digital novamente!
Para jogadores casuais ou competitivos?
Pode ser para ambos, mas preciso de mais informações para fazer suposições sobre isso. Espero que haja um suporte robusto para eventos organizados, o que é interessante para os jogadores competitivos. Bem, tem que haver... de outra forma, por que alguém iria querer ter uma coleção digital?
Jogadores casuais podem estar interessados em cartas acessíveis e fáceis de adquirir para jogar fora dos eventos. Acho que uma variante multijogador seria muito importante para um público casual e espero que um formato desse seja introduzido mais cedo ou mais tarde.
Link para o financiamento coletivo.
Por Poweronoff (Looogan)
Traduzido*** por
Vania Telles
***Todas as traduções são autorizadas pelos autores originais do texto
* Todas as imagens são do post original ou publicadas pela editora.