Post original: https://www.boardseyeview.net/post/cosmoctopus
Tem cultistas e tentáculos, mas pelo menos não há Cthulhu em
Cosmoctopus. Em vez disso, temos um polvo cósmico que os jogadores convocam de seu reino escuro. Como você pode imaginar, o design de jogo de Henry Audubon para Lucky Duck e Paper Fort Games é uma paródia irônica do onipresente tema Lovecraftiano, mas é um jogo divertido por si só.
Os 1-4 jogadores movem o mini Cosmoctopus em torno de uma grade de peças 3 x 3 chamada de Reino de Tinta, realizando a ação indicada no local em que terminam o movimento. Algumas peças oferecem três de um recurso específico, mas outras fornecem um recurso mais uma carta das três em exibição no Baralho do Devoto. No seu turno, você pode mover o Cosmoctopus um espaço na grade gratuitamente, mas precisa pagar um recurso para cada movimento adicional. Além de mover o Cosmoctopus e ganhar o benefício da peça de ação, você pode jogar uma carta, desde que possa pagar seu custo em recursos...

Existem quatro categorias de cartas: as cartas das Escrituras oferecem um desconto em futuras jogadas de cartas; as cartas de Relíquia oferecem bônus contínuos sempre que você realiza a ação indicada; as cartas de Alucinação oferecem um bônus de uso único; as cartas de Constelação fornecem um local para colocar seus recursos e trocá-los por um tentáculo. Ao ganhar seu primeiro tentáculo, você pode escolher uma das quatro cartas de Primeiro Contato, que poderá jogar gratuitamente em um turno futuro. E para vencer o jogo você precisa ser o primeiro a coletar oito tentáculos.
Você não pode acumular mais de oito de qualquer recurso entre os turnos, então é muito difícil ganhar um token de Conhecimento Proibido, que exige que você tenha 13 de qualquer recurso, mas se e quando você conseguir isso, você ganhará dois tentáculos.
Cosmoctopus é bem produzido, com arte de George Doutsiopoulos. Possui componentes fofos e, em sua maioria, cartas e iconografia muito claras. A maioria dos turnos é rápida, mas o jogo é essencialmente um construtor de combos, então ocasionalmente você terá um turno mais longo, onde coleta os recursos necessários para jogar uma carta que desencadeia uma cascata de outras ações.
Embora você possa jogar em até quatro jogadores, preferimos Cosmoctopus como um jogo para dois jogadores. Com apenas dois jogadores, o jogo não leva mais do que uma hora, mas você verá que leva muito mais tempo quando joga em quatro. Como vantagem, Cosmoctopus é um jogo versátil onde você pode variar o nível de dificuldade, inclusive variando o layout do Reino de Tinta. E, ao incorporar o personagem não-jogador Investigador Privado, você também pode jogar no modo totalmente cooperativo, e é claro, como um jogo solo.
https://www.boardseyeview.net/
https://www.facebook.com/boardseye
Nos posts do Board's Eye View vocês podem visualizar fotos 360º...
Traduzido*** por
Vania Telles
***Todas as traduções são autorizadas pelos autores originais do texto
* Todas as imagens são do post original ou publicadas pela editora.