gtisot::Olá, pessoal! Apenas uma pequena correção de um termo que vejo sendo usado de forma equivocada no hobby com muita frequência...
Out of Print (OOP) são jogos que estão fora de catálogo / saíram de linha / não serão produzidas novas cópias, seja por questões de direitos autorais, fechamento da editora, ou porque o jogo flopou/não é mais lucrativo, entre diversos outros motivos. Por exemplo, Gears of War, Battlestar Galactica, Glory to Rome, Civilization, Forbidden Stars, Android Netrunner, etc. Eventualmente pode ocorrer uma retematização (como ocorreu com o Battlestar Galactica, que virou o Insondável) ou alguém consegue os direitos para um novo print, ressuscitando um jogo que estava OOP, às vezes até com arte, regras e componentes atualizados.
Wingspan não está OOP, e provavelmente não ficará OOP por muitos anos. O jogo estar esgotado/sem estoque não significa estar OOP, é apenas uma falta do jogo no mercado nesse espaço entre uma impressão e outra.
Muito bem observado Guilherme!
Realmente a gente pega umas manias e acaba falando OoP quando deveríamos dizer apenas que está Esgotado na editora!
O jogo OoP fica mais caro a cada dia... O Battlestar galactica que você citou é um exemplo que eu vivi na pele. Comprei o meu lacrado aqui na ludopedia em 2016 por 300 reais e acabei vendendo uns anos depois porque não estava vendo mesa.
Com o lançamento do Insondável eu percebi que o BSG é insubstituível no meu coração e comecei a correr atrás de um e, se eu tivesse cabelo, ele ficaria em pé! Fiquei surpreso com a pequena fortuna que estavam pedindo no jogo. Felizmente eu consegui comprar um usadão, com a caixa detonada por um preço aceitável.
A mesma coisa aconteceu com o Cuba, que me arrependi de ter vendido, mas felizmente também consegui comprar uma nova cópia.
Em ambos os casos, eu paguei absurdamente mais caro ao recomprar os jogos.
Jogo OOP tá parecendo vinho