Esse é o segundo capítulo da longa) história em partes. Perdeu a primeira? Está aqui: https://ludopedia.com.br/topico/75984/diario-de-um-design-1-conexao-aguas-de-lindoia-japao
Depois de aceitar o convite, o próximo passo era repassar mentalmente todos os jogos de vaza que eu já tinha jogado (sim, eram muitos), pensar no que eu gostava ou não gostava em cada um deles, que elementos eu gostaria que o meu jogo tivesse e, principalmente, o que eu iria propor de diferente para justificar que alguém compre o meu jogo - e não um dos mais de 780 jogos listados como "vaza" na Ludopedia (ou mais de 2300 no BGG).
Um dos primeiros jogos modernos de vaza que eu joguei foi o Was sticht?, uma pequena obra de arte que foi publicada em 1993, indicado para o Spiel des Jahre e depois fez parte do Mü & Lots More. Ele é um jogo de vaza com missões: cada jogador, no início, recebe algumas missões e, a cada rodada, escolhe uma delas para tentar cumprir. Alguns exemplos: não pegar nenhuma carta de uma determinada cor, terminar a rodada com 2 vazas, ter mais vazas que todos os outros jogadores, etc. A escolha é simultânea e, no final da rodada, os jogadores descartam as missões que cumpriram. Quem terminar sem missão primeiro ganha.
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Nunca nem tinha ouvido falar né? Eu sei, eu sei. Ainda dá para se redimir. Difícil é achar uma cópia.
Achei muito genial um jogo de vaza com missões. Você tinha objetivos diferentes de “ganhar vazas/pontos” (trick-taking) ou “não ganhar vazas” (trick-avoidance). Tinha um planejamento, um conceito diferente, que dava uma sensação de frescor a cada rodada, pois você sempre buscava algo diferente da rodada anterior. Você olhava suas cartas e se planejava para um determinado objetivo, que era essencialmente diferente dos outros jogadores. Comecei a procurar outros jogos de vaza com missão. O único que achei, em todo o período, foi o Indulgence - mas infelizmente as missões dele são muito mal trabalhadas, e o jogo deixa muito a desejar.
Corta para 2019, quando chega A Tripulação. Um jogo de cartas com missões e cooperativo e que, devido à sua genialidade, ganha o Spiel des Jahre em 2020 (e dúzias de outros prêmios), além de ter sido um dos principais responsáveis em chamar a atenção das pessoas para os carteados. Demorou muito para aparecer um outro jogo de vaza com missões - e um que finalmente se tornasse conhecido fora do subnicho do nicho.
Esse você já jogou, certeza. Se não jogou ainda, está lendo o texto errado. Sugiro os fóruns de 18XX.
E de jogo de vaza com missões, era isso. Apesar de dar uma boa procurada, não achei mais nada. Somente depois da ideia do Cheez-Tricks já estar razoavelmente formatada eu vim a conhecer o Pompiers!, que tem uma forma inusitada de cumprir as missões, e neste mês de Janeiro de 2024, com o jogo já pronto, o Extreme Tricks, um jogo ainda em versão de testes, que talvez seja publicado no fim desse ano ou começo do ano que vem. Dado a imensidão de número de jogos de vaza, eram muito poucos os com missões - ou seja, existia uma lacuna a ser preenchida.
Um outro estilo de jogo que me agrada muito é o trick-avoidance, em que você tem que evitar vazas. Ele tem uma jogabilidade mais maldosa do que o trick-taking tradicional, já que você pode “presentear” os adversários com cartas indesejadas/pontos negativos. Todo trick-avoidance tem uma sensação gostosa de “Take That!” que dá uma movimentada e uma emoção maior na mesa.
O mais clássico de todos é provavelmente o Copas, talvez um dos jogos mais conhecidos de vaza, pois vinha embutido em todos os computadores com Windows até uns 10 anos atrás. No Copas, você tem que evitar pegar cartas de copas e a Dama de Espadas, que valem pontos negativos. Mas, se você pegar TODAS as cartas negativas, esses pontos negativos passam para todos os seus adversários. Leva o nome, em inglês, de “shooting the moon”, e que traduzimos brilhantemente para o português como “chutar a lua” (não conheço ninguém que jogue copas e que não fale chutar a lua).

Se você nunca viu essa imgagem, você certamente tem menos de 35 anos.
Jogos de trick-avoidance tem centenas, sendo um deles o Rebel Princess, um jogo claramente baseado em Copas, com um twist de poderes variáveis entre os jogadores e regras variáveis entre as rodadas. Rebel Princess foi um sucesso em seu lançamento em Essen, no ano passado (2023), e já está disponível no Brasil. Acredito que tem tudo para ser um sucesso, pois é um belíssimo jogo de entrada para o mundo das vazas.
Mas e trick-avoidance com missões? Um jogo em que você tem que fugir, desviar das missões, ao invés de cumpri-las? Isso, a princípio, não tinha. Procurei, procurei, e não encontrei (e até hoje não conheci mais nenhum). O estilo do jogo, o que ele teria de diferente, estava definido. Cheez-Tricks seria um filhote de "Was Sticht?" com "Copas".