tuliobarros:: Joguei exatamente essa edição do Vinhos. Talvez seja interessante pontuar que essa edição foi o primeiro "remake" do Vital (ou a primeira versão "reimaginada", no linguajar da Disney). E, nessa edição, ele deixou possível jogar duas versões do jogo. Na época, brincávamos que havia a versão raiz e a versão nutella (sendo a versão raiz a que tinha o banco). O tabuleiro tem dois lados: o anverso é a versão 2016 e o verso, a 2010.
Quando joguei já havia rumores de que o Vital estava revisitando o Kanban: Driver's Edition para fazer uma versão mais streamline (que seria o EV) e já tinha lançado o CO2: Segunda Chance. Mas Vital não é único, nem foi, o primeiro a reciclar suas próprias ideias. Né, Uwe Rosemberg e Alexander Pfister?
Não joguei a versão nutella, apesar do dono (betoritter) dizer que também tem seu charme. Talvez seja a hora de jogá-la. Vocês jogaram as duas versões?
Demorou.
A versão 2010 é mais "travada" pelo lance de vendas dos vinhos (onde uma vez que vc venda, você pode deixar os seus barris por lá travando a venda da galera) e por conta do banco, que limita o dinheiro disponível na sua mão. (é necessário visitar o banco para retirar dinheiro, ou usar uma ação de 'desinvestir' a qualquer momento).
Na versão 2016 muda a dinâmica um pouco, sendo que vc é obrigado a retirar 1 barril da venda durante a fase de manutenção ( B ), o que desafoga o mercado - mas não se engane....., e ainda vc sempre tem dinheiro disponível (o banco não existe)por fim ganha ações extras com os tiles de magnatas.
Talvez a "versão nutella" deixe o jogo menos dedo no zóio, mas mesmo assim é uma delícia de jogar.
@
tuliobarros Agora meu Vinhos tá completaço com todas as expansões... e aí? Bora?
@
Juliano Pastorino e @
acabado ??