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  3. The White Castle
  4. Análise: The White Castle

Análise: The White Castle

The White Castle
  • avatar
    Ludopedia29/01/24 08:00
    avatar
    Ludopedia
    29/01/24 08:00
    2496 mensagens MD

    https://ludopedia-postagem.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/da172_kg7jqc.jpg


    Post original: https://www.boardseyeview.net/post/the-white-castle

    Criado por Sheila Santos e Israel Cendrero, e publicado pela Devir, The White Castle é um jogo onde há muita coisa acontecendo e existem vários ícones para decodificar. No entanto, The White Castle é um jogo euro de peso médio surpreendentemente acessível e é jogado de forma notavelmente rápida: o jogo leva de 1 a 4 jogadores e, mesmo com quatro jogadores, você pode esperar completar uma partida em pouco mais de uma hora.

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/be31d_kg7jqc.jpg


    Este é um euro onde você acumula pontos no final da partida, e The White Castle é o imponente Castelo Himeji, construído no Japão feudal, que é o cenário do jogo. É um jogo de seleção e alocação de dados. Dados vermelhos, brancos e pretos são lançados no início de cada uma das três rodadas e colocados em ordem crescente em pontes da cor correspondente. O número de dados de cada cor é um a mais que o número de jogadores. No seu turno, você pode selecionar o dado de número mais alto ou mais baixo de qualquer cor e usá-lo para colocá-lo na seção do castelo do tabuleiro para realizar a(s) ação(ões) para aquela cor de dado. Alternativamente, você pode colocar um dado para enviar um de seus meeples jardineiro, guerreiro ou cortesão para os espaços correspondentes no tabuleiro. Você pode enviar qualquer dado para o poço, onde ganhará recursos, e você pode alocar um dado para seu próprio tabuleiro, onde você ganhará recursos e possíveis ações adicionais, dependendo de suas ações anteriores e dos meeples que você despachou. Os locais indicam um valor específico do dado. Aloque um dado de valor maior e você receberá moedas iguais ao excedente; aloque um dado de valor inferior e você terá que pagar moedas para compensar a diferença. No entanto, quando você pega o dado de menor valor em uma ponte, você também pode realizar uma ação de lanterna que lhe renderá recompensas que correspondem às cartas que você empilhou nesta área do seu tabuleiro pessoal.

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/b920d_kg7jqc.jpg


    Você só pode jogar três turnos em cada rodada (ou seja: três seleções de dados), ou seja, apenas nove turnos no jogo inteiro. Alguns turnos apenas rendem recursos (moedas, comida, ferro, madrepérola e/ou selos Daimyo). Você precisa de comida para colocar os jardineiros, de ferro para colocar os guerreiros e de madrepérola para colocar os cortesãos dentro do castelo. Algumas ações exigem o pagamento de moedas e outras exigem um Selo Daimyo, e você sempre pode trocar dois Selos Daimyo por qualquer recurso - embora essa seja uma taxa de troca dolorosamente cara. Você tentará principalmente realizar ações que desencadeiam outras ações. Por exemplo, se você realizar uma ação que lhe permita posicionar um guerreiro, isso poderá desencadear a habilidade de realizar outra ação no dado vermelho que, por sua vez, poderá desencadear outra ação; claro, desde que você tenha os recursos específicos necessários para pagar por todas as suas ações.

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/9013b_kg7jqc.jpg


    Embora você possa ganhar alguns pontos de vitória durante o jogo, a maior parte de seus pontos virá na pontuação de final da partida. Os cortesãos, por exemplo, marcam 3, 6 ou 10 pontos cada, dependendo do nível que alcançaram no final da rodada 3, mas seu total é multiplicado pelo número de guerreiros que foram eliminados...

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/0d545_kg7jqc.jpg


    The White Castle não é um jogo onde há muita interação além dos jogadores ocuparem os lugares que você esperava ir no próximo turno. Em um jogo para três e quatro jogadores, você pode empilhar dados (ou seja: colocar um dado em cima de um que já tenha sido colocado lá no turno anterior) para que os locais escolhidos por outro jogador não sejam imediatamente bloqueados, mas você ainda possa encontrar aquela virada cuidadosamente planejada frustrada por um rival - especialmente no jogo para quatro jogadores e com apenas dois jogadores (onde não há empilhamento de dados). Ainda assim, os turnos individuais são geralmente rápidos e você deve ser capaz de planejar pelo menos o primeiro e o segundo turno de cada rodada enquanto os outros fazem os deles. Dito isto, não há como negar a importância da ordem dos turnos e pode valer a pena tomar ações que melhorem a sua ordem dos turnos na próxima rodada.

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/ee70d_kg7jqc.jpg


    Nossa equipe gostou das partidas em todas as quantidades de jogadores, embora o jogo brilhe particularmente com três jogadores. Embora seja agradável ter um jogo relativamente rápido, alguns membros da nossa equipe expressaram frustração pelo fato do jogo terminar após apenas três rodadas. Talvez seja mais um elogio ao jogo do que uma reclamação que alguns jogadores quisessem continuar jogando pela quarta ou quinta rodada!

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/08b2c_qk7r3t.jpg
    https://www.boardseyeview.net/
    https://www.facebook.com/boardseye
    Nos posts do Board's Eye View vocês podem visualizar fotos 360º...

    Traduzido*** por Vania Telles
    ***Todas as traduções são autorizadas pelos autores originais do texto
    * Todas as imagens são do post original ou publicadas pela editora.

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    Comentários:

  • Raio
    2000 mensagens MD
    avatar
    Raio29/01/24 15:15
    Raio » 29/01/24 15:15

    Melhor jogo que saiu no ano passado, na minha opinião. Ele entrega uma experiência agradável em pouco tempo, estimulando o jogador a tentar ir melhor numa próxima partida!

    5
  • Rimor
    1159 mensagens MD
    avatar
    Rimor29/01/24 18:27
    Rimor » 29/01/24 18:27

    Os cortesãos, por exemplo, marcam 3, 6 ou 10 pontos cada, dependendo do nível que alcançaram no final da rodada 3, mas seu total é multiplicado pelo número de guerreiros que foram eliminados...


    Watafaqui is this acima?
    Se alguém estiver tentando ter um vislumbre das regras através da leitura desse tópico, melhor ler outro. Agora os comentários gerais, blz, o tópico contribui pra comunidade.

    2
  • marlonklc
    90 mensagens MD
    avatar
    marlonklc29/01/24 19:19
    marlonklc » 29/01/24 19:19

    @Rimor será que não é problema de traduçao ? talvez deveria dizer guerreiros

    1
  • niconico
    15 mensagens MD
    avatar
    niconico30/01/24 01:02
    niconico » 30/01/24 01:02

    Rimor::Os cortesãos, por exemplo, marcam 3, 6 ou 10 pontos cada, dependendo do nível que alcançaram no final da rodada 3, mas seu total é multiplicado pelo número de guerreiros que foram eliminados...


    Watafaqui is this acima?
    Se alguém estiver tentando ter um vislumbre das regras através da leitura desse tópico, melhor ler outro. Agora os comentários gerais, blz, o tópico contribui pra comunidade.

    Deveria ser "número de guerreiros que foram posicionados", é um erro de tradução de "warriors that have been placed out". São duas pontuações diferentes sendo explicadas de uma vez, mesmo no texto original ficou confuso se você não jogou. Os cortesãos pontuam baseado no nível do castelo em que estão no fim do jogo; os guerreiros pontuam multiplicando o número de guerreiros pela quantidade de cortesãos, basicamente.

    1
  • Rimor
    1159 mensagens MD
    avatar
    Rimor30/01/24 09:19
    Rimor » 30/01/24 09:19

    na verdade @marlonklc e @niconico tá errado de várias formas diferentes.
    os cortesões podem marcar sim 3,6 ou 10 pontos nos 3 níveis do castelo, tem um lance de que se esse tipo de meeple não conseguir entrar (ficando apenas no portão) ganha 1 pt apenas, mas como o review busca dar uma visão geral, isso se perdeu na resumida, e tá blz, não é nada demais pra quem só quer sacar qual é a do jogo em termos gerais.
    O que ficou muito errado foi essa explicação dos samurais/warriors. O @niconico já explicou então nem precisa repetir, mas indo só pelo texto quando diz "SEU TOTAL" é multiplicado... imagina a pessoa marcando 6+6+10 = 22 de cortesões e multiplicando por 4 samurais que colocou nos campos de treinamento? 88 pts hahahah o white castle deixou de ser de score apertado rapidinho :angel: (até pq ainda entrariam os jardineiros, então a pessoa ia finalizar com pontuação de 3 dígitos, e o white castle tem pool pequena de pontos, tipo 40- se tiver aprendendo, 50-60 é o score ok e de 61, principalmente 70 em diante seria o "jogou bem"! fora que se o setup vir todo "descombado"/ sem sinergia clara, 40-50 passa a ser um excelente score hehe)

    3
  • guschafer
    152 mensagens MD
    avatar
    guschafer30/01/24 12:06
    guschafer » 30/01/24 12:06

    Tem um outro review ótimo aqui na comunidade. (https://ludopedia.com.br/topico/74450/analise-the-white-castle)

    E o jogo é sim excelente também. Recomendo!

    Abraços

    2
  • fantafanta
    448 mensagens MD
    avatar
    fantafanta31/01/24 10:06
    fantafanta » 31/01/24 10:06

    Raio::Melhor jogo que saiu no ano passado, na minha opinião. Ele entrega uma experiência agradável em pouco tempo, estimulando o jogador a tentar ir melhor numa próxima partida!

    Concordo! Quando o joguei da primeira vez confesso que não me empolgou muito... pareceu apenas mais do mesmo. Mas ele me deixou com uma pulga atrás da orelha, pensando em como melhorar a minha pontuação. E conforme fui jogando, fui vendo o quão desafiador e gostoso é tentar melhorar a sua performance através dos combinhos.
    Depois que se pega o jeito, ele fica viciante. E o melhor de tudo é que é super rápido! Dá pra jogar duas partidas na sequência tentando fazer estratégias diferentes.
    Dos jogos lançados no ano passado, esse foi o que mais cresceu ao longo do tempo na minha preferência!

    2
  • thiagusleonel
    76 mensagens MD
    avatar
    thiagusleonel05/02/24 10:15
    thiagusleonel » 05/02/24 10:15

    Gostei bastante do jogo, as três rodadas parece ser frustrante pois qdo sua máquina está começando a girar, o jogo acaba, mas eu acho legal isso, pois da uma sensação de tentar novas estratégias das próximas vezes, e nesses tipos de mecânicas, o ideal é parar logo após vc conseguir fazer rodar bem sua máquina, pois o jogo iria começar ficar chato e monótono depois de tudo funcionando super bem e redondinho.
    Meu único ponto que acho que poderia ser alterado, pois achei meio fraco, é a pontuação dos guerreiros depender dos cortesãos. Acredito que eles pontuassem de forma independente ou terem a pontuação independente + a multiplicação com os cortesãos, aí seria mais interessante.

    1
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The White Castle - Análise: The White Castle
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