Post original: https://www.boardseyeview.net/post/the-white-castle
Criado por Sheila Santos e Israel Cendrero, e publicado pela Devir,
The White Castle é um jogo onde há muita coisa acontecendo e existem vários ícones para decodificar. No entanto, The White Castle é um jogo euro de peso médio surpreendentemente acessível e é jogado de forma notavelmente rápida: o jogo leva de 1 a 4 jogadores e, mesmo com quatro jogadores, você pode esperar completar uma partida em pouco mais de uma hora.
Este é um euro onde você acumula pontos no final da partida, e
The White Castle é o imponente Castelo Himeji, construído no Japão feudal, que é o cenário do jogo. É um jogo de seleção e alocação de dados. Dados vermelhos, brancos e pretos são lançados no início de cada uma das três rodadas e colocados em ordem crescente em pontes da cor correspondente. O número de dados de cada cor é um a mais que o número de jogadores. No seu turno, você pode selecionar o dado de número mais alto ou mais baixo de qualquer cor e usá-lo para colocá-lo na seção do castelo do tabuleiro para realizar a(s) ação(ões) para aquela cor de dado. Alternativamente, você pode colocar um dado para enviar um de seus meeples jardineiro, guerreiro ou cortesão para os espaços correspondentes no tabuleiro. Você pode enviar qualquer dado para o poço, onde ganhará recursos, e você pode alocar um dado para seu próprio tabuleiro, onde você ganhará recursos e possíveis ações adicionais, dependendo de suas ações anteriores e dos meeples que você despachou. Os locais indicam um valor específico do dado. Aloque um dado de valor maior e você receberá moedas iguais ao excedente; aloque um dado de valor inferior e você terá que pagar moedas para compensar a diferença. No entanto, quando você pega o dado de menor valor em uma ponte, você também pode realizar uma ação de lanterna que lhe renderá recompensas que correspondem às cartas que você empilhou nesta área do seu tabuleiro pessoal.

Você só pode jogar três turnos em cada rodada (ou seja: três seleções de dados), ou seja, apenas nove turnos no jogo inteiro. Alguns turnos apenas rendem recursos (moedas, comida, ferro, madrepérola e/ou selos Daimyo). Você precisa de comida para colocar os jardineiros, de ferro para colocar os guerreiros e de madrepérola para colocar os cortesãos dentro do castelo. Algumas ações exigem o pagamento de moedas e outras exigem um Selo Daimyo, e você sempre pode trocar dois Selos Daimyo por qualquer recurso - embora essa seja uma taxa de troca dolorosamente cara. Você tentará principalmente realizar ações que desencadeiam outras ações. Por exemplo, se você realizar uma ação que lhe permita posicionar um guerreiro, isso poderá desencadear a habilidade de realizar outra ação no dado vermelho que, por sua vez, poderá desencadear outra ação; claro, desde que você tenha os recursos específicos necessários para pagar por todas as suas ações.

Embora você possa ganhar alguns pontos de vitória durante o jogo, a maior parte de seus pontos virá na pontuação de final da partida. Os cortesãos, por exemplo, marcam 3, 6 ou 10 pontos cada, dependendo do nível que alcançaram no final da rodada 3, mas seu total é multiplicado pelo número de guerreiros que foram eliminados...
The White Castle não é um jogo onde há muita interação além dos jogadores ocuparem os lugares que você esperava ir no próximo turno. Em um jogo para três e quatro jogadores, você pode empilhar dados (ou seja: colocar um dado em cima de um que já tenha sido colocado lá no turno anterior) para que os locais escolhidos por outro jogador não sejam imediatamente bloqueados, mas você ainda possa encontrar aquela virada cuidadosamente planejada frustrada por um rival - especialmente no jogo para quatro jogadores e com apenas dois jogadores (onde não há empilhamento de dados). Ainda assim, os turnos individuais são geralmente rápidos e você deve ser capaz de planejar pelo menos o primeiro e o segundo turno de cada rodada enquanto os outros fazem os deles. Dito isto, não há como negar a importância da ordem dos turnos e pode valer a pena tomar ações que melhorem a sua ordem dos turnos na próxima rodada.

Nossa equipe gostou das partidas em todas as quantidades de jogadores, embora o jogo brilhe particularmente com três jogadores. Embora seja agradável ter um jogo relativamente rápido, alguns membros da nossa equipe expressaram frustração pelo fato do jogo terminar após apenas três rodadas. Talvez seja mais um elogio ao jogo do que uma reclamação que alguns jogadores quisessem continuar jogando pela quarta ou quinta rodada!
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Traduzido*** por
Vania Telles
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