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  3. The Witcher: Path of Destiny
  4. Novo BG The Witcher, Só Pra Quem Pode e Não Pra Quem Quer

Novo BG The Witcher, Só Pra Quem Pode e Não Pra Quem Quer

The Witcher: Path of Destiny
  • iuribuscacio
    3120 mensagens MD
    avatar
    iuribuscacio24/01/24 14:34
    iuribuscacio » 24/01/24 14:34

    The Soulforged::É aquela velha historia...

    O problema do Brasil é o brasileiro! A muito tempo tem gente que superestima os valores das coisas e paga um preço mais caro por isso, é velha historia de compra e venda de carro, lá fora no exterior um golzinho básico (que vem com um monte de aparatos e mecânica melhor e falando de modo bem resumido) é metade do custo que é vendido aqui, isso convertendo dólar ( ou o dinheiro do país q quiser comparar) e aplicando impostos.... e a única desculpa que as montadores dão pelo preço praticado aqui é pq o brasileiro paga! E paga por um carro inferior....e ainda por cima paga e não tem dinheiro pra reformar a própria casa, tendo orgulho em mostrar pro amigão q ta com um golzinho fulero e a casa caindo aos pedaços! A mesma analogia posso aplicar nessa situação dos BG's por aqui.

    O pessoal não tá mais interessado no conteúdo do jogo mas sim no seu "exterior" pra mostrar pros amiguinhos...e ainda faz questão de falar o preço que foi pago, é aquela velha necessidade de se sentir importante e autoafirmação através de coisas banais....e o pior , o jogo fica encostado na estante e a miniatura de 3.900,00 reais exposta fora da caixa! hauahuah meu Deus...

    O preço de R$3.900,00 é um absurdo por miniaturas que são apenas marcadores e o pessoal não se dá conta que esta mais caro do que o Playstation 5 SLIM que foi lançado ontem! Alias por um milagre o PS5 Slim esta mais barato no Brasil que na gringa (por volta de R$3.500,00)! E nesse caso não tem nem oque comparar em função de valor agregado no produto! A pessoa que não consegue visualizar o valor de agregado de um PS5 a de um boardgame e não ter noção de que tá pagando caro esta beirando a sandice! 

    Desconfio muito desses números de apoiadores apresentados por eles, afinal existe muita estratégia de venda onde vc demonstra que muitas pessoas estão adquirindo o produto (que eu chamo de estratégia de turba) que instiga o ser humano a estar "no meio" dessa galera, fazendo inconscientemente o individuo relevar o preço só pra estar no meio do pessoal "seleto"....afinal ela tem q se sentir em algum grupo importante, afinal convivemos em sociedade e gostamos de estar em grupos.

    Esse jogo em termos materiais (com as minis) e conteúdo (regras) vale por volta de 500 reais no máximo, quem pagou a mais por isso independente se tem dinheiro ou não, sinto muito. Vc deve fazer um curso de educação financeira pois esta precisando.

    Em 20 anos de hobby, nada mais me surpreende por aqui , piorou muito em 6 anos tanto nas praticas das empresas quanto no desenvolvimento dos jogos, por isso a maioria dos meus jogos são de 2018 pra trás...enfim, problema de quem comprou! Quero ver repassarem esse elefante branco (e não lobo rsrsrs) aqui na ludopedia por 5000,00 e "aberto para conferencia" depois que perder a graça de mostrar pro amigos hehehe.

    Abraços!


    Caro The Soulforged

    Meu camarada, não é à toa que o seu avatar é o Raistlin Majere. Sua análise descreveu exatamente o nosso "way of life tupiniquim". No geral, o brasileiro é aquele cara que "compra aquilo que ele não precisa, com um dinheiro que ele não tem, para mostrar a quem ele não gosta". 

    Não é apenas uma questão do dinheiro estar sobrando, e se comprar o jogo apenas pelo capricho de comprar. Independente do poder aquisitivo de qualquer um, qualquer relação de consumo saudável deve levar em conta o custo/benefício, e o valor agregado do produto. Para mim pagar muito mais caro em um jogo, só por conta das questões periféricas, miniaturas que vão passar mais tempo escondidas na caixa do que na mesa, possibilidade de encarnar os personagens da série duas horas por semana, ou até mesmo comprar porque o dinheiro é meu e eu faço o que quiser (que não se discute obviamente), me parece tão incompreensível, quanto acender um charuto com notas de 100 reais.

    Um forte abraço e boas jogatinas!

    Iuri Buscácio

    P.S. Rapaz eu resolvi aprender inglês, nos áureos anos 80, só para poder conseguir ler os livros dos Heróis da Lança da Margareth Weiss e Tracy Hickman, e do Drizzt do Salvatore. :)  
     

    0
  • iuribuscacio
    3120 mensagens MD
    avatar
    iuribuscacio24/01/24 14:42
    iuribuscacio » 24/01/24 14:42

    dharrebola::

    É a mesma coisa com jogo.
    Eu não gastaria 3 conto em um bloco de papelão e plástico nem a pau.
    Mas para alguns, gastar 3000 é o mesmo que gastar 200 para mim.
    200 eu gasto tranquilamente em um jogo.


    Para outros, que não são do hobby, gastar 200 reais em um "Brinquedo" é muito.


    Então como eu disse : é tudo relativo pra caralho.

    Caro dharrebola

    Rapaz, certamente para alguns pouquíssimos "nababos" no nosso país, R$ 4.000,00 é "troco de pinga".

    Mas uma coisa que não muda, e faz toda a diferença é o valor agregado e a relação custo/benefício. Você não pagou R$ 7.000,00 em um sofá só por um capricho, mas sim porque calculou que aquele produto valia isso. Tanto assim é que no seu caso o sofá de R$ 1.500,00 não foi um bom negócio, o que te levou a procurar algo melhor. No caso desse The Witcher Path of Destiny, só para manter o seu exemplo, me parece que as pessoas estão dando R$ 7.000,00, no seu primeiro sofá que não vali nem R$ 1.500,00, e isso é algo que independe do quanto a pessoa ganha.

    Um forte abraço e boas jogatinas!

    Iuri Buscácio

    2
  • iuribuscacio
    3120 mensagens MD
    avatar
    iuribuscacio24/01/24 14:48
    iuribuscacio » 24/01/24 14:48

    Linauro::Bom texto, Iuri! Reflexões necessárias!!


    Caro Linauro

    Meu camarada, muito obrigado e fico feliz que você tenha gostado do texto.

    Um forte abraço e boas jogatinas!

    Iuri Buscácio

    2
  • iuribuscacio
    3120 mensagens MD
    avatar
    iuribuscacio24/01/24 14:55
    iuribuscacio » 24/01/24 14:55

    roussoulieres::Tem o preço Brasil das coisas mas acho que isso é uma moda lá de fora também.. kickstarter ajudou a quem não tinha os meios para produzir mas virou uma vitrine de bling bling "style over substance".
    Eu, particularmente, sou adepto aos totens, assim como o dead of winter fez. Mais barato e mais agradável para quem não quer pintar.  Por mim os jogos saiam com todo o conteudo e componentes basicos. Voce quer moeda de metal? Compra extra. Quer miniatura e tokens de plastico? Compra extra. Dashboard de madeira? Compra extra.

    Nemesis é um exemplo de um jogo lindo que podia ser uns 30% mais barato ser não tivesse aquelas miniaturas gigantes (que nem cabem nas salas direito), tokens de acrilico, etc. Ainda seria excelente e lindo, mas muito mais acessivel.

    Caro roussoulieres

    Rapaz eu sou um forte defensor disso que você descreveu. Nesse aspecto, jogo deveria ser igual a carro, você compra uma versão básica (e com stands) e vai adicionando o que achar importante. Tem gente que vai comprar moeda de metal, tem gente que vai comprar miniatura, e tem gente que vai comprar moeda de metal e miniatura pintada. O problema é cobrar quase R$ 700,00 por um jogo bem mediano, que vem com stands, porque aí é forçar demais a barra. Até mesmo o apelo à euforia dos fãs da série tem limite.

    Desse modo, se o uso do stand, ao invés da miniatura, não tiver nenhum impacto na redução do preço do jogo, aí não só não adianta nada, como acaba piorando a situação. Se um jogo vai custar os mesmos R$ 500,00, usando stands ou usando miniaturas, então obviamente é melhor que ele venha com miniaturas. Se o seu carro custar a mesma coisa vindo, ou não vindo, com air bag, ar-condicionado, vidro elétrico e freio ABS, não há a menor dúvida do que você vai escolher.

    Um forte abraço e boas jogatinas!

    Iuri Buscácio

    4
  • iuribuscacio
    3120 mensagens MD
    avatar
    iuribuscacio24/01/24 15:07
    iuribuscacio » 24/01/24 15:07

    diegoassef::Excelente texto! Fica a reflexão sob vários aspectos.

    Uma coisa que eu não entendo a respeito dos atuais 2 financiamentos em andamento (da Meeple e da Across) é que se é um produto que vai ser traduzido e trazido para o mercado nacional, no qual as empresas possuem protótipos em mãos, por que não fazer um gameplay nacional do produto para dar ao consumidor o direto de se conhecer o jogo ao invés de dar um tiro no escuro ou ter que ficar assistindo gameplays estrangeiros (não tenho inglês para isso). Eu como consumidor não quero pagar um preço elevadíssimo por um produto que não sei como vai rodar. 

    Caro diegoassef

    Muito obrigado pelo elogio.

    Em relação ao seu comentário, muito pertinente, você já imaginou se isso não é uma estratégia deliberada (reforçada pelo brinde do apoio nas primeiras 48 horas), para que as pessoas não ignorarem todas as questões periféricas (miniaturas, possibilidade de jogar com os personagens da série, etc) e passaram a prestar atenção no quão mediano esse jogo realmente é?!?! 

    Se as pessoas enxergarem o jogo exclusivamente como um jogo, que é o resultado dos vídeos de gameplay, tirando tudo que tem em volta, talvez elas comecem a pensar duas vezes antes de pagar tão caro.

    De todo o modo fique tranquilo, basta esperar um pouco, que muito em breve pintam por aí as resenhas "chapa branca" dizendo que esse jogo é maravilhoso e "obrigatório em qualquer coleção".

    Um forte abraço e boas jogatinas!

    Iuri Buscácio

    2
  • iuribuscacio
    3120 mensagens MD
    avatar
    iuribuscacio24/01/24 15:14
    iuribuscacio » 24/01/24 15:14

    GabrielAlmeida::
    Joabfast::Sério que o jogo nem precisa de miniaturas?

    Algum precisa? 

    Caro GabrielAlmeida

    Lá vem o "chato minimalista", que não gosta de alocação de trabalhadores! KKKKKKKK :D

    Gabriel, meu amigo, compreenda que nem todos tem o poder de imaginação e projeção que você tem. Tem gente que precisa de um recurso mais sólido e tridimensional para curtir a onda, como é o meu caso. kkkkkk :D

    Por fim, abra esse seu coração de pedra, deixe o "Ameritrasher Raiz" que está aí dentro sair, e o plástico entrar, venha para o "lado cinza" da Força!!!! kkkkkk

    Um forte abraço e boas jogatinas!

    Iuri Buscácio  

    1
  • Raphael Lohan
    80 mensagens MD
    avatar
    Raphael Lohan24/01/24 15:15
    Raphael Lohan » 24/01/24 15:15

    Sinceramente não sei qual o sentido deste post...

    Vivemos em um país que o carro de entrada atual é um Kwid 70000 reais, um vidro de azeite barato chegou a mais de 50 reais e o maior coletor de impostos do mundo... E temos um post desse em que o caro Iuri está questionando que ao se comprar um KS de um jogo ruim (lindíssimo, mas a meu primeiro contato acho ruim mecanicamente) e caro, faz outros jogos ficarem mais caros... 

    Todo produto tem seu público alvo. Boardgames não são para qualquer um. Eh nicho e um artigo, na minha opinião, de luxo considerável. Essa é a realidade pessoal. Hoje se vc entra em uma loja de brinquedos o cansado Banco Imobiliário tá mais de 150 reais, ou seja, também já não é para qualquer um.

    Por isso reintero, não faz sentido questionar o preço sem questionar o público. E se o público paga, como vimos no financiamento, é por que tem público. Público pequeno e com forte poder aquisitivo, porém tem público que quer comprar e também tem o direito.





    2
  • Joabfast
    922 mensagens MD
    avatar
    Joabfast24/01/24 15:24
    Joabfast » 24/01/24 15:24

    Bom, pois é.
    Em praticamente todos os tipos de produtos aqui no Brasil vai ter discussão sobre o preço, se vale ou não a pena.

    Smartphones de 8 mil reais, valem a pena?
    Placas de vídeo de 11 mil reais?
    Carros simples custando mais de 50 mil
    Tênis de 1000 reais
    Desodorante de mais de 100 reais

    Sempre vai haver essa discussão sobre se vale a pena ou não.

    Para mim, tem produtos que valem e tem produtos que não valem.

    Eu, por exemplo, paguei ano passado 7000 reais em uma placa de vídeo pro meu computador.
    Tem placas de 1000, 2000 reais, mas não fazem o que a minha faz, em termos de desempenho.

    Vai ser sempre uma discussão sem fim, pois, o que julga não valer a pena, nunca vai convencer o que julga valer a pena, do contrário.

    Mas acho legal falar sobre, desde que a gente não queira impor que a nossa opinião seja a verdade absoluta.

    4
  • iuribuscacio
    3120 mensagens MD
    avatar
    iuribuscacio24/01/24 15:30
    iuribuscacio » 24/01/24 15:30

    Raphael Lohan::Sinceramente não sei qual o sentido deste post...

    Vivemos em um país que o carro de entrada atual é um Kwid 70000 reais, um vidro de azeite barato chegou a mais de 50 reais e o maior coletor de impostos do mundo... E temos um post desse em que o caro Iuri está questionando que ao se comprar um KS de um jogo ruim (lindíssimo, mas a meu primeiro contato acho ruim mecanicamente) e caro, faz outros jogos ficarem mais caros... 

    Todo produto tem seu público alvo. Boardgames não são para qualquer um. Eh nicho e um artigo, na minha opinião, de luxo considerável. Essa é a realidade pessoal. Hoje se vc entra em uma loja de brinquedos o cansado Banco Imobiliário tá mais de 150 reais, ou seja, também já não é para qualquer um.

    Por isso reintero, não faz sentido questionar o preço sem questionar o público. E se o público paga, como vimos no financiamento, é por que tem público. Público pequeno e com forte poder aquisitivo, porém tem público que quer comprar e também tem o direito.






    Caro Raphael Lohan

    Rapaz, com todo o respeito, e sinceramente, sem nenhuma animosidade em absoluto, eu entendo que você não viu nenhum sentido nesse texto, mas eu vi tanto que escrevi.

    Como eu deixei bem claro ao longo do texto e reiteradas vezes, cada um tem a liberdade e o direito de gastar como quiser o seu próprio dinheiro, da mesma forma que outras pessoas tem todo o direito e liberdade de comentarem a respeito. É mais do que natural que todos, que vivenciamos o hobby dos board games, comentemos sobre preço, se o jogo X vale todo o preço que está sendo cobrado, ou se o jogo Y é melhor que o jogo Z. Se nós excluirmos esse tipo de questionamento, esse fórum vai se restringir a um mero veículo de propaganda, ainda mais do que ele já é.

    Além disso, tem duas coisas que eu gostaria que você considerasse. A primeira questão é que o texto não se limitou apenas à questão do alto preço desse The Witcher Path of Destiny, mas também abordou o efeito cascata e o reflexo do aumento do preço, para todos os outros segmentos de jogos, que esse projeto reforça, e bastante, com esse financiamento recorde. A segunda questão é que o nosso hobby, mesmo sendo bastante excludente, ainda não é apenas restrito a milionários. Muita gente de classe média ainda faz parte dele, e é mais do que compreensível que uma pessoa de classe média, que seja fã do The Witcher, (alguns mais dos livros do que da série, como é o meu caso), lamente não poder adquirir esse jogo, dado o seu alto preço.

    Por fim, não é porque tudo custa caro no nosso país, que nós precisamos obrigatoriamente nos conformarmos com isso, nem deixarmos de discutir e nos questionar porque as coisas são assim, e acima de tudo, debatermos e ao menos sugerir formas de resolver esse problema. Vai que alguma empresa do setor de board games resolver prestar a atenção e começa a agir diferente. A 101 Games e a MS Jogos do Marcos Macri são empresas pequenas que se esforçam bastante para produzirem jogos  com qualidade e de baixo custo. Quem sabe um dia outras editoras grandes não seguem o mesmo exemplo, ao invés de focarem em jogos super caros como a Across the Board.

    Um forte abraço e boas jogatinas!

    Iuri Buscácio 

    2
  • iuribuscacio
    3120 mensagens MD
    avatar
    iuribuscacio24/01/24 15:53
    iuribuscacio » 24/01/24 15:53

    Antonio Ernande::Bom texto, Iuri. Concordo contigo, o jogo parece ser legal e tal, mas não parece ser "inovador" nem "espetacular", é o que me parece... só que isso nem é a questão, ou seja, se ele é bom ou não. 

    O  fato é que o preço da caixa base é absurdo, tendo em vista tokens de papelão, bem como todo o resto não vale o dinheiro que se paga. Nenhum jogo deveria custar isso, muito menos em financiamento coletivo. 

    Aliás, esse caso exemplifica bem o desvirtuamento do conceito de "financiamento coletivo", que na verdade tem origem na possibilidade de se lançar algo com preços mais justos, com o intuito maior de disponibilizar o produto/serviço. Aqui, o objetivo é outro, é ter o máximo de lucro possível, com a garantia de não ter NENHUM prejuízo quanto ao risco do empreendimento das editoras, já que tem a garantia de receber os valores (absurdos) da maioria das cópias que serão impressas. 

    Na verdade, com o financiamento coletivo nesses termos abusivos, o empresário passa o risco de seu empreendimento totalmente ao consumidor, já que não terá o risco de lançar um jogo meia boca com valores exagerados e ele flopar, ficando com o prejuízo para ele. Quem tem o risco é o consumidor, que pode pagar 4k num jogo que poderá flopar e não conseguir vender nem pela metade do preço... mas aí já não é problema da editora, né :) rsrs 

    O financiamento coletivo sempre tem que favorecer, de alguma forma, o colaborador, e nesse caso é a entrega de umas minis que não são nada demais... teoricamente, quando o jogo é lançado no mercado após o financiamento, sempre vem mais caro... aí eu me pergunto: qual será o preço depois disso aí? pqp kkkk 

    Sinceramente, não é desmerecer o designer do jogo e tal, mas é ultrajante mesmo esse preço praticado, e isso não tem nada a ver com o cara que criou o jogo, mas sim pela editora e proprietários dos direitos sobre os livros, série, etc. Acredito que o preço do licenciamento do jogo não seja tão caro assim pra praticamente explorar o consumidor desavisado quanto ao incrível hype que se criou em volta desse jogo. 

    Caros Antonio Ernande e jennifer

    Vocês tem toda a razão, e eu concordo plenamente.

    Na verdade o conceito de crowd funding nasceu na comunidade indie/alternativa como forma de conseguir produzir as suas obras, como música, livros, RPG, jogos de computador, e até filmes. Como o público consumidor não era de massa, ficava difícil para artistas indies produzirem sua arte, sem ser em condições especiais.

    Exatamente o mesmo acontecia com o board game. Eu sempre uso o exemplo do Marcos Macri um dos melhores designers nacional de jogos, que batalha anos a fio para produzir board games com qualidade e bom preço, através da MS Jogos. A editora é pequena e independente, por isso a margem de manobra é muito pequena. Não dá para errar, nem produzir algum jogo que possa flopar, com recursos próprios. Isso representa um sério risco de ter de fechar as portas. E muitas outras empresas e iniciativas, não apenas editoras de jogos estão na mesma situação.

    A questão é que realmente como bem pontuou o Antonio, ao longo dos anos, aquilo que era a única alternativa para quem não tinha dinheiro ficou muito atraente para quem tinha. Isso acabou desvirtuando o sentido original do "crowd funding", que passou  ser utilizado também por empresas que não tinham a menor necessidade desse tipo de financiamento. Isso porque crowd funding é obviamente é muito melhor para as empresas, que usar capital próprio ou fazer empréstimos bancários, pagando juros altíssimos e escorchantes.

    E esse desvirtuamento do conceito de financiamento coletivo, não é uma exclusividade brasileira. Diversas editoras gringas multimilionárias também adotam o mesmo procedimento. No fim isso é bom mesmo para as plataformas de crowd funding que passaram a contar não apenas com projetos de pequena monta, como também com projetos milionários. A parte ruim é que esses projetos "nababescos" acabam sempre tomando o espaço de divulgação de pequenos projetos. alguns muito interessantes, que realmente precisam do apoio coletivo, e que muita gente nem fica sabendo.

    Um forte abraço e boas jogatinas!

    Iuri Buscácio

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