Eai, o manual é um pouco confuso mesmo, mas com ajuda dos amigos e relendo vi que ele é "simples", porem a forma que escreveram foi MUITO ruim, vou tentar te ajudar.
Quando explicar como os dados são usado, acredito que isso esclareça muito das duvidas.
Seguinte, ao usar uma ação você deve alocar um dados na parte mais a esquerda, daquela ação; Ex.: Ao movimentar com um personagem ele vai ter 3 possições de dados para aquela ação 4, 3 e 2, alocando o mesmo valor do dado (nesse caso valor 4), se for fazer uma segunda ação de movimento, deve alocar o dado para o segundo valor (no exemplo 3);
Todos os jogadores tem 5 ações (Eu acho), que podem fazer durante seu torno, que são a quantidade de dados que cada jogador tem, se ganhar mais dados tera mais ações, se perder dados tera menos ações, (o dado verde que é o que pode ganhar não vai para sua defesa);
Após usar as ações, todos os dados usados, devem ir para a coluna de defesa, usando a regra do maior para o menor;
Você pode não realizar todas as ações (Não usar todos os dados), esses dados ficam separados na parte de "defesa rolada" (Não lembro o nome do lugar do boad do personagem), esses dados seram rolados quando alguém te atacar, possibilitando ter uma defesa maior... ou menor, após rolar os dados, os mesmo com valores de caveira devem ser colocados no lugar de caveiras, isso serve para uma melhor contabilidade e rastreio de ataque e defesa (Muitas cartas usam isso para os especiais).
Quando vai usar armas de longa distancia, você deve também alocar os dados na arma, quanto mais espaços para alocar dados, mais tiros a arma permite, para rolar os dados deve pegar os dados brancos que são do pul geral, esses dados servem para ver o resultado do tiro, e se teve algum efeito (Efito é quando os valores do dado branco é igual aos dos dados alocados);
Quando vai usar armas compo a corpo, existem dois métodos:
Quando você já fez 4 das 5 ações e a última ação é um combate corpo a corpo, o dado usado para o comabte é rolado para ver o valor, e colocado na coluna de defesa, a coluna de defesa agora vira um medidor de poder, onde linha a linha contra o outro oponente, você vai ver quem tem o dado de maior valor, quem tem maior valor ganha aquela comparação, e o perdedor coloca o dado menor nos ferimentos, e segue a comparação, se encer todos os ferimentos o lutador morre;
Quando você vai atacar e não é a última ação, role todos os dados que não foram usados junto com o dado usado para declarar o ataque e faça o mesmo que a explicação anterior;
Detalhe em ambas as lutas, quando são tem dados para comparar contra o oponente, o último dado é diminuido em um, Ex.: Jogador 1 tem 5 dados, 5,5,5,4,2 e o jogador 2 tem 3 dados, 5,4,2, a comparação fica:
5 = 5 (nada acontece)
5 > 4 (Defensor perde o dado)
5 > 2 (Defensor perde o dado)
4 > 0 (Defensor não tem mais dados, o último dado que sobrou diminui um valor) O 5 vira um 4
2 > 0 (Defensor não tem mais dados, o último dado que sobrou diminui um valor) O 4 vira um 3
Se o dado tivese virado 0, ele soferia aquele dano também.
Essa é uma explicação bem por cima do que lembro, com essa explicação acredito que as duvidas possam ser sanadas.
Espero que de uma chance para o jogo eu me divirto bastante com ele.