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Embora este seja teoricamente um jogo onde os jogadores estão construindo e protegendo uma cidade,
Dawn, da Green Meadow Games, é na prática um jogo de dedução social semicooperativo, mas é aquele em que os jogadores escolhem por si mesmos se querem jogar cooperativamente como um Aliado trabalhando para alcançar condições de vitória coletiva ou como um canalha, construindo o seu próprio tesouro em vez de contribuir para o bem comum, ou mesmo sabotando ativamente o coletivo.
O jogo é jogado em seis rodadas com cartas de quatro naipes: vermelho (ataque), verde (saúde), azul (espião) e amarelo (curinga). A maioria das cartas também mostra ícones de tesouro, mas algumas são negativas e não positivas. Os jogadores sempre começam cada rodada com uma mão de nove cartas, mas inicialmente duas delas são cartas de ferimentos que não têm outro propósito senão preencher um espaço na sua mão.

Uma fileira de peças é disposta. Isso incluirá edifícios e ameaças. Os edifícios mostram a quantidade de tesouros necessários para completá-los. As ameaças mostram o número de cartas de uma cor específica necessárias para vencê-las. Os jogadores não podem mostrar suas cartas uns aos outros, mas podem conversar sobre com quais peças podem contribuir. Primeiro, no início de cada rodada, cada jogador deve jogar uma carta de sua mão virada para baixo em seu depósito pessoal. É o valor total do tesouro em seu depósito pessoal no final do jogo que determinará se você jogou como Aliado ou como Canalha: jogadores cujas cartas de fortaleza totalizam 7 ou mais tesouros são Canalhas; se os jogadores atingirem coletivamente o objetivo de pontuação do jogo para o número de jogadores, os Canalhas perdem; se os jogadores não conseguirem cumprir o objetivo de pontuação, a vitória vai para o Canalha que acumulou a maior riqueza pessoal.

Este é um jogo onde os jogadores têm que avaliar quem está do lado e trabalhando para o bem comum e quem está jogando apenas por si mesmo. Como você só se torna um Canalha quando acumula 7 ou mais tesouros, o que acontecerá no mínimo na rodada 3, todos começam como Aliados. Mesmo que você tenha planejado secretamente jogar como um Canalha e tenha guardado o máximo de tesouros que puder, você pode decidir mudar de rumo e permanecer um Aliado se perceber que o coletivo está indo muito bem no progresso em direção à sua meta de pontuação. Da mesma forma, os jogadores Aliados que temem que seu empreendimento compartilhado esteja em dificuldades podem mudar de rumo e se tornarem Canalhas. Trocar de aliança é sempre uma opção para todos os jogadores porque você pode, a qualquer momento, trocar cartas entre sua fortaleza pessoal e sua mão...

Em termos de jogo, a cada rodada, cada um de vocês jogará cartas viradas para baixo em diferentes peças para contribuir (ou não) para resolvê-las. O que você não sabe é o valor em pontos de completar uma construção ou de não conseguir lidar com uma ameaça. Os jogadores sempre têm a opção de descartar uma carta de espião azul para espiar o verso de uma peça. Eles podem contar aos outros o que veem; por exemplo, a informação valiosa de que não conseguir vencer a ameaça não tem efeito ou que a construção de alto custo na fileira tem apenas um pequeno valor de pontos, mas você pode ou não dizer a verdade... E usar cartas de espião para espiar no verso das peças significa menos cartas disponíveis para realmente lidar com ameaças ou para contribuir com tesouros para completar edifícios e marcar pontos.
Um jogador sempre pode jogar três cartas verdes (de saúde) para descartar uma de suas cartas de ferimento, e isso significa que você obterá mais cartas utilizáveis na próxima rodada, mas gastar saúde para remover seus ferimentos pode ser visto pelos outros como uma atitude egoísta. Poderia ser, mas não é necessariamente assim - mais cartas utilizáveis na próxima rodada poderiam beneficiar todos. Você atrairá suspeitas se as cartas que você gasta fizerem a diferença entre o sucesso ou o fracasso em uma ou mais peças.
Além das peças em jogo em cada rodada, há quatro cartas de Grande Edifício com seus próprios requisitos de conclusão específicos. Para estes, as cartas que não se qualificam contam como contribuições negativas - mais ou menos como os testes em
Battlestar Galactica: The Board Game. A rodada final se concentra apenas nesses edifícios e o sucesso ou fracasso geral dos jogadores Aliados geralmente dependerá da conclusão ou não desses edifícios. Assim como as cartas de espião azuis podem ser jogadas para espiar as peças, as cartas de ataque vermelhas podem ser usadas para ver duas cartas selecionadas aleatoriamente daquelas jogadas em um Grande Edifício, e o jogador que jogou o 'ataque' pode então descartar uma das cartas. Este é o trabalho de um Canalha ou de um Aliado retirando uma carta que pode estar sabotando o total daquele Grande Edifício? Você pode esperar acusações e muitas brincadeiras sobre essas jogadas.
Embora as regras do jogo de Taylor Hayward sejam louvavelmente simples,
Dawn é um jogo de dedução social que se destaca da multidão. Gostamos especialmente do fato de nem sempre existir uma correlação entre o custo de um edifício e o seu valor em pontos, nem se uma ameaça precisa ou não ser combatida, dando assim real importância à função de espionagem. Ser capaz de alternar entre jogar como Aliado ou Canalha, mesmo na última rodada, dá a
Dawn uma forte vibração de 'dilema dos prisioneiros'. Em nossas partidas no Board's Eye View, houve quem argumentasse que a jogada ideal seria maximizar sua fortaleza de Canalha em 21 pontos (sete cartas de três tesouros) e fazer tudo o que puder para sabotar a perspectiva de uma vitória dos Aliados usando outras cartas para sabotagem. Certamente esta provou ser uma estratégia vencedora em alguns jogos, mas os esforços concentrados dos jogadores Aliados foram capazes de contra-atacá-la.
Dawn se beneficia da arte de Angela Rizza e vem lindamente embalado em uma caixa compacta. Como bônus de boas-vindas, incorpora um conjunto de envelopes lacrados que devem ser abertos somente quando certas condições forem atendidas (ou seja: quando um jogador tiver vencido três jogos como Canalha). Isso certamente aumentará ainda mais a capacidade de reprodução do jogo.
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Traduzido*** por
Vania Telles
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