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  3. Tiranos da Umbreterna
  4. Desequilibrado.

Desequilibrado.

Tiranos da Umbreterna
  • Ovatsug Rednal
    1538 mensagens MD
    avatar
    Ovatsug Rednal04/01/24 10:34
    Ovatsug Rednal » 04/01/24 10:34

    Rodrigopedro81::
    Ovatsug Rednal::
    Entendo seu ponto de vista. mas não concordo muito.


    Eu tenho exatamente a MESMA sensação com relação a um queridinho da galera aqui, o Tmars, que chegava a jogar (via app) umas 10 partidas por semana. E com o passar do tempo eu fui vendo que mesmo o draft me incomodava, por que ele mitigava a sorte mas mitigar não impede 100%. E era muito comum ser prejudicado e perder, por que durante umas duas rodadas na partida, sua mão veio uma bosta mesmo com draft. Mas pra quem nunca jogou tanto, talvez não sinta tanto isso já que todo mundo vai estar no mesmo nível. mas pra mim, fez um jogo que eu adorava ir de 10 a 0 muito rápido.


    Agora, falando do tiranos, só joguei uma vez, mas vamos lá:


    1- A carta game changer



    Cara, o jogo é um deck building. Existem várias formas de se construir um deck e uma delas é fazer o deck girar rápido. ai vc deixa de priorizar outras coisas. Eu não vejo como um problema, já que isso é inerente do estilo de jogo. Alias, não sei essas cartas específicas que vc tá falando, mas esse é um problema que eu vi no dominion por exemplo, que tem a estratégia bem vencedora do dinheiro. Mas se todos fazem ou pelo menos não deixam alguém fazer sozinho, as coisas equilibram.

    - Verdade, concordo com você, o problema é que no tiranos não tem muito como todos comprarem a carta da vez. Digamos que uma carta raríssima aparece no turno do jogador 2, ele vai pegar e o jogo inteiro vai mudar a favor dele mesmo que ele estivesse mais fraco que os colegas e tivesse optando por estratégias mais fracas. A carta game changer incomoda todos os deckbuilding games mas no tiranos ela é, na minha opinião, venenosa demais, especialmente por algumas estratégias funcionarem melhor.



    2 - Hate the game, not the player (ou algo por aí)


    Mais uma vez, aqui eu vejo um problema do estilo de jogo e TAMBÉM dos jogadores. Primeiro, poucos controles de área são bons em número impar. eu concordo. Mas isso acontece com qualquer um. Na real, poucos funcionam em menos de 4 ou 5 jogadores. São jogos que em geral são feitos pra mais pessoas mesmo e isso não é defeito, ou eu reclamaria de sei lá.. destemidos só poder ser jogado em 2. Logo, não dá pra reclamar que um jogo é desequilibrado, por que em UMA contagem de jogadores, das várias possíveis, você não curtiu jogar ele. E digo mais, acho que a culpa é dos jogadores, não só em tiranos como em qualquer jogo do tipo, pelo que você mesmo disse. Dois bobos ficam se batendo (ou um fortão fica batendo em cachorro morto até o cachorro revidar) e um esperto vem pelas beiradas. Mas não tem NADA escondido. Se dois jogadores resolvem passar 90% da partida se batendo e ignoram o terceiro, a culpa é do jogo ou desses dois? Ok, você pode até dizer que o jogador fraco está só se defendendo ali, nem tem como se defender direito, que dirá reagir a um terceiro jogador, mas e o "fortão" que tá vendo o vizinho se fortalecer e não tá fazendo nada? a não ser que faça parte da estratégia "vou bater nesse infeliz e ganhar antes do outro se fortalecer" e aí ok, é uma estratégia que ele tá arriscando e pode ou não dar certo.

    - Verdade, mas isso faz o jogo ser ruim para apresentar à novos jogadores ou jogar com jogadores menos experientes, é um problema do gênero que o jogo falhou em contornar e como as interações são muito diretas, com roubos de território em 1 turno, um toma lá da cá infinito, só faz com que cada interação desequilibrada, atenue ainda mais essa imprecisão da mecânica. Acredito que deveriam haver formas de combater esse desequilíbrio.


    3- Uau, ok, talvez esse baralho esteja meio...



    Ok.. aqui você tá reclamando de uma expansão fazer o que expansões de jogos TCG fazem... te obrigar a comprar elas pra continuar jogando. rs Esse nem tenho como considerar um problema direito. Ok. Tiranos não é TCG.. mas se pegar magic, keyforge, o qualquer outro jogo do estilo, o normal é que novos decks sejam mais fortes, pra obrigar os jogadores a comprar. Não é o caso do Tiranos, mas até ai, eu nunca joguei com essa expansão pra saber se ela é tão mais forte e não tem nenhuma contrapartida, mas é só não colocar a expansão em jogo. Afinal, Se a expansão fosse só mais do mesmo, teria pessoas reclamando. Se coloca cartas poderosas, tem pessoas reclamando também.. ai fica complicado rs.

    - Eu não me enquadro na galerinha que reclamaria se fosse mais do mesmo, se o baralho é mais forte, fica desbalanceado em relação aos outros, isso é ruim. Poderia ser como fizeram com o decks de elementais, várias mecânicas diferentes de forma equilibrada. Mas decidiram aloprar nos números hehehe, deixando o deck sempre fora da mesa.


    Enfim. seu sentimento de perceber um jogo desequilibrado depois de 500 jogatinas é legítimo, mas não concordo com nenhum dos motivos que você apresentou aqui.


    Entao, mas vamos la:
    1 - mas só tem UMA carta que desequilibra tanto assim? Por que se tem várias cartas fortes, tem boas chances de todos pegarem alguma. Agora, se é só uma, tira ela. Eu quando jogo Village, tiro uma carta que na minha opinião quebra o jogo. E vida que segue.
    2 - mas qualquer jogo que vc vai apresentar pra novatos, eles não vão ter dominância a ponto de pegar essas nuances. Outro dia mesmo foi jogar terra mystica com um amigo q nunca tinha jogado. Ele leu regras, viu vídeos. Mas fez muita jogada ruim por não ter o feeling do jogo, ou de travar um adversário na hora certa, etc. Se vc estiver em 3,tem jogos melhor pra apresentar que tiranos. Porém, talvez seus amigos gostem, por que não tem a mesma percepção q vc. (meu amigo adorou o terra mystica e já quer jogar de novo)
    3 - já pensou q talvez seja uma percepção do seu grupo e estilo de jogo? 
    Por curiosidade eu entrei na ficha da expansão aqui na ludo. NINGUÉM reclamou sobre desbalanceamento. Aliás, a única pessoa que reclamou, disse que o deck dos MORTOS VIVOS é muito quebrado (enquanto vc disse das aberrações). Ou seja, talvez um deck só pareça mais forte devido ao estilo de jogo q vcs adotam. 

    1
  • Rodrigopedro81
    9 mensagens MD
    avatar
    Rodrigopedro8104/01/24 12:10
    Rodrigopedro81 » 04/01/24 12:10

    Ovatsug Rednal::
    Entao, mas vamos la:
    1 - mas só tem UMA carta que desequilibra tanto assim? Por que se tem várias cartas fortes, tem boas chances de todos pegarem alguma. Agora, se é só uma, tira ela. Eu quando jogo Village, tiro uma carta que na minha opinião quebra o jogo. E vida que segue.
    - São muitas cartas, mortos vivos e aberrações são muito desbalanceados. Mas nos decks normais existem cartas que são bem fortes, o problema é que, pra termos diversão, cartas fortes precisam existir no jogo, o foda é quão unilateralmente a sorte determina quem vai ter ela e em períodos de mercado congelando, isso se torna especialmente irritante. Acredito que o mercado nesse modelo draft ser simultâneo, ao fim da rodada, algo do tipo, funcionaria melhor, pois traria a disputa de quem tem mais influência e não seria somente quem deu sorte de cair a carta no seu turno, sabe?

    2 - mas qualquer jogo que vc vai apresentar pra novatos, eles não vão ter dominância a ponto de pegar essas nuances. Outro dia mesmo foi jogar terra mystica com um amigo q nunca tinha jogado. Ele leu regras, viu vídeos. Mas fez muita jogada ruim por não ter o feeling do jogo, ou de travar um adversário na hora certa, etc. Se vc estiver em 3,tem jogos melhor pra apresentar que tiranos. Porém, talvez seus amigos gostem, por que não tem a mesma percepção q vc. (meu amigo adorou o terra mystica e já quer jogar de novo)
    - Verdade

    3 - já pensou q talvez seja uma percepção do seu grupo e estilo de jogo? 
    Por curiosidade eu entrei na ficha da expansão aqui na ludo. NINGUÉM reclamou sobre desbalanceamento. Aliás, a única pessoa que reclamou, disse que o deck dos MORTOS VIVOS é muito quebrado (enquanto vc disse das aberrações). Ou seja, talvez um deck só pareça mais forte devido ao estilo de jogo q vcs adotam. 
    - Eu não falei só das aberrações, falei de ambos.

    0
  • thyranicus
    666 mensagens MD
    avatar
    thyranicus04/01/24 19:48
    thyranicus » 04/01/24 19:48

    Puta merda... discordo de tudo 400%... e caraca... tem algo errado aí... jogaram a parada 400x... 500x... é só depois de tudo isso perceberam que o dito cujo é bugado!? Wtf... rsrsrs... talvez jogaram o jogo errado... talvez deckbuilding não seja a praia de vcs...

    Enfim... gosto muito do jogo... joguei bastante... está no meu top #10 desde o lançamento...jogão.. recomendo demais....

    0
  • NadoRS
    372 mensagens MD
    avatar
    NadoRS04/01/24 22:33
    NadoRS » 04/01/24 22:33

    Ovatsug Rednal:Ok.. aqui você tá reclamando de uma expansão fazer o que expansões de jogos TCG fazem... te obrigar a comprar elas pra continuar jogando.
    Só consumidor burro se sente obrigado a comprar expansão que não traz novidade ao jogo, que só traz Power Creep (aumento no poder das cartas). Já caí nessa, mas apenas durante a adolescência.

    Ovatsug Rednal:Se a expansão fosse só mais do mesmo, teria pessoas reclamando. Se coloca cartas poderosas, tem pessoas reclamando também...
    Falsa dicotomia. O contrário de Power Creep não é "mais do mesmo".
    Além de inutilizar o que veio antes, Power Creep é design preguiçoso. É muito mais fácil copiar e colar conteúdo antigo, dando uma pequena melhorada num valor, do que criar coisa nova. Mark Rosewater, líder projetista de cartas de Magic desde 2003, já disse em seu blog que os jogadores mais fáceis de agradar são os competitivos. Não é preciso muita imaginação ao projetar cartas para eles, basta adicionar uma pitada de Power Creep...

    https://i.imgur.com/9NAldvq.jpg
    Carta original + 3 cartas derivadas dela. Todas as derivadas são estritamente superiores à original (Power Creep).

    • Naturalizar: Das 4 cartas, é a mais antiga. Porém, também não é nada original. Trata-se de um Desencantar verde...
    • Canto da Natureza: Mistura de Naturalizar com Desencantar. Mais fácil de conjurar do que ambos.
    • Esmorecer: Um Naturalizar que pode Reciclar.
    • Retorno à Natureza Um Naturalizar que pode exilar carta do cemitério.

    1
  • Mateus_abude
    161 mensagens MD
    avatar
    Mateus_abude05/01/24 15:32
    Mateus_abude » 05/01/24 15:32

    Também concordo com o que a galera já disse. Os argumentos que você citou são meio genéricos e poderiam ser aplicados a basicamente qualquer jogo de deckbuilding e controle/influência de áreas respectivamente. 

    1
  • Rodrigopedro81
    9 mensagens MD
    avatar
    Rodrigopedro8105/01/24 16:18
    Rodrigopedro81 » 05/01/24 16:18

    thyranicus::Puta merda... discordo de tudo 400%... e caraca... tem algo errado aí... jogaram a parada 400x... 500x... é só depois de tudo isso perceberam que o dito cujo é bugado!? Wtf... rsrsrs... talvez jogaram o jogo errado... talvez deckbuilding não seja a praia de vcs...

    Enfim... gosto muito do jogo... joguei bastante... está no meu top #10 desde o lançamento...jogão.. recomendo demais....

    Fomos percebendo gradativamente, mas como amávamos o universo, íamos criando "regras da casa"
    Forçou aí hen rs

    0
  • Rodrigopedro81
    9 mensagens MD
    avatar
    Rodrigopedro8105/01/24 16:28
    Rodrigopedro81 » 05/01/24 16:28

    Mateus_abude::Também concordo com o que a galera já disse. Os argumentos que você citou são meio genéricos e poderiam ser aplicados a basicamente qualquer jogo de deckbuilding e controle/influência de áreas respectivamente. 

    Jogando com os decks de mortos vivos e aberrações, depois de algumas partidas, se você for minimamente competitivo, vai se incomodar com os decks da expansão, é certeza.
    Ainda mais quando a carta mais absurda cair na mesa e o sortudo comprar te fazendo perder, quando o último jogador vencer por migalhas de pontos claramente só pq foi o último a atacar sem ser contra-atacado, quero ver você dizer que é um jogo bem balanceado e as críticas foram genéricas.
    Os problemas do tiranos são:
    1- A sorte influencia muito mais do que estratégia (só olhar o mercado numa partida qualquer, foda)
    2- O último jogador tem vantagem clara
    3- Os decks da expansão são horríveis, muito desbalanceados, feitos bem a moda caralho.
    4- Algumas formas de counterar decks inimigos te levam a vitória da forma mais chata do planeta, como counterando malícia com conquista, onde você acaba com a partida em 33 minutos sem ter combates fervorosos repletos de contra ataque por que você acabou o jogo 20 minutos antes. 

    0
  • Ovatsug Rednal
    1538 mensagens MD
    avatar
    Ovatsug Rednal05/01/24 17:41
    Ovatsug Rednal » 05/01/24 17:41

    Rodrigopedro81::
    Mateus_abude::Também concordo com o que a galera já disse. Os argumentos que você citou são meio genéricos e poderiam ser aplicados a basicamente qualquer jogo de deckbuilding e controle/influência de áreas respectivamente. 

    Jogando com os decks de mortos vivos e aberrações, depois de algumas partidas, se você for minimamente competitivo, vai se incomodar com os decks da expansão, é certeza.
    Ainda mais quando a carta mais absurda cair na mesa e o sortudo comprar te fazendo perder, quando o último jogador vencer por migalhas de pontos claramente só pq foi o último a atacar sem ser contra-atacado, quero ver você dizer que é um jogo bem balanceado e as críticas foram genéricas.
    Os problemas do tiranos são:
    1- A sorte influencia muito mais do que estratégia (só olhar o mercado numa partida qualquer, foda)
    2- O último jogador tem vantagem clara
    3- Os decks da expansão são horríveis, muito desbalanceados, feitos bem a moda caralho.
    4- Algumas formas de counterar decks inimigos te levam a vitória da forma mais chata do planeta, como counterando malícia com conquista, onde você acaba com a partida em 33 minutos sem ter combates fervorosos repletos de contra ataque por que você acabou o jogo 20 minutos antes. 


    Mano, sem querer ser o chatão com você.. Tu tem todo direito de ter enjoado de um jogo. O problema são os motivos.. E dizer que o jogo é quebrado, vamos lá.. 
    1 - a sorte influencia em qualquer jogo de roll de cartas que compra e repõe. Não tem como evitar isso a não ser que TODAS as cartas sejam abertas desde o começo do jogo. Isso não acontece só em deck building (Lisboa tem isso também, pra citar só um), mas em deck building, como comprar cartas é a principal mecânica, acontece mais vezes. Mas ainda assim discordo MUITO da afirmação q a sorte de ter UMA carta muito forte e o deck bate uma boa estratégia.
    2 - ok. Isso de novo acontece em qualquwr jogo de controle de área. Alguém tem que ser o último a fazer uma ação. Se a principal ação do jogo é bater, é isso q a pessoa pode fazer. Tem jogos (alocação de trabalhadores por exemplo) que ser o último é péssimo e o primeiro tem maia vantagem, já q vai ter todas as ações disponíveis.
    Em controle de área, ser o último na última rodada tem alguma vantagem, mas tbm tem algumas penalidades durante todo o resto do jogo (demorae mais pra pegar territórios, pq todos jogam antes e escolhem primeiro por exemplo). 
    3 - só não usar a expansão. A expansão ser ruim não torna o jogo ruim. 
    4 - aí é questão de estilo de jogo e não posso entrar nos pormenores. Mas vc tá reclamando de uma estratégia possível é difícil ser muito boa, quando lá em cima reclamava da falta de estratégia q a sorte causa... Confuso.. Rs. 

    1
  • Rodrigopedro81
    9 mensagens MD
    avatar
    Rodrigopedro8105/01/24 18:50
    Rodrigopedro81 » 05/01/24 18:50

    Ovatsug Rednal::
    Rodrigopedro81::
    Mateus_abude::Também concordo com o que a galera já disse. Os argumentos que você citou são meio genéricos e poderiam ser aplicados a basicamente qualquer jogo de deckbuilding e controle/influência de áreas respectivamente. 

    Jogando com os decks de mortos vivos e aberrações, depois de algumas partidas, se você for minimamente competitivo, vai se incomodar com os decks da expansão, é certeza.
    Ainda mais quando a carta mais absurda cair na mesa e o sortudo comprar te fazendo perder, quando o último jogador vencer por migalhas de pontos claramente só pq foi o último a atacar sem ser contra-atacado, quero ver você dizer que é um jogo bem balanceado e as críticas foram genéricas.
    Os problemas do tiranos são:
    1- A sorte influencia muito mais do que estratégia (só olhar o mercado numa partida qualquer, foda)
    2- O último jogador tem vantagem clara
    3- Os decks da expansão são horríveis, muito desbalanceados, feitos bem a moda caralho.
    4- Algumas formas de counterar decks inimigos te levam a vitória da forma mais chata do planeta, como counterando malícia com conquista, onde você acaba com a partida em 33 minutos sem ter combates fervorosos repletos de contra ataque por que você acabou o jogo 20 minutos antes. 


    Mano, sem querer ser o chatão com você.. Tu tem todo direito de ter enjoado de um jogo. O problema são os motivos.. E dizer que o jogo é quebrado, vamos lá.. 
    1 - a sorte influencia em qualquer jogo de roll de cartas que compra e repõe. Não tem como evitar isso a não ser que TODAS as cartas sejam abertas desde o começo do jogo. Isso não acontece só em deck building (Lisboa tem isso também, pra citar só um), mas em deck building, como comprar cartas é a principal mecânica, acontece mais vezes. Mas ainda assim discordo MUITO da afirmação q a sorte de ter UMA carta muito forte e o deck bate uma boa estratégia.
    2 - ok. Isso de novo acontece em qualquwr jogo de controle de área. Alguém tem que ser o último a fazer uma ação. Se a principal ação do jogo é bater, é isso q a pessoa pode fazer. Tem jogos (alocação de trabalhadores por exemplo) que ser o último é péssimo e o primeiro tem maia vantagem, já q vai ter todas as ações disponíveis.
    Em controle de área, ser o último na última rodada tem alguma vantagem, mas tbm tem algumas penalidades durante todo o resto do jogo (demorae mais pra pegar territórios, pq todos jogam antes e escolhem primeiro por exemplo). 
    3 - só não usar a expansão. A expansão ser ruim não torna o jogo ruim. 
    4 - aí é questão de estilo de jogo e não posso entrar nos pormenores. Mas vc tá reclamando de uma estratégia possível é difícil ser muito boa, quando lá em cima reclamava da falta de estratégia q a sorte causa... Confuso.. Rs. 


    Antes de tudo, fica tranquilo, criei esse tópico pras pessoas darem a opinião delas e pra gerar debates. Não está sendo chatão nem nada perto disso hehe, inclusive obrigado por comentar sua opinião.
    1- Sobre essa parte acho que já comentei antes, mas vamos lá, sim essa parada acontece em todos do gênero, isso é inegável, mas nesse jogo acontece uma quantidade anormal de vezes por que o mercado fica muito mais vezes TRAVADO, engessado por ninguém querer comprar, e as vezes quando um cara compra uma carta marromeno, vem uma "lendária" e o próximo jogador comemora, isso é ridículo, e se ele estiver jogando com estratégia de deck pequeno, é GG na certa pois aquela "lendária" vai ver a pilha de descarte dele muitas vezes e aterrorizar os adversários. 
    Outra situação em que isso acontece é quando todos estão limpando o lixo do mercado com uma carta que faz isso, e na vez do jogador 3 aparece uma carta foda que todos estavam querendo e depois dele pegar o mercado congela DE NOVO. É foda...
    2- Sim mas falta alguma desvantagem para o ultimo jogador, sabe? Esse ponto é comum no gênero, e existe aqui, claramente, mas nesse jogo se sente MUITO MAIS isso por que realmente muda totalmente o curso do jogo. Você pode ir de esmagando para derrotado por algo do tipo e isso tira muito a graça da partida (Pra mim).
    3- Ok, justo. Concordamos que a expansão é uma bosta ao menos hehehe
    4- Toda estratégia nesse jogo pode ser counterada, a questão é quão divertido é seguir esses caminhos, entende? Dei um exemplo onde o jogo acaba quase na metade do tempo normal, é foda, não quis dizer que é apelão mas que é chato. Afinal ce pode tentar fazer isso e ainda perder nos pontos totais, porém com o jogo acabando muito antes e de forma bem sem graça.

    0
  • GabrielCurubeto
    33 mensagens MD
    avatar
    GabrielCurubeto05/01/24 19:17
    GabrielCurubeto » 05/01/24 19:17

    Ou seja, basicamente não gostam de uma das principais estratégias do jogo (só ler as discussões de estratégia desse jogo pra ver que Conquista e Ambição com suas variações são as duas principais).

    O me parece é que  jogaram um monte e enjoaram de um jogo que, talvez até de início, pelo estilo, não fosse pra vocês. Até fui pesquisar em outros fóruns pra ver se não tou viajando, mas realmente não encontrei nada de palpável em relação a esses pontos que foram colocados.

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Tiranos da Umbreterna - Desequilibrado.
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