evieira::
Cara, se for combinado entre todos, ok, mas normalmente espera-se que as pessoas prestem atenção e contem as cartas. Esse tipo de muleta de marcar os naipes negados, pelo menos em princípio, não me agrada muito.
No cat in the box, porem, essa ideia “vem de fábrica”. Acho que você vai gostar desse jogo!
Com exceção da minha esposa, eu jogo com pessoas que não são do hobby, não são 
try hard, com espaço de até 2 meses entre uma jogatina e outra.
Minha sogra é uma pessoa muito desligada das regras ou de memorizar algumas coisas que já foram jogadas. Mesmo em jogos que ela já jogou mais de 20 vezes, como Takenoko, ela ainda pergunta qual é o símbolo que dá três ações.
Aliás, até eu me desligo as vezes, porque como tenho que explicar os jogos toda as vezes e dando suporte pros novatos se estão entendendo as jogadas... tem vez que eu falo uma coisa e executo outra, e as outras pessoas me corrigem. Exemplo clássico é dar o troco errado em algum jogo. Por mais que na hora a zoeira vai imperar, vão falar que roubei e tudo mais, a intenção nunca foi essa. 
Os marcadores de War que sugeri, no meu caso, não são pra evitar roubo. É mais um conforto mesmo por jogar com pessoas que jogam pouco.
O negócio é o jogo ser divertido pra quem tá jogando. Com jogadores que tem mais habitualidade e afinidade com 
boardgame, dispenso a muleta. 
 
Paralelo a isso, o jogo que testa caráter é o Hanabi. 
