Joabfast::Calma, jovem.
O que houve?
Caro
Joabfast
Rapaz eu acredito que o
ramoninacio está se referindo ao fato do Ludopedia que antes era realmente um fórum sobre jogos de tabuleiro, ter se transformado basicamente em um espaço de propaganda e divulgação de lançamentos do setor de board games. Alguns anos atrás, quando ainda não haviam tantos lançamentos nacionais as pessoas entravam aqui não apenas para falar de um novo jogo que estava para ser lançado, mas também para tirar dúvidas, para comparar o jogo X com o jogo Y, para falar sobre mecânicas e outros assuntos gerais sobre board games.
Atualmente, a quantidade de material de divulgação (anúncio de lançamento, resenha, vídeo de unboxing, e assemelhados), supera, e muito, os demais assuntos, tanto nos vídeos quanto nos textos. Pelo menos na minha opinião.
Eu sinceramente acho uma pena, porque o Ludopedia, que sem dúvida é o principal portal sobre board games do nosso país, poderia ser ainda melhor se aquele espírito de fórum fosse mantido. Certamente ganhar dinheiro é muito importante e o Ludopedia não se manteria nem seria o que é, sem o espaço comercial. Pensar o contrário é muita ingenuidade. O mesmo se aplica aos grandes Canais de Board Games do Youtube, que precisam firmar parcerias com as editoras e dependem do sistema de apadrinhamento para se manterem, até porque manter um canal de board game do Youtube, produzindo conteúdo novo toda a semana é muito caro e a conta tem de ser paga de alguma forma. Não tenho nada contra isso, e tenho para mim que sem os canais de Youtube o hobby seria ainda mais restrito e nichado do que ele já é.
Como eu sempre digo, que atire a primeira pedra aquele que não foi dar uma olhada em um vídeo de gameplay para aprender as regras de um jogo, ou para ver se aquele jogo era realmente aquilo que se queria. Sem os canais de board game e produtores de conteúdo, isso não seria possível. Mas mesmo estes, ultimamente têm feito muito mais vídeos de resenha, divulgação e unboxing, do que vídeo de gameplay, que para mim são os mais importantes. Além disso, eu acho no mínimo estranho que essa moda de divulgar board game, mais do que discutir sobre board game, tenha se espalhado inclusive entre os usuários, e até entre quem tem canais modestos de conteúdo que certamente continuam mais "por amor à causa", do que qualquer outra coisa.
Por fim, pode ser que essa seja apenas uma impressão minha, mas eu realmente acho que o Ludopedia tem divulgação demais e discussão de menos. Considerando que o espaço comercial de divulgação é fundamental para a manutenção do site, seria legal se pelo menos os usuários focassem mais em discutir outros assuntos relacionados a board game, pelo menos para balancear as coisas. Pode ser que eu esteja errado evidentemente, mas essa é a minha impressão.
Um forte abraço e boas jogatinas!
Iuri Buscácio
[editado pela moderação]: a Ludopedia antes de tudo é uma enciclopedia de jogos na língua portuguesa. O fórum é apenas uma funcionalidade indexada da ficha de jogos, que poderia ser mais utilizada para análises, estratégias (onde criamos esta catetoria a pedido da comunidade e não há pessoas utilizando), dúvidas de regras (é muito utilizado). O fórum não é SAC de lojas, não é classificados para compra e venda.