isR34L::GabrielAlmeida::Eu já tive essa visão em certo momento também. Hoje, na minha opinião, board games e video games são brinquedos, passatempos e, mais que qualquer coisa, produtos comerciais potencialmente rentáveis. Olha o que fizeram com Terraforming Mars, Azul e Zombicide. Arte é outra coisa.
Qual sua visão atual sobre o que é arte?
Para mim, que sou leigo no assunto, arte é algo diretamente ligado à estética e sensações provocadas por sua apreciação. Por este motivo, as artes clássicas (pintura, dança, teatro, escultura, música etc) são inquestionáveis. Eu questiono a classificação de jogos como arte por três motivos:
1. jogos não são (só) sobre estética, embora haja aspectos artísticos óbvios como o design gráfico e direção de arte, e menos óbvios como a narrativa de jogos legacy ou flavor texts de jogos como lords of waterdeep, por exemplo. No fim das contas, um jogo só existe a partir de suas mecânicas - senão não seria um jogo. Ele não é estático e feito para ser apreciado passivamente, como os outros formatos que citei anteriormente. Os jogadores são agentes e, no fim das contas, tudo se resume a operações matemáticas das mecânicas criadas pelo designer para atingir o resultado final binário de vitória ou derrota (por padrão). Como isso pode ser arte?
2. não vou aprofundar nisso, mas é o que citei anteriormente: via de regra, jogos são lançados como produtos comerciais. Sendo assim, o objetivo é o lucro. Ora, então arte não pode ser comercializada? É claro que pode. Inclusive acho ótimo que artistas consigam viver da venda da sua arte. Mas BG é um negócio caro, e editora nenhuma vai publicar algo que não seja lucrativo porque respeita a visão do artista. Este jogo será, então, modificado para adequar-se ao mercado ou então descartado. Logo, deixa de ser arte e torna-se somente um produto. Há exceções? Auto-publicações intocadas pela mão invisível do mercado? É claro. Justamente aquelas que validam a regra. Jogos-arte, podemos chamar assim? Não sou capaz de citar um exemplo.
3. Acredito que haja uma supervalorização (ou esvaziamento) da categoria de "arte". "Stefan Feld é um mestre das mecânicas, você já jogou Trajan? Aquele monte de mecânicas interligadas é arte pura!". Utiliza-se o termo para elevar o patamar daquilo que se pretende elogiar. Stefan Feld certamente possui domínio sobre a criação de mecânicas. Mas, voltando no ponto 1: qeu critério pode ser adotado para classificar mecânicas como arte? Se são operações matemáticas, puramente racionais, esvaziadas de estética e emoções (embora podemos achar lindo ou "genial" quando uma mecânica é bem trabalhada).
O que quero dizer é: jogos de tabuleiro são muito legais. São incríveis. Todos aqui amamos, senão o site já teria sido fechado. Mas precisamos forçar enquadrá-los como arte só para clamarmos nosso amor por eles? Que critérios colocam BGs como arte? Seria muito legal alguém estudado aparecer aqui no tópico para nos (me) iluminar.