Post original: https://www.boardseyeview.net/post/barcelona
A Board&Dice criou uma espécie de tradição na publicação de jogos pesados euro que começam com a letra "T", incluindo
Tawantinsuyu: O Império Inca,
Tekhenu: Obelisco do Sol,
Tabannusi: Builders of Ur e
Tiletum.
Barcelona então é uma espécie de exceção. Com certeza é mais um eurogame pesado centrado em uma cidade, mas onde está a letra "T"?
Barcelona trata da reconstrução desta cidade espanhola em meados do século XIX. É um jogo onde há muita coisa acontecendo, mas, entre outras coisas, os 1-4 jogadores estão distribuindo peças no estilo de alocação de trabalhadores em locais do tabuleiro para realizar as ações na linha e coluna daquela peça e, se você pagar um extra, realizando a ação diagonal também. Você construirá acomodações para os cidadãos de Barcelona. Há vantagens em construir para as classes média e alta, mas ao fazê-lo você desagradará ao arquiteto municipal Ildefons Cerda, que prefere abrigar cidadãos da classe trabalhadora. Através da construção e de várias outras ações ao longo da partida, você precisa manter Cerda feliz porque sua posição na trilha determina o multiplicador que você obtém em sua pontuação...

As peças retiradas do tabuleiro à medida que você constrói vão para trilhas que marcam pontos, mas que também funcionam como um cronômetro de jogo: assim que uma peça passa para a próxima Era, ela move o jogo para aquela Era e aciona o fim da Era anterior com sua pontuação da rodada.
Praticamente tudo o que você faz em
Barcelona lhe dará pontos de vitória, então você fará malabarismos com muitas ações diferentes para marcar pontos. Você preparará bondes para transportar passageiros e pavimentará um tabuleiro com paralelepípedos para liberar bônus e ganhar pontos no final do jogo. Você pode definir interseções que ganharão bônus quando forem usadas por outros jogadores, mas se suas partidas forem como as nossas no Board's Eye View, você descobrirá que as interseções se destacam principalmente em contagens de jogadores mais altas, onde o tabuleiro principal fica muito mais lotado. Espere ver menos tráfego em um jogo para dois jogadores. Você recebe bônus de pontuação no final do jogo por pegar e atualizar peças do modernismo e, como você pode imaginar se conhece a cidade de Barcelona do mundo real, pode contribuir para a construção da famosa, embora até hoje inacabada, Templo Expiatório da Sagrada Família de Antoni Gaudi.

Embora os pontos possam ser abundantes (espere dar uma volta na trilha de pontuação pelo menos duas vezes durante uma partida), o dinheiro é escasso. Você tem a opção de comprar e adicionar edifícios públicos à cidade. Isso lhe dá pontos de vitória e uma ação extra que vale a pena, mas embora o custo de 3 moedas não pareça muito, você descobrirá que pode ser uma despesa dolorosa.
Barcelona provou ser um grande sucesso com a equipe do Board's Eye View, com vários classificando-o como seu jogo favorito da Board&Dice, mesmo sem o "T" :-) Embora suas muitas partes móveis o tornem um jogo bastante complexo, há amplo espaço para os jogadores fazerem suas próprias escolhas sobre o que desejam focar para maximizar sua pontuação. Crucialmente, tudo parece tematicamente correto, e o jogo é impulsionado pela arte brilhante de Zuzanna Kolakowska e Aleksander Zawada.
https://www.boardseyeview.net/
https://www.facebook.com/boardseye
Nos posts do Board's Eye View vocês podem visualizar fotos 360º...
Traduzido*** por
Vania Telles
***Todas as traduções são autorizadas pelos autores originais do texto
* Todas as imagens são do post original ou publicadas pela editora.