Post original: https://www.boardseyeview.net/post/_moon
Moon de Haakon Gaarder pousou. É um jogo da Sinister Fish que completa sua (até agora) trilogia de títulos que nos levou do cenário medieval de
Villagers, passando pelo cenário contemporâneo de
Streets, até um cenário futurista onde 1-5 jogadores estão construindo habitats na lua. Os formatos das caixas dos três jogos são semelhantes e todos envolvem construções de tabuleiros, mas os três jogos são muito diferentes, com mecânicas centrais diferentes. É principalmente a arte distinta de Haakon Gaarder que unifica seus três designs muito distintos.
Na caixa,
Moon é descrito como um jogo de "escolha e passe", e isso descreve basicamente o processo de seleção de cartas que está no centro do jogo. Você terá uma mão de cartas da qual jogará uma carta antes de passar a mão para outro jogador. Você também poderá realizar a ação bônus em sua carta de expedição, mas essa carta retorna para a mão e é repassada para uso ao próximo jogador. Você está adicionando cartas ao seu tabuleiro individual (seu habitat lunar) para torná-lo o mais atraente disponível. Ao longo do jogo, suas cartas serão geradas e você utilizará recursos (energia, biomassa, água e metal), mas seu prêmio final são os ícones de coração que você acumula, pois eles representam a popularidade de sua base lunar. No jogo competitivo, a vitória vai para o jogador que acumulou mais fichas de coração (ou seja: pontos de vitória).

Quando você escolhe uma carta, ela será adicionada ao seu tabuleiro no lado esquerdo azul para os recursos que produz ou no lado direito amarelo para o ícone da bandeira. No final de cada uma das três Eras (mãos de cartas), são atribuídos corações aos jogadores que tiverem mais de cada tipo de bandeira. Muitas cartas podem ser construídas gratuitamente (especialmente na primeira era), mas algumas requerem certas bandeiras específicas para serem construídas. Se você já tem uma bandeira pré-requisito em seu tabuleiro, então você está coberto, mas, se não, você pode enviar um rover para o tabuleiro de outro jogador para fazer uso único de uma de suas bandeiras ou produção. Eles então poderão manter o veículo espacial para uso na próxima era. Rovers também são usados para resolver empates.

Como alternativa à construção de uma carta de recurso ou bandeira para o seu tabuleiro, você pode optar por “assimilar” uma carta. Isso significa descartá-la por seu valor de sucateamento. Isso não está contribuindo para o seu tabuleiro, mas ainda pode lhe proporcionar um retorno valioso. Existem também cartas que podem ser jogadas adjacentes ao seu tabuleiro que lhe dão uma ação especial e/ou que marcam pontos no final do jogo. Além disso, haverá uma seleção de cartas de metas que você poderá reivindicar quando atender a seus requisitos específicos.
Embora você esteja competindo contra outros jogadores (ou contra o 'bot' no jogo solo),
Moon é um jogo onde os jogadores podem se concentrar principalmente em otimizar sua própria base lunar sem se preocupar excessivamente com jogadores rivais. Você pode esperar ver sua mão inicial retornar para você durante uma era, então há a possibilidade de planejar com antecedência e de ter seus planos frustrados por outro jogador pegar ou até mesmo descartar a carta que você esperava pegar, mas este não é um jogo onde o motor que você está construindo corre o risco dos oponentes atirarem chaves inglesas nas engrenagens.
Embora tenhamos gostado dos jogos anteriores de Haakon Gaarder,
Moon se tornou nosso favorito. É fácil de ensinar e aprender e é agradável de jogar porque os jogadores quase sempre têm opções atraentes à sua disposição. A capacidade de fazer uso das bandeiras ou da produção dos oponentes abre opções, mas você precisa compará-las com a desvantagem de aumentar os estoques de rovers dos oponentes - particularmente na resolução de empates para maiorias de bandeiras que marcam pontos. Existem muitos caminhos viáveis diferentes para a vitória e, ao longo de suas três Eras,
Moon tem um arco discernível: inicialmente você se concentrará principalmente em adicionar cartas amarelas e azuis para aumentar sua produção e bandeiras, mas à medida que o jogo avança, você provavelmente construirá as cartas rosa que oferecem ações especiais e as cartas cinza que aumentarão sua pontuação no final do jogo.
A Sinister Fish fez um ótimo trabalho com a produção de
Moon. Gostamos especialmente dos veículos espaciais de madeira serigrafados e apreciamos o uso de fichas de madeira para os recursos e corações. Nossa única antipatia foi que as fichas de madeira eram quase todas dupla face e com um valor diferente no verso (todas as fichas de recursos valem 1 recurso de um lado, mas 3 do outro). Nunca gostamos disso nos jogos, pois é muito fácil para um jogador virar fichas acidentalmente, e você estará completamente perdido se as fichas de alguém caírem da mesa. Isso significa que embora Moon seja "escolha e passe", os jogadores precisam tomar cuidado extra ao pegar suas fichas para não estragar a partida. Apesar dessa reclamação,
Moon ganhou muitos corações da nossa equipe.
https://www.boardseyeview.net/
https://www.facebook.com/boardseye
Nos posts do Board's Eye View vocês podem visualizar fotos 360º...
Traduzido*** por
Vania Telles
***Todas as traduções são autorizadas pelos autores originais do texto
* Todas as imagens são do post original ou publicadas pela editora.